segunda-feira, 17 de março de 2014

No caminho do Córrego do Ouro

Após o treino do dia 23 de fevereiro, aquele com o fogareiro nas costas, nosso grupo programou outro percurso de 30 Km, agora em ambiente rural, na estrada de terra batida e cascalho, no caminho do Córrego do Ouro.

O nome me chamou a atenção!!! - Descobri que a aventura se daria na extremidade norte do Distrito Federal, na Região Administrativa da Fercal, na estrada de acesso ao "Povoado do Córrego do Ouro".

No caminho do Córrego do Ouro

Por aquelas bandas, não é raro ouvirmos lendas antigas que antecedem à construção de Brasília, entre as quais, encontramos a história dos aventureiros ávidos pelo metal precioso, que embrenharam-se pelos mais diversos caminhos do Planalto Central.

Na Wikipédia, consta que lenda é uma narrativa fantasiosa, transmitida através dos tempos, de caráter fantástico e/ou fictício. A rigor, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais, meramente produto da imaginação humana. Eventualmente, uma lenda pode ser também verdadeira, o que realça a sua importância no contexto cultural.

Para os amantes do ciclismo e da corrida, a estrada do Córrego do Ouro é um presente, por que não dizer: um verdadeiro tesouro, um dos percursos mais difíceis que temos no Distrito Federal, com seus longos e intermináveis estradões, com subidas íngremes, descidas que judiam os joelhos e poucos trechos planos.


O percurso não é indicado para iniciantes, ele é muito utilizado para treinos de ultra resistência, sendo muito cobiçado por atletas que buscam, em suas desafiadoras subidas e descidas, melhorar o condicionamento físico.

O dia estava iniciando quando chegamos ao ponto de encontro no Posto Colorado e, logo a seguir, nos deslocamos para o local de início do treino. Nossa lista inicial de aventureiros era composta de cinco corredores: Jorge Coentro, Pedro Ivo, Samuel Toledo, Ornaldo Fernandes e Dionísio Silvestre.

No carro de apoio estaria nosso integrante mais importante, Lucas Toledo, filho do Samuel, que iria dirigir o carro de apoio, separar o material para a suplementação (hídrica e alimentar) e a princípio, também iria registrar os momentos interessantes ao longo daquela jornada. Ocorreu que o "muleke" havia retornado da balada poucas horas antes, assim, demorou para o camarada despertar.



Lucas Toledo após a balada
Na estratégia programada, o carro de apoio avançaria 3 Km no percurso e nos aguardaria, nesses momentos, Lucas aproveitava para uma soneca estratégica e quando o grupo chegava ao local, só conseguia nos responder com frases monossilábicas. Era evidente que ele não havia se recuperado da balada.

Os trechos foram sendo percorridos, o sol começou a esquentar, as subidas se tornavam cada vez mais desafiadoras, as descidas judiavam do joelho do Pedro Ivo e mesmo assim ele sentava a bota lá na frente, Jorge Coentro buscava acompanhá-lo, Samuel, Silvestre e Fernandes corriam lado a lado e aproveitavam o momento para recordar as experiências da Ultramaratona das Montanhas - BR 135, na Serra da Mantiqueira.


Uma subida no caminho!!!

Do Km 9 em diante, Pedro Ivo e Jorge Coentro, se destacaram do grupo, empreendendo um ritmo excelente. As notícias da dupla vinham por intermédio do Lucas Toledo, que nesta altura já havia despertado e parecia uma usina devorando os pães de queijo e salgadinhos que levei.


Pão de Queijo no café da manhã!!!

Sem a velocidade para acompanhar Pedro e Jorge, resolvi tentar acompanhar a outra dupla, aqui e ali forçava um pouco para tentar captar imagens para o blog, uma vez que o Lucas não queria nada com a máquina fotográfica.


A rapadura é doce mais não é mole!!!

No Km 15 - Uma constatação: - Apesar da distância percorrida do centro de Brasília, a placa indicativa do Córrego do Ouro não escapou da ação danosa dos pichadores. Uma pena!!! - O local é muito bonito para ser tratado daquela maneira!!!


A placa pichada

Lamentações à parte, chegamos correndo ao famoso "Corrego do Ouro". Há uma pequena ponte de madeira colonial, muito antiga, porém, extremamente conservada.

Era o momento da nostalgia. De forma didática, Fernandes começou uma explicação técnica sobre o manuseio da "bateia", aquele utensílio utilizado pelos garimpeiros na mineração em cursos d'água, uma espécie de prato grande, em forma de chapéu chines.


O garimpeiro e a bateia!!!

Diante de nossa total atenção, pequeno quatorze passou às explicações técnicas:
"Colocando-se uma pequena quantidade de cascalho na bateia e adicionando-se um pouco de água, procede-se à agitação da mistura, por meio de movimentos circulares. Esta agitação, associada com a diferença de densidade entre o cascalho e os minérios metálicos, permite efetuar a separação do ouro".
Viu só!!! - Correr também é cultura.


De volta ao treino!!!

Voltando ao nosso treino!!! - Aqueles 15 Km que haviam ficado para trás seriam enfrentados novamente, agora em sentido contrário, ou seja, o que era subida se tornaria descida e o que era descida se tornaria subida. É isso mesmo??? fiquei um tanto quanto confuso!!!

Só para que você tenha noção, o meu GPS registrou que no decorrer dos 30 Km, enfrentamos um ganho de elevação de 964 metros e perda de elevação de 908 metros.


Um verdadeiro tesouro!!!

Nada de novidade entre o Km 15 e o Km 24, a natureza mostrava sua exuberância, os casais de araras sobrevoavam uma área onde a vegetação conta com inúmeros buritis, o cascalho solto dificultava a corrida na hora das subidas íngremes, o sol maltratava a pele do quelônio, enfim, parecia que tudo se encaminhava para um dia normal de treino.

Na parada estratégica do Km 24, Fernandes resolveu propor um desafio ao Lucas. Na minha avaliação ele procurava garimpar novos talentos naquele instante.

O desafio era o seguinte: Lucas correria os próximos 6 Km e Fernandes conduziria o carro de apoio até o final do treino. Imediatamente, Lucas retrucou:

- E o que eu vou ganhar  com isso?

- R$ 100,00 (cem reais), mas se desistir, você perde o mesmo valor!!!

Um breve silêncio se instalou, Samuel só acompanhava aquela conversa e eu apenas sorria das traquinagens de pequeno quatorze. Só ele para ter essas idéias malucas naquela altura do treino.

O fato é que o camarada aceitou o desafio, tirou a bermuda e o chinelo, colocou short, meia, tênis, camiseta e boné.

Não hesitei, saquei minha máquina fotográfica para registrar aquele momento histórico. 

Olha o sorriso do paizão Samuel!!!


Desafio no Km 24!!!

O primeiro trecho foi até simples, havia uma pequena descida, mas tudo que desce tende a subir novamente, essa é a regra. Quando as subidas começaram, Lucas reclamou que o pulmão queimava e as pernas doíam. Era tarde para voltar atrás, ele teria que enfrentar aquela montanha russa de terra e cascalho.


No início tudo é fácil!!!

Sabe quando alguém faz uma aposta para perder!!! - Esta era a minha percepção, Fernandes propôs o desafio, porém, como eu já havia dito, ele estava era garimpando novos talentos.


água... água... água
Não demorou muito e Lucas pediu água!!! - Calma, ele só queria se hidratar e nada mais. Naquele instante, a palavra desistir havia sido retirada do seu dicionário.


Seguindo em frente!!!

Ao lado do Samuel e do Lucas (pai e filho), percorri os primeiros 3 Km do desafio. No decorrer do último trecho, resolvi que era o momento de avançar um pouco e deixar que os dois compartilhassem aquele momento sozinhos. Faltava pouco, mas faltava muito, a estrada exige bastante do corredor.

Encerrei o meu treino, peguei uma garrafa d'água e comecei a refletir sobre os momentos especiais que as corridas e treinos nos reservam. Posso afirmar que Samuel Toledo não esperava por aquele momento.

O fato é que mal iniciei a reflexão, acompanhei Fernandes correndo para pegar a máquina fotográfica para registrar o momento da superação do desafio pelo Lucas.


Desafio superado!!!

Valeu demais Lucas!!! - Com muita garra, depois da balada do sabadão, você foi guerreiro para superar o desafio proposto pelo Fernandes. Que esses primeiros 6 Kms sejam o início de muitos outros que você encontrará pelo caminho.

Ah sim, já ia esquecendo, isso que acabei de narrar não é lenda.

Frente ao fato, o "Blog Correr é Pura Paixão" foi designado para acompanhar e auditar o desafio. Nesse contexto, estou inserindo a imagem abaixo, para registrar o momento em que os guerreiros cumpriram com suas obrigações legais.


Só o Ouro na mão do Lucas!!!

Para concluir, vou inserir duas outras imagens que foram captadas após o treino. Só desta forma conseguimos registrar a presença do Pedro e do Jorge, de resto, eles pareciam dois foguetes naquelas estradas de terra e cascalho.

Ultra abraço,

Dionísio Silvestre


Seção "Eu estava lá"



Silvestre, Lucas, Samuel, Pedro e Fernandes
Jorge, Lucas, Fernandes, Samuel, Pedro


24 comentários:

  1. Grande Silvestre,
    Emocionante e instrutivo relato, foi um enorme prazer correr com os amigos e com meu filho Lucas, pena que muitos outros amigos não tiveram presente, mas teremos mais treinos até Comrades e com certeza outros vão poder conhecer o caminho do Corrego do Ouro.
    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,

      Quando iniciei o rascunho do texto, imaginei o seu grau de felicidade de ter corrido aqueles 6 Km lado a lado com o filhão. Parabéns a você e ao novo integrante da Equipe Bsb Parque. Ultra abraço e que venham as novas aventuras!!!

      Silvestre

      Excluir
  2. Silvestre, muito legal seu relato, retratando fielmente os acontecimentos.
    Samuel, até que fiquei tentado com os vários convites que fez, mas esse percurso não é para pangaré...rsrsrsrs
    A paisagem é muito bonita, e deve ser revigorante correr lá.
    Quando estiver mais treinado vou aceitar o convite, mesmo que seja para caminhar a maior parte do tempo.

    Abraços,

    Marcelo Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,

      Seja bem vindo ao "Correr é Pura Paixão". Que bom que você gostou da nossa linha editorial. Quanto a estar treinado ou destreinado, não se preocupe, nosso grupo e democrático, há espaço para todos (iniciantes, feras e veteranos). Se não fosse assim, como é que eu teria o espaço para escrever minhas resenhas. Ultra abraço, aguardamos você no próximo evento!!!

      Silvestre

      Excluir
  3. Nota mil suas observações. Parabéns pelo excelente relato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernandes,

      Você é figura essencial em nossos treinos, corridas e resenhas. Sua presença engradece nossos eventos. Sou suspeito de falar a seu respeito, pois tenho uma enorme admiração às suas façanhas de corrida. Parabéns em mais uma oportunidade Campeão!!!

      Silvestre

      Excluir
  4. Visual e paisagens maravilhosos.
    Os corredores estão de parabéns, valeu o treino.
    Agora, meu amigo Lucas foi uma decepção como apoio. E olha que eu o ensinei este ano como fazer um bom apoio na BR 135. Rsss
    Me aguardem, em maio vocês poderão ter um apoio profissional.
    Rsss.
    Abraços a todos.
    Ari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ari,

      Leitura perfeita a sua: "local maravilhoso, corredores dedicados, treino super importante". Agora, quanto ao que você ensinou para o Lucas no decorrer da BR 135!!! - Penso que ele esqueceu totalmente (rsrsrsrsrsr). Já estou aguardando o evento do mês de maio. Ultra abraço,

      Silvestre

      Excluir
  5. grande Silvestre , belo texto. Você tem o conhecimento do corredor e a sensibilidade para dar o devido peso ao episódio que culminou no nascimento de um novo corredor. parabéns Samuca, você deve estar muito feliz. Obrigado Silvestre, Samuel , Fernandes e Jorge, pela oportunidade de correr com os feras da Comrades.

    ResponderExcluir
  6. Pedro,

    Adorei o seu comentário: "dar o devido peso ao episódio que culminou no nascimento de um novo corredor". Essa é a frase que sintetiza a nossa jornada no Caminho do Córrego do Ouro. Ultra abraço, obrigado pela visita e pela oportunidade de compartilhar aqueles 30 Km.

    Silvestre

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo relato e por proporcionarem esse momento especial ao meu querido primo Samuel !! Sem falar que o Lucas está precisando perder uns quilinhos !!! hahahaha
    Grande abraço à todos !!

    Julio A. de Toledo e Vieira

    ResponderExcluir
  8. Olá Júlio,

    Seja bem vindo ao "espaço dos guerreiros movidos a energia solar". Apesar da sua avaliação que o Lucas necessita perder uns quilinhos!!! - Interpreto que ele enfrentou um "batismo de fogo". Ultra abraço,

    Silvestre

    ResponderExcluir
  9. Pessoal,
    Sou amigo do Samuel. Foi o exemplo dele que me motivou começar a correr. Ainda não consigo acompanha-los nesse tipo de treino, mas em breve quero ter condições. Nem que seja pra dar apoio e quem sabe correr 6Km e ganhar R$ 100,00 (rsrsrsrs).
    A duas ou três semanas atrás fiz um treino de Bike no Caminho do Córrego do Ouro e pude conferir que é mesmo um lugar muito bonito.
    Parabéns pelo relato Silvestre e parabéns a todos pelo treino.
    Um abraço,
    Rogerio Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério,

      A história se renova de tempos em tempos, muitos amigos que conheci por intermédio da corrida foram influenciados positivamente por este monstro das corridas chamado "Samuel Toledo". De fato, esse parceirão só transmite alegria e contagia a galera. É muito legal e divertido estar ao lado de pessoas "agregadoras". Obrigado pela visita, volte outras vezes para conferir nossas aventuras!!!

      Silvestre

      Excluir
  10. Parabéms pelo relato Silvestre... ficou muito bom... vamos fazer outros com certeza, estou planejando um treino na estrada de Girassol para logo, é um pouco longe... tem que acordar bem cedo...kkk mas vale a pena... passa por várias propriedades rurais e também tem aquelas subidas insanas que adoramos.. Aquele Abraço!!!! Jorge Coentro

    ResponderExcluir
  11. Olá Jorge,

    Bom demais receber seu comentário por aqui. Quanto à estrada do Girassol, tamo junto (kkkkk)... falou em subidas insanas... pode contar com a galerinha da Bsb Parque. Ultra abraço,

    Silvestre

    ResponderExcluir
  12. Não vou falar da beleza do texto. É incontestável. Quero apenas parabenizar-lhe mais uma vez pelo blog. Região do córrego do ouro é incontestável 10.
    Fico feliz pela coragem do Lucas de ter enfrentado o desafio do Fernandes. Diria apenas que "quem aos seus puxa, a raça não degenera". Isso é incontestável pedegree . Grande abraço

    Eduardo Rodrigues

    ResponderExcluir
  13. Eduardo,

    Faltou você "mestre". Ainda mais que era pertinho da fazenda!!! Forte abraço,

    Silvestre

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante o lugar. Pertinho de nós que moramos em sobradinho mas ao mesmo tempo bem escondido. Seu relato é importante para aqueles que desejam desafios e buscam novos ares para suas conquistas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,

      Seja bem vindo ao "Correr é Pura Paixão", um espaço que idealizei para registrar minhas insanidades de corredor e as histórias de superação e exemplo dos amigos que correm. A história do Lucas reforça a convicção que o primeiro passo é o diferencial para a mudança da qualidade de vida. Forte abraço,

      Silvestre

      Excluir
  15. Dionísio, que belíssimo treino. Adorei o Córrego do Ouro, com certeza faria um treino aí também, se morasse para estas bandas. Lugar lindo. Correr em meio a natureza é sensacional. Parabéns a todos!
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  16. Helena,

    De fato, o local é muito bonito, perfeito para treinos de ultra resistência e bem parecido com a Serra Dona Francisca em Santa Catarina, aonde você já fizeste treino. Ultra abraço, obrigado pela visita,

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  17. Essa turma não dá mole, sempre desbravando o cerrado nos seus ultras treinos... Como sempre Silvestre você sempre transmite de forma muito clara as façanhas dos treinos que ficam marcados na memória de cada um e esse o Samuel certamente nunca esquecerá... Bons treinos!!!

    ResponderExcluir
  18. Samuel,

    As narrativas só são possíveis graças à nossa tão amada corrida. De fato, as façanhas dos amigos ficam gravadas na memória. Ultra abraço, obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo.

    Silvestre

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre