domingo, 23 de fevereiro de 2014

O longão de domingo e o fogareiro nas costas!!!


No meio da semana, enviei e-mail ao amigo Samuel, para saber qual seria o treino do final de semana. Em pouco tempo, recebi a resposta:

- No domingão, farei entre 25 e 30 Km, no Parque da Cidade, percurso quase plano, com ritmo programado entre 05:30 e 06:00.

Que beleza!!! - A programação de treino dele estava bem próxima à minha planilha.

- Posso lhe acompanhar amigão? - É claro que sim, vai ser uma honra!!!

- Qual o horário do início do treino? - Acredito que às 8 horas tá de bom tamanho!!!

Não demorou muito para eu receber outro e-mail, informando que o Jorge Coentro iria treinar conosco, porém, era necessário mudar o local do treino.

O novo local: "estrada que sai do Lago Norte, passa pelo acesso ao Varjão, acesso ao Paranoá, Barragem do Lago Paranoá, Ermida Dom Bosco, passando pela alça de acesso da Ponte JK e finalizando o treino no Lago Sul".

Pensei comigo: - É pauleira que vem pela frente!!! o percurso da Volta ao Lago passa naquele trecho!!!

- Samuel!!! você avisou pra ele qual o ritmo que pretendemos fazer no domingo.

- Sim, ele concordou, até porque, está treinando para a Volta ao Lago (categoria solo).

Com a mudança de plano, o estacionamento do Shopping Deck Norte foi o nosso ponto de encontro.

No sábado a noite, quando comecei a separar o material que ficaria no carro de apoio, lembrei-me do insuperável Lindenberg Nunes, um verdadeiro comediante.

Ano passado, quando viajamos para a África do Sul, ele dizia para uma platéia de cerca de 12 a 15 atletas, que a filha dele estava preocupada com suas últimas atitudes:

- Mãe!!! meu pai tá estranho!!! depois que ele falou que iria correr lá na África, só sai para correr carregando um monte de água, comida e de quebra, também leva um fogareiro nas costas!!!

Apesar da sátira com a rotina de treino dos "Ultrapangas", ele tem razão. Por vezes exageramos na dose e levamos suprimentos em excesso, mas pensando bem!!! - Antes sobrar do que faltar.

Em verdade, nesses treinos malucos, busca-se ensaiar e reproduzir o ambiente a ser enfrentado na prova. Aquele material que fica no carro de apoio, quiçá um fogareiro, tem por objetivo: realizar a suplementação hídrica e alimentar, do qual o organismo não pode prescindir. Assim, busca-se diminuir o impacto causado pelas longas e extenuantes horas de esforço físico.


Início: Shopping Deck Norte
Aos poucos, os amigos que participariam daquele treino de 30 Km foram chegando ao estacionamento do Shopping Deck Norte: Dionísio Silvestre, Jorge Coentro, Fábio Rodrigo, Samuel Toledo e Eduardo Rodrigues (laranja). Isso mesmo pessoal, acreditem, ele está de volta!!!

Que legal,  a galera aguardava muito o retorno de nosso querido amigo "dudu". A princípio, ele faria 6 Km conosco e retornaria os mesmos 6 Km, somando-se 12 Km de treino.



Enfrentando a primeira subida!!!


Logo após a chegada do Eduardo Santana, iniciamos o treino às 08:20h, o céu estava nublado, dando sinal que permaneceria daquela forma por um bom tempo. A cada 3 Kms, programamos paradas estratégicas para a suplementação hídrica e alimentar (aquela do fogareiro).





chegando ao Km 3

Logo de início, deu para perceber que não seria tarefa fácil acompanhar o excelente ritmo empreendido pelo Fábio, nessa foto acima, Jorge até correu lado a lado, mas depois viu que seria muito complicado. Enquanto isso, nós comíamos poeira lá atrás.





1ª parada estratégica
A festa começou logo na primeira interrupção do treino, o assunto não era outro senão "treinos e corridas". Pelo que me recordo, era o único momento em que o grupo conseguia se reunir totalmente. Não pretendendo alongar a parada, Fábio anunciou: - Vamos embora que ainda tem muito chão pela frente. Era o momento do Eduardo Santana encarar a fera e Jorge Coentro vir correr conosco no meio da poeira.




Km 6 - o retorno do "dudu"


No ritmo programado nos aproximamos do Km 6. Sabíamos que na segunda parada o Eduardo Rodrigues retornaria para cumprir os seus 12 Km. Valeu Campeão!!!






No exato momento em que paramos para a segunda hidratação, os ciclistas que disputavam a Volta ao Lago passaram em uma velocidade incrível.



Volta ao Lago - Prova de Ciclismo
O céu ainda continuava muito nublado quando nos aproximamos do Km 9.


Sintonia até na passada

Passando pelo Mirante do Casal

Reiniciamos o treino sabendo que Fábio e Eduardo estavam um pouco mais à nossa frente. O ritmo do treino continuava dentro do programado, entre 05:30 e 05:40. Passamos pelo Km 12, fizemos a parada estratégica e nada dos outros dois guerreiros.

Na continuação do treino, nossa fotógrafa de plantão: "Ana", esposa do Jorge Coentro, conseguiu captar duas belas imagens daquele treino matinal, tendo como plano de fundo o Lago Paranoá e a Ponte Juscelino Kubitschek.


Fábio Rodrigo e Eduardo Santana
Ultras do Cerrado e Bsb Parque

Na sequência do percurso, passamos pela cidade do Paranoá. A foto abaixo é um dos raros momentos em que conseguimos correr lado a lado com o gigante Fábio. Não demorava muito para ele sumir à nossa frente.


Chegando ao Paranoá
Já era possível enxergar a Barragem do Lago Paranoá e aquela subida que suga toda a nossa energia. Subimos em um ritmo próximo a 6:00 min/km. O calor havia aumentado e a respiração ficou pesada.

Depois daquela subida, resolvemos ir até lá embaixo na Ermida Dom Bosco. Estávamos com aproximadamente 24 Km de treino.

Para surpresa do grupo, dali pra frente, Samuel Toledo, que timidamente corria no ritmo de 05:30 a 05:40, resolveu correr mais rápido. Passou a ditar o ritmo próximo a 05:00/Km. 

Na mesma velocidade que ele desceu até a Ermida, ele retornou na subida. Sem desanimar, consegui emparelhar no finalzinho da subida. Pura tolice!!!

Foi como cutucar o capeta com a vara curta. O homem deu umas boas respiradas e começou a rodar ainda mais rápido. Como diria os meus filhos "pirou o cabeção". E assim o treino foi se desenvolvendo, a cada oportunidade que eu ou o Jorge conseguia chegar perto dele, o ritmo tornava-se ainda mais alucinado.

Só para vocês terem noção, os últimos seis Kms registrados  pelo meu relógio foram: (05:12 - 05:17 - 05:05 - 05:02 - 05:01 - 05:09). Imaginem o dele que para cada trecho de 3 Km, ficava de 200 a 300 metros à minha frente!!!


Percurso do treino: 30 Km

A imagem abaixo foi captada assim que o treino terminou, na entrada do Conjunto 5 da QL 24. Não me surpreenderia se o fogareiro que Lindenberg tanto fala, estivesse dentro de uma daquelas caixas próximos ao Samuel. E você o que acha? Será que tem um fogareiro ali dentro?


Onde está o fogareiro?

Não preciso nem falar que o treino foi além do desejado, pois treinar junto com os amigos, além de ser um grande incentivo para a melhora da performance, aumenta a motivação significativamente.

Ultra abraço e que os bons ventos continuem soprando a nosso favor!!!

Dionísio Silvestre







12 comentários:

  1. Grande Silvestre,

    Realmente nosso treino foi muito bom, correr com os amigos não tem coisa igual, vamos usar o fogareiro no treino do dia 16/03 na chapada do Dudu, aproveito para convidar os amigos para esse treino.

    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,

      Você é o maior responsável pelo sucesso do treino. Com certeza, o dia 16/03 vamos levar o fogareiro. Ultra abraço e que os bons ventos soprem a nosso favor na chapada do "Dudu".

      Silvestre

      Excluir
  2. Dionísio, treino de fim de semana geralmente sempre é bom. Agora, com amigos incentivando e curtindo, fica ainda melhor. Parabéns pelos 30km com a turma. Adorei as fotos e o relato. ;)
    abraço
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,

      Quando estou em Guaíra, no Paraná - dificilmente consigo encontrar um pessoal animado para fazer esses treinos mais longos. No sentido oposto, aqui em Brasília, por onde você vá, vai encontrar alguém praticando a nossa amada corrida. De fato, as fotos ajudam a ilustrar a aventura. Obrigado pela visita!!!

      Excluir
  3. Meu caro Silvestre foi um prazer correr, mesmo que apenas 6 km, com esse grupo incrível. Bom, o Samuel é assim mesmo. Sempre tem energia para surpreender no final.
    Grande abraço e parabéns pelo "post".

    Eduardo Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Enfim, o mestre retornou ao convívio da corridinha nossa de cada dia. Foi muito legal desfrutar daqueles 6 Km. Parabéns guerreiro!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  4. Treino pesado, hein? Adorei as fotos, ficaram muito bonitas, associadas aos relatos dá até pra sentir a energia boa desse treino. Um dia quero ser gente grande na corrida que nem vocês.Tô treinando..kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi irmãzinha,

    Viu só como a galera é incrível. É isso aí, vamos continuar treinando!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  6. Caraca Dionísio.
    Fiquei bobo só de olhar rsrsrs.
    Que pauleira. Parabéns pela vitória! Esse treino merece medalha rsrs

    ResponderExcluir
  7. Luizz,

    Treinar ao lado desse pessoal você até esquece que tá correndo, quando vai ver, o treino terminou. Foram 30 Km de muita alegria. Ultra abraço,

    Dionísio Silvestre

    ResponderExcluir
  8. E aí Dionísio,

    Que treinaço !!! eu se parar depois de começar a correr não volto mais !!! hehehe

    O fogareiro deve ser bem útil mesmo para depois de um treino de 30k !!!

    Parabéns, sempre bom correr com amigos.

    Nós vamos para Meia de Joinville 27.4, se for nos avise.

    Abraçao

    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blgspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Rodrigo,

    O ritmo do treino foi bem tranquilo, assim, você não teria problemas no reinício após a parada estratégica.

    É verdade, o fogareiro deve ser bem útil para o final do treino.

    Estarei correndo a Maratona de Santiago no dia 06.04, assim, na data da Meia Maratona de Joinville vou estar recomeçando a rodagem para a Comrades. Ultra abraço,

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre