quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A falta da corrida pode nos atormentar.

Recordo-me que um dia desses, no mês de setembro de 2013, deparei-me com a crônica entusiasmada da Jornalista Ana Dubeux, do Jornal Correio Braziliense, sob o título: "A falta que faz uma redação"Naquele texto, ela buscava explicar a rotina da profissão de jornalista, do vício pela notícia e a sua consequente repercussão ao longo de  muitos anos de árduo trabalho.

Quando iniciei a leitura ao artigo, logo associei o texto a uma narrativa sobre a nossa tão amada "corrida de rua". Para demonstrar com maior grau de precisão, compilei um dos parágrafos para ilustrar essa curiosa e interessante correlação. Acompanhe!!! 


"Todo ser humano precisa de um vício", costuma dizer uma amiga. E, por vício, nesse contexto, entenda-se algo que lhe desperte paixão e alento na mesma medida, que excita e acalma, que seduz e atormenta. No meu caso, a compulsão é pela notícia.
Ana Dubeux
Posso estar exagerando, mas o amigo corredor não tem como escapar do rótulo "vício, ou compulsão". Você pode até resistir e negar incisivamente que a corrida não possui todos aqueles belos atributos.

Pode começar falando que a corrida é tão somente o exercício físico mais natural que o ser humano possa praticar e nessa condição serve tão somente para fomentar a saúde. Também pode assegurar que a corrida é um ato de liberdade e assim, não pode ser confundida com vício ou compulsão, porém, à medida que nos dedicamos um pouco mais, ela passa a despertar paixão e alento na mesma proporção, a ponto de nos acalmar nas demais rotinas de vida.

Vencido esse pequeno obstáculo, você conseguirá enxergar o estágio seguinte, relacionado à excitação, que, em regra, começa com a busca pelo acompanhamento médico e assessoria esportiva para lhe dar o suporte profissional adequado às suas pretensões.

Será que a corrida excita mesmo?

Aguarde um pouco mais para perceber que no bate-papo, com amigos e familiares, você se tornará um entusiasmado multiplicador de informações sobre as corridas de rua da sua cidade, sobre tipos de pisadas, sobre os diversos tipos de tênis, sobre relógios recheados de tecnologia. Enfim, vai se tornar mais um estudioso e defensor da corrida de rua.

Sem maiores delongas - E o estágio da sedução? Quando é que temos a certeza que isso aconteceu? - Quando passamos a enxergar por sobre as fronteiras de nossa cidade, seja através das corridas em outros estados ou nas provas no exterior.

Normalmente, a sedução é acompanhada pelo "up grade" na distância que o corredor(a) passa a desafiar, ou seja, aqueles 5 ou 10 Km que nos tiravam o sono, passam a ser a sedução para correr os famosos 21 Km da Meia Maratona da cidade maravilhosa, ou para aqueles mais dedicados e entusiasmados, a sedução passa a ser participar e concluir os famosos 42 Km da Maratona de Boston nos Estados Unidos (quem sabe?) ou a Comrades Marathon na África do Sul (você vai saber quando chegar a hora!!!).

Se a corrida é tudo isso que tentei descrever, como é que ela pode nos atormentar? - Vou responder, mas primeiro necessito que você leia o título da postagem novamente.

Penso que é bem por aí, "a falta da corrida pode nos atormentar"!!!



Em abril passado, bastou uma contusão para eu sair de minha zona de conforto. No curso da recuperação, inconscientemente, tornei-me "muito introspectivo", fiquei muito calado e com receio de não me recuperar a tempo e perder a Comrades 2013.


"alma gêmea guerreira"

Quando retornei da África do Sul, a sinergia era outra, o semblante do "Silvestre" transcendia em alegria e entusiasmo, a ponto de minha "alma gêmea guerreira" me perguntar sobre tamanha mudança em tão poucos dias.

Sem muitas palavras agradeci a ela o imenso apoio e pedi que aguardasse só um pouco mais, até eu concluir o relato da prova, uma vez que ali estaria o segredo ou resposta.

Quando ela conseguiu uma brecha para ler a postagem, deixou um comentário dos mais valiosos possíveis, que me permito externar neste momento!!!


Querido,
Parabéns pelo relato!
Hoje finalmente tive a oportunidade de ler e conseguir entender toda sua paixão pela corrida. "VOCÊ É O CARA" e me orgulho muito de você, que Deus te abençoe sempre.
Bjo


A minha contrapartida foi agradecer a maravilhosa visita,


Querida,
Que bom que você gostou do relato!!! - De fato, o título que escolhi para o blog diz tudo. Desse jeito, consigo contar minhas histórias de corrida, tentando transmitir as emoções que sinto à cada prova... à cada novo desafio.
Obrigado pela maravilhosa visita!!!
Bjo

O que eu teria mais para dizer!!! só consigo encerrar esta postagem pedindo aos amigos e familiares, em especial minha irmã Kátia Rosa, para que leiam novamente a frase estampada na abertura do blog.

Ultra abraço e que os bons ventos continuem soprando a nosso favor!!!

Dionisio Silvestre

8 comentários:

  1. Grande Silvestre,

    A corrida é o vicio que uni, desafia, atormenta, acalma, realiza, rejuvenesce, apaixona e faz o corredor mais livre e vivo.

    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,
      Não muito distante, denominei os corredores(as) como "guerreiros(as) da geração movida a energia solar". Hoje, nos parques e trilhas de nossas cidades, podemos perceber pela quantidade e multiplicidade de cores dos tênis, que a espécie está preservada por mais algumas gerações. Ultra abraço,

      Silvestre

      Excluir
  2. Mano, sempre que posso, mas principalmente sempre que tenho saudades, dou uma espiada no seu blog que mais do que relatos de um ultramaratonista “viciado,” contém lições de generosidade, justiça, determinação e superação. O seu blog é um espaço agradável e original porque nele você coloca sua alma, você coloca sua essência que é exatamente assim, BRAVA. Aprendi com você que na vida estamos sempre recomeçando e que para as provas mais difíceis nem sempre dá tempo de se preparar, mesmo assim, não se pode perder a fé e a capacidade de confiar. Mano, galho nascido da mesma árvore, você é meu ídolo, dentro e fora das pistas!!! Kátia Rosa Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Irmã,
      Eu sabia que sua resposta seria por demais emocionante!!! Obrigado pelo comentário, simplesmente renovador!!! É verdade, a alma do blog é SILVESTRE. Adorei sua síntese: "na vida estamos sempre recomeçando". No que pertine aquelas provas mais difíceis, inclusive de vida, que não temos tempo de preparação, a solução é colocar o "espírito de guerreiro(a)" para iluminar o caminho!!! Ultra abraço,

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  3. Parabéns Silvestre pelo post e por todas as provas em especial a comrades e por ter uma parceira que te apoia e incentiva e que ainda por cima visita e comenta o blog que essa parceria dure por muitos e muitos km´s
    Beijos
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Não tenho dúvidas que essa parceria é imprescindível para o sucesso da missão (kkkkk). Seja bem vinda ao espaço do "Correr é Pura Paixão". Ultra abraço e bons Kms!!!

    Silvestre

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Muito obrigado Rose Lemes, seja bem vinda ao Correr é Pura Paixão... boa leitura, divirta-se!!!

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre