domingo, 3 de novembro de 2013

A impecável Golden Four Asics Brasília - 2013


Depois de superar o sedentarismo no ano de 2007, participar de corridas nos finais de semana em Brasília havia se tornado "pura paixão". Há um bom tempo, nossa capital possui um calendário de provas de fazer inveja. As corridas candangas, sejam elas: de aventura, cross, ou de rua, vão desde as pequenas distâncias de 5 Km ou 10 Km, até os 100 Km da Volta ao Lago.

No final de 2012, com a mudança para a cidade de Guaíra, município com população estimada de 32.000 moradores, localizado no oeste do Paraná, não foi possível manter aquela rotina das manhãs de sábado ou domingo.

Com saudade, recordei-me que os 21 Km da Golden 4 Asics, em 2012, havia sido a última prova em que participei no Distrito Federal. Acredito que o sucesso da Golden 4 Asics, deve-se à minuciosa organização e ao alto nível técnico dos corredores, sem deixar de mencionar, a proposta de ser a meia maratona mais rápida do circuito Brasileiro.



Os atributos da prova já começam pelo percurso, a altimetria da prova de Brasília colabora muito para que os corredores alcancem a sua melhor marca nos 21 Km. 

Com exceção de um trecho de subida leve, diga-se de passagem, muito chato, de aproximadamente 3 Kms, que fica no Eixo Rodoviário Sul, sentido centro, o restante da prova é sempre em descida, quando não, é totalmente plano.

Diante dessa perspectiva, no ano passado, acreditei que conseguiria terminar o percurso sub 01h e 30 min. Ledo engano!!! concluí os 21 Km em 01h 32 min. Bateu na trave por 2 minutos!!!


Golden Four Asics - Brasília 2012 - 01:32:39

Sem muita demora, logo busquei o responsável pelo insucesso. Coloquei a culpa nos dois saches de carboidrato, que esqueci de colocar nos bolsos da bermuda. Naquela ocasião, acreditava que: consumindo os veneninhos, aqueles 2 minutos a mais teriam sido pulverizados!!! (kkkkkkkk). Vai saber!!!



Hoje, depois de participar da 7ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, em 29 de setembro de 2013, depois do período de 10 dias de total descanso, depois de alguns contratempos que me impediram de cumprir a planilha de treinos, em especial, a degustação de iguarias nordestinas na semana passada, no restaurante "Farofa d'Água", na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, a meta ficou diametralmente oposta ao ano passado. Era óbvio e inegável que não daria para tirar leite de pedra, assim, fui com a cara e a coragem para tentar concluir sub 01h 40min!!!

É interessante como as coisas mudam de um ano para outro. Por falar em mudança, que tal retornar à rotina de rever os amigos corredores ou corredores amigos.

Sábado, 02 de novembro de 2013

O Centro de Convenções Brasil 21, que fica no Setor Hoteleiro Sul, foi o local escolhido pela Asics para a entrega dos kits. Ali, já foi possível rever uma legião de atletas que "correm por pura paixão".

Ao lado do amigo Raimundo Bentes, dei boas risadas quando recebi o kit de corrida. Nada demais, foi só o número que me chamou a atenção, veja a foto abaixo: um, sete, sete, um.



Logo que recebi a camiseta, corri para o setor de customização, no meio do caminho encontrei Arlete Menezes, atleta que em 2012, participou e concluiu a Comrades Marathon na África do Sul.

No que se refere à customização, esse ano a organização da Golden Four Asics, seguindo o lema da prova: "seu tempo diz quem você é", adotou a postura de estampar o tempo que os atletas pretendiam concluir a prova. Eu, que de bobo só tenho o andar, pedi para colocarem o tempo de 2012.

Assim que terminei a customização, encontrei Valdenir Feliz, que seguindo os meus passos, pediu para estampar o tempo do ano passado: 01h 26min. Muito esperto esse baixinho, não?

Ainda no sábado, ao conferir as últimas postagens dos "blogueiros corredores ou corredores blogueiros", encontrei o ensaio do Danilo Confessor, que na véspera da prova, anexou um vídeo motivacional da Asics, uma verdadeira pérola.

O título da postagem: "Vou me curvar com as mãos no joelho". No final do texto, ele arremata a narrativa com a seguinte frase:
Eu sei que amanhã vai doer. Mas, se for para me curvar, cansado e com as mãos nos joelhos, QUE SEJA APÓS A LINHA DE CHEGADA.
Danilo Confessor
 Domingo, 03 de novembro de 2013

Definitivamente, a Praça do Buriti amanheceu diferente, o cinza do asfalto foi invadido pelas cores vibrantes dos tênis, o verde das árvores, contrastava com as camisetas multicoloridas das assessorias esportivas, das equipes de corridas, dos atletas profissionais, dos abnegados corredores amadores. Enfim, era chegado o momento da largada da idolatrada Golden 4 Asics - Etapa Brasília.

Assim que cheguei à Praça do Buriti encontrei Manoel Mendes e Nelson Junior, dois Ultramaratonistas que dispensam comentários. Segui para o aquecimento, tentando encontrar os corredores de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.




Faltava pouco tempo para a largada, quando encontrei Rodrigo Augusto, que edita o blog "Corrida de Rua - MS", sem muita demora fomos ao encontro do André Bandera, outro guerreiro do pantanal.

Não deu tempo para muito conversa, pois o locutor da prova estava chamando os corredores para a largada. Pontualmente, às 07:00, sob a temperatura de 20º, foi realizada a largada da Elite "A", Elite "B" e Geral, uma vez que a Elite Feminina havia largado às 06:50 e os atletas AcD, um pouco antes, às 06:45.

Início de prova tudo é maravilhoso, no primeiro Km, o mestre Garmin, companheiro de longa jornada, me avisou: "você está forte demais, seu pace foi de 04:03, é melhor tirar o pé do acelerador".

Palavra de mestre é palavra de mestre, obedeci e na sequência, ainda no Eixo Monumental, rodei o Km 2 em 04:13 e o Km 3 em 04:12. Esse ritmo ainda era forte para quem carregava um sobrepeso proporcional a um saco de arroz de 5 Kg. Culpa das férias forçadas na cidade de Natal!!!

Ocorre que, tudo que é bom dura pouco, no Eixo Rodoviário Sul, reduzi para uma meta mais aceitável. Que tal correr no ritmo próximo a 04:30. Então tá então, do Km 4 ao Km 9, consegui imprimir um ritmo que dava para respirar, ou seja, 04:35 - 04:34 - 04:32 - 04:29 - 04:22 - 04:31.

Na verdade, eu me lembrei daquela subidinha chata que estava bem próxima, pois sabia que ela iria me detonar. Não deu outra, fiz um esforço maior para superar os Kms 10, 11 e 12. Era evidente que o pace cairia bastante. Só consegui 04:41 - 04:44 - 04:39.

Aqui passei por um situação pitoresca. No Km 12, havia um posto de hidratação com água e gatorade. Em regra, o copo de água vem lacrado e o copo de gatorade aberto. Quando tentei tomar o gatorade, quase engasguei, não pensei duas vezes, cuspi longe aquele líquido amarelo (kkkkk).

De imediato, lembrei-me do Guilherme Curado, meu futuro genro, que durante o casamento de um primo seu, na cidade de Uruana, Goiás, passou um mal bocado com um pedaço de churrasco. Vida longa parceiro, Juliane lhe aguarda!!!

Um pouco mais a frente, próximo ao Banco Central, fui alcançado pelos marcadores de ritmo. Eram dois atletas, trajando um colete verde limão, com a inscrição do ritmo de 04:30 e o tempo de prova 01h 35 min. O engraçado era que eles carregavam algumas bexigas cheias de ar. Enquanto corria, ficava imaginando o esforço daqueles camaradas para vencer o atrito do vento sobre as bexigas.

Resolvi acompanhá-los e a estratégia deu certo. Aquela subida chata havia ficado para trás e o ritmo de corrida voltou à meta possível de 04:30. Em sequência, corri os Kms 13, 14 e 15 nas seguintes marcas: 04:33 - 04:29 - 04:29.

Próximo à Catedral de Brasília, resolvi apertar o passo para testar se o pulmão ainda tinha uma reserva e, em mais uma oportunidade, me surpreendi, foi possível manter o ritmo de 04:24 e 04:24.

Na sequência, mantive o ritmo quando passei pela Praça dos 3 Poderes, os Kms 18 e 19 foram superados sob o pace de 04:27 e 04:26.


Agora faltavam os 10% finais da corrida. À nossa frente estava aquela descida salvadora, no sentido do Palácio do Jaburu, residência oficial do Vice Presidente da República e do Palácio da Alvorada, residência Oficial da Presidenta da República.


Amigos, não sei da onde consegui tirar energia, más esses 2 Kms finais foram em um ritmo próximo dos 2 primeiros Kms, ou seja, no ritmo de 04:20 e 04:21.





*** Tempo de Prova: 01:34:09 ***



Logo após concluir a prova, encontrei os canelas secas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Essa garotada do pantanal pisa forte no asfalto. Valeu guerreiros!!!


André Bandera (0191) & Rodrigo Augusto (0190)
Já estava me dirigindo ao estacionamento, quando, por uma dessas coincidências da vida, encontrei o corredor blogueiro ou blogueiro corredor Danilo Confessor.

De imediato, solicitei uma foto para postar aqui no espaço do "Correr é Pura Paixão", uma vez que, minha corrida foi contaminada, no bom sentido, por aquele vídeo motivacional que ele postou na véspera da prova. Sucesso amigo!!!


Danilo Confessor (1681)
Segundo as informações da Asics, a etapa de Brasília reuniu 3.688 corredores, sendo considerada a maior edição, entre as três já realizadas na cidade.

O destaque do dia ficou por conta da quebra de recorde na elite feminina, com 1h11min28s, da queniana Jackline Juma Sakilu, que cravou o melhor tempo na história da Golden Four ASICS entre as mulheres.

segunda colocada foi Marizete Moreira dos Santos. Na sequência, Larissa Marcelle Moreira Quintão chegou em terceiro, seguida de perto pela também queniana Malakwen Jepkogei. Encerrando o pódio feminino, Adriana Luz cruzou a linha de chegada na quinta colocação.

No masculino, também deu Quênia. Jacob Kiprotich apertou no início para garantir a vitória, com 1h04min51s, em segundo lugar ficou Antonio Wilson de Sousa Lima, seguido de perto por José Roberto Pereira de Jesus. Em seguida, completaram o pódio masculino Domingos Nonato da Silva e Rafael Santos de Novais.

Ultra abraço e nos vemos pelo caminho!!!

Dionisio Silvestre














29 comentários:

  1. Foi perfeito, um ótimo tempo e está de parabéns! Aproveite a boa perfomance e vamos para Curitiba homem!
    Um abraço do Bomfim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Bomfim,
      Curitiba está fora dos planos, pretendo apurar os treinamentos para a Ultramaratona das Montanhas - BR 135. Aqueles 217 Kms estão me tirando o sono, assim, pretendo não desapontar meu professor!!! Sucesso para a dupla "Suor e Sangue - Bsb Parque".
      Ultra abraço e nos vemos pelo caminho!!!

      Excluir
  2. Melhor do que esperava depois da orgia gastronômica. Foi muito bem, eu espero fazer essa prova um dia.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ju, a cobrança do exagero gastronômico vem muito rápido. Por ser a última prova do ano, me saí melhor do que esperava. É hora de recuperar a forma para enfrentar outros desafios. Ultra abraço e bons treinos!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  3. Foi um mal bocado mesmo...kkk
    Mas graça a Deus passou.
    Parabéns pelo tempo e pela persistência.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,
      Obrigado pela visita maravilhosa. Quanto ao episódio do churrasco (rsrsrsrsr), ainda bem que está tudo ok. Vida longa!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  4. E aí Dionísio Silvestre, legal a gente se ver lá na prova.

    Agradeço a sua procura por a gente !!! hehehe, viu como deu certo a dica da nossa camisa branca com amarelo !!!

    Prazer conversar contigo, mesmo que mto pouco como vc bem explicou.

    Essa prova tem a badalação de ser mto rápido, mas depois de fazê-la duas vezes em dois percursos distintos, ainda acho que é prova de arriscar e quem arrisca pode se dar mal.

    Aquela subida constante no meio do percurso retira nossas energias e dessa vez infelizmente teve vento contra na descida, somado à temperatura que não ajudou.

    Quanto à organização do evento, impecável !!! p mim ficou uma pequena frustração quanto à hidratação no eixo Sul (passe no nosso blog para ler sobre isso).

    Você mandou mto bem e acho que sair um pco forte, com ritmo mais forte que o pretendido, apesar das palestras irem no sentido contrário, é o caminho para sair tempo lá e vc acertou !!!

    Meus parabéns por ser Ultramaratonista, ainda no dia estar pesado das férias no Nordeste ! é isso né ? e ainda mandar 1h34 !!!

    Nossa equipe saiu feliz de lá, entre 4 corredores 2 recordes pessoais, um igualou e eu corri 1min acima do meu RP.

    hehehe, a galera do MS pisa forte .... o André Bandera se deu mto bem, mandou 1h29

    Grande abraço, vamos combinar algo, sempre olho provas por aí Umuarama, Cascavel, Toledo, Foz e Marechal Rondon .. vamos achar uma p gente correr

    Ah. emprestei uma foto de seu blog !

    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Em que pese o pequeno tempo de conversa, foi muito bom conhecer esse grupo de corredores do Mato Grosso do Sul.

      A sua dica da camiseta facilitou encontrá-los.

      No que se refere a foto emprestada, sinta-se a vontade, esse espaço nasceu justamente para isso!!!

      Aproveito o ensejo para parabenizar os 4 corredores de Campo Grande que estiveram na Golden Four Asics Brasília 2013.

      Analisando atentamente os resultados, não poderia ter sido melhor para a Equipe: dois atletas com recordes pessoais + um atleta igualando o recorde pessoal + um atleta chegando 1 min acima do recorde pessoal.

      Da minha parte fica a intenção de participar de alguma prova aí no Mato Grosso do Sul. Quando souber de uma, por favor, me informe.

      Ultra abraço e bons treinos!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  5. Esse símbolo da nossa equipe caiu mto bem a seu blog !!! hehehe, Valeu !!!

    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pois é Rodrigo, assim que postei o relato, percebi que faltava o logo da equipe de vocês. Salvei a imagem e atualizei a postagem. Ultra abraço e bons treinos!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  7. É muito bacana conhecer corredores como você Dionisio, treinam forte e procuram correr dentro das possibilidades forte.

    Como você comentou, mesmo após sua viagem correu para o que dava e fez um tempaço.
    Parabéns pelo desempenho e tempaço conquistado em Brasilia.

    Vamos combinar outras provas sim, Rodrigo e Sacadura sempre passam provas boas.

    Primeira vez que visito seu blog, vou ler os relatos das provas.

    Parabéns pelo blog.

    Abração e bom descanso pós meia.

    ResponderExcluir
  8. André,

    Seja bem vindo ao espaço da geração movida a energia solar.

    Parabéns pelo resultado na Golden Four Asics Brasília 2013, 01h 29min nos 21 Km não é para todos!!!

    Adorei conhecer essa galera de Campo Grande. Com certeza vou reservar um data para rever os amigos em breve.

    Quanto ao descanso, vai ficar para outra oportunidade pois tenho que começar a rodagem para a BR 135, na Serra da Mantiqueira, serão 217 Kms revezando em dupla com o meu mestre Wilson Bomfim.

    Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  9. Já virei fã do seu blog! Meu irmão, tu estas de parabéns pela garra, dedicação
    e principalmente pela paixão pura as corridas de rua. És muito seletivo nas provas em que participas, por isso tenho certeza que o post no meu blog vai te ajudar um pouco....
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurinho,

      A sua postagem sobre o calendário de provas mundo afora é por demais importante para quem almeja participar de corridas dentro e fora do país.

      No momento, estou conferindo as condições para a Maratona de Santiago, no Chile, que será realizada no dia 06 de abril de 2014.

      Ultra abraço e obrigado pela visita!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  10. Sempre mandando muito bem. Eu achei engraçado no final da prova você falar que a prova é dura. Acho que essa prova você só passeia, seu currículo diz tudo... Bons treinos e boas corridas!!!


    Samuel Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel,

      Após a prova, quando te encontrei, estava esgotado a ponto de dormir por cerca de duas horas após o almoço. Não me recordo de outra prova que tenha consumido tanta energia assim. Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Silvestre

      Excluir
  11. Grande Silvestre,

    Como sempre seu relato está maravilhoso, seu tempo foi excelente, com treino e foco na prova teria alcançado 1h 30min, para 2014 vamos juntos.

    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
  12. Mestre Samuel,

    Acompanho a sua linha de raciocínio, quem sabe com treino e foco na prova, o sub 1h 30min nos 21 Km ainda seja possível. Em 2014, vamos celebrar o chassi 5.0 em grande estilo. Ultra abraço e boa Maratona de Curitiba,

    Silvestre

    Silvestre

    ResponderExcluir
  13. Grande Dionísio, parabéns pela sua bela conquista.
    A prova da Asics é muito bem organizada. Dá um banho em qualidade. Fiquei feliz em ver sua consistência nos km's. Praticamente contínuo do início ao fim. Mostra muito preparo e planejamento. Adorei!!!
    Li acima ainda que pensas em correr em Santiago. Eu também estou estudando o pacote de viagem. Quem sabe não nos encontramos em terras chilenas. =]
    abraços e boas corridas.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  14. Helena,

    De fato, a prova da Asics é muito bem organizada e isso contagia os corredores. Com exceção daquele trecho de subida, me senti muito confortável na prova, acredito que encaixei o ritmo exato, dada às circunstâncias que me encontrava. Já estou pesquisando pacotes, melhores voos, hotéis, tudo sobre a Maratona de Santiago, que será no dia 06.04.14. Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  15. Grande Dionisio,

    Passei uma semana super enrolado e só hoje consegui parar para postar meu relato e vir comentar nos blogs dos amigos.

    Parabéns pela prova e pelo relato excelentes! Tomei a liberdade de linkar seu post lá no meu e de usar a foto também =)

    Foi muito legal nosso encontro, espero te ver em outras provas.

    Abraços e bons treinos

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  16. Olá Danilo,

    Sinta-se a vontade em utilizar o espaço do "Correr é Pura Paixão". Da minha parte gostaria de te agradecer pelo vídeo motivacional que você postou na véspera da prova. Acredito que minha prova modificou da noite para o dia, me surpreendi com o resultado, pois acreditava que iria correr mais lento. Parabéns pela prova. Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  17. Olá Dionísio.
    Muito obrigado pelas palavras. Quando passar por essas bandas, conta comigo.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,

      Pode deixar, quando for a Curitiba entro em contato. Parabéns pelo blog e pela iniciativa de postar os vídeos do percurso da prova. Ultra abraço e boa prova!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  18. Dionisio,

    Parabéns pelo excelente tempo! Eu divulguei esse vídeo no meu blog, já faz um tempo, gostei tanto que até transcrevi o texto no post.

    Nós gostamos muito da prova e voltaremos ano que vem, afinal, eu fiz o percurso de bike e tenho que fazer correndo ao lado do Sergio. rsrs

    Aquela subidinha é inocente, mas pode acabar com a chance de melhorar o tempo se não administrar bem o esforço. Parece que sua sugestão é bem mais interessante, tomara que eles estudem sua proposta.

    Ultra abraço e bons treinos!!!
    Drica Peixoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aquela subinha maltrata o corredor, quem sabe eles analisem e aceitem a minha sugestão. Com certeza o percurso iria ficar mais interessante. Ultra abraço e bons treinos!!!

      Dionisio Silvestre
      http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

      Excluir
  19. Silvestre, Que relato maravilhoso! Além de ser um excelente corredor, você também tem o dom das palavras, pois consegue facilmente nos transportar para dentro da prova, especialmente desta edição da Golden em Brasília.
    Também estive lá! Gostaria muito de ter lhe encontrado por lá, para lhe dar um abraço, mas, não foi possível. Quem sabe em uma outra oportunidade!
    Parabéns pelo resultado alcançado. Sua meta de sub 1h30 está mais perto do que imagina.
    Um grande abraço e boas corridas, meu amigo!
    Nilo

    ResponderExcluir
  20. Olá Nilo,

    Que pena que não foi possível te encontrar na Golden 4 Asics. Vamos conversando, quem sabe em outra oportunidade. Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo.

    A propósito, compartilhar as experiências de corrida é um dos pilares deste espaço.

    Ultra abraço e boas corridas!!!

    Silvestre

    ResponderExcluir
  21. Com Certeza Silvestre, vamos conversando! Quem sabe em breve possamos nos encontrar! Mais uma vez, Parabéns pela matéria!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre