segunda-feira, 29 de junho de 2015

Depois do primeiro passo, é quase impossível parar.

Na madrugada gelada do inverno, quando me dei conta, os antigos e eternos algozes - os cachorros - ficaram latindo à beira da estrada, azar do Márcio Costa e do Marcelo Casado, que corriam poucos metros atrás do Vilmar Rocha, outro companheiro de fibra.

Não deu outra - o tributo em acordar a matilha em plena madrugada, seria mais um estímulo para melhorar o ritmo de corrida dos guerreiros, ou seja: "sebo nas canelas moçada", caso contrário, o ataque seria inevitável e, convenhamos, estragaria toda a festa, que naquela altura, estava próxima da metade do caminho - 60 Km, entre Edilândia e Girassol.

Antes de continuar a narrativa, gostaria de lhe perguntar se você conhece alguém que seja: em primeiro plano, seu amigo; que também, compartilhe a paixão pela corrida; que seja metódico ao extremo; que seja tão insistente, ao ponto de você não conseguir se desvencilhar dos convites ou ciladas; que ao mesmo tempo, flerte com a genialidade e a insanidade; e que acima de tudo, consiga agregar ou reunir muitas pessoas em prol de determinada ação, conduta ou evento - especialmente, corridas e treinos.
Revezamento da Madrugada - 132 Km Brasília x Pirenópolis
Se você ainda não conhece ou não tem um amigo assim, sorte sua, porque nós - Bomfim, Dudu, Eduardo, Fábio, Fernandes, Jorge, Maranhão, Marcello, Márcio, Miriam, Pedro, Reginaldo, Robson, Rodrigo, Samuel Vianna, Sérgio, Silvestre e Vilmar - conhecemos e volta e meia, somos literalmente abduzidos pela energia simbiótica de suas idéias mirabolantes.

Acompanhe nossa última história!!!

Em meados de fevereiro, publiquei a postagem: "Toda caminhada começa com um simples passo" - sobre a caminhada de aproximadamente 140 Km, que foi realizada por amigos, entre Brasília e a cidade turística de Pirenópolis, que fica na Serra dos Pireneus, no estado de Goiás.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

O outono virou verão na 12ª Volta do Lago.

Antes de qualquer mal entendido, é de vital importância registrar e assegurar que o título da postagem não possui vinculação, tão pouco comete plágio ao comercial de televisão.

No último domingo, 14 de junho de 2015, em mais um característico dia de outono, começamos assistindo e registrando as largadas da 12ª Volta do Lago, escalonadas com intervalos de 30 minutos.

Apesar da temperatura agradável na parte da manhã, não haviam nuvens no céu de Brasília, prenunciando que o sol, seria o protagonista do dia.
Largada Volta do Lago - 06:30 horas

Seguindo o roteiro das outras edições da Volta do Lago, às 06:00 horas, com a noite cedendo espaço para o dia, os atletas da categoria solo partiram para a extenuante tarefa de correr os 100 Km em torno do Lago Paranoá.

Naquele pequeno grupo de guerreiros e guerreiras, estava o pequeno, porém gigante Ornaldo Fernandes - Equipe Só Canelas, que irradiava confiança.

Que tal curtir a trilha sonora que inseri no vídeo da largada da categoria solo.


sexta-feira, 5 de junho de 2015

O sofrimento é passageiro; a conquista: será eterna!


Na resenha de hoje, trago a narrativa feita pelo amigo Eduardo Rodrigues, sobre sua participação na Comrades Marathon 2015. Sou suspeito em comentar o relato, todavia, penso que a leitura será muito maior do que uma narrativa de corrida, pois ela lhe proporcionará algo melhor: - A magia do poder de superação do ser humano.

*****************************
********************
************


No último domingo, 31 de maio de 2015, pela quinta oportunidade, participei da ultramaratona Comrades, prova que acontece anualmente entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg, na África do Sul, com distância que varia entre 87,8 km (up run) e 89,3 km (down run).
Big Five
Desta feita, estive na companhia de 4 amigos e mais a esposa de um deles. Sendo eles Wilson Bomfim, na sua décima participação, Samuel Toledo na sexta participação, Dionísio Silvestre na sua quarta participação; que viajou acompanhado da esposa Marileusa, e o Sergio Carvalho, estreante na aventura.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Conectividade em ebulição na Comrades 2015.


O longo ciclo para participar da épica Comrades, dura entre 6 e 9 meses, a depender do momento em que o atleta concretiza sua inscrição via site oficial da prova, que em regra, registra inscrições por cerca de 90 dias, no período entre 01 de setembro e 30 de novembro.

Neste ano, a prova comemorou sua 90ª edição e na minha avaliação, vários foram os destaques, quais sejam: a campanha "Be Part Of It", idealizada pela CMA - Comrades Marathon Association; a 10ª participação dos amigos Ana Márcia e Wilson Bomfim; os 10 dias acompanhando a saga dos incansáveis Nato Amaral e Rodrigo Richard no decorrer do Unogwaja Challenge 2015e sobretudo, pela interatividade entre os Brasileiros(as) que chegaram à reta final do desafio.

Além da presença de minha alma gêmea guerreira, que me acompanhou na viagem à África do Sul, avalio que esta edição foi coroada com o capítulo final da saga dos aspirantes ao Green Number Club, na incessante busca ao selo verde.

Na mesma intensidade, não posso deixar de mencionar que os avanços tecnológicos da área de telecomunicações, nos permitiu multiplicar dicas e informações importantes sobre o evento. Assim, a conectividade foi absolutamente preponderante para integrar a delegação brasileira. Sem sombra de dúvidas, guardarei esta edição em um cantinho especial de minha memória.

No curto prazo de duas semanas, que antecederam a prova, diversos assuntos foram abordados e debatidos no "Comrades Brasil", o Grupo do WhatsApp que foi criado exclusivamente para aproximar os atletas brasileiros(as). É fato que foram muitas histórias e/ou estórias; que colhemos inúmeras lições daquelas narrativas postadas - até mesmo os momentos de ansiedade serviram para acalmar a galerinha que se aventurava pela primeira oportunidade. Sob outro aspecto, em alguns episódios me emocionei com os vídeos do Unogwaja Challenge 2015 - de resto; dei boas gargalhadas. Meu muito obrigado a todos, vocês foram e são sensacionais!!!
Portão de Embarque em Guarulhos