quarta-feira, 3 de junho de 2015

Conectividade em ebulição na Comrades 2015.


O longo ciclo para participar da épica Comrades, dura entre 6 e 9 meses, a depender do momento em que o atleta concretiza sua inscrição via site oficial da prova, que em regra, registra inscrições por cerca de 90 dias, no período entre 01 de setembro e 30 de novembro.

Neste ano, a prova comemorou sua 90ª edição e na minha avaliação, vários foram os destaques, quais sejam: a campanha "Be Part Of It", idealizada pela CMA - Comrades Marathon Association; a 10ª participação dos amigos Ana Márcia e Wilson Bomfim; os 10 dias acompanhando a saga dos incansáveis Nato Amaral e Rodrigo Richard no decorrer do Unogwaja Challenge 2015e sobretudo, pela interatividade entre os Brasileiros(as) que chegaram à reta final do desafio.

Além da presença de minha alma gêmea guerreira, que me acompanhou na viagem à África do Sul, avalio que esta edição foi coroada com o capítulo final da saga dos aspirantes ao Green Number Club, na incessante busca ao selo verde.

Na mesma intensidade, não posso deixar de mencionar que os avanços tecnológicos da área de telecomunicações, nos permitiu multiplicar dicas e informações importantes sobre o evento. Assim, a conectividade foi absolutamente preponderante para integrar a delegação brasileira. Sem sombra de dúvidas, guardarei esta edição em um cantinho especial de minha memória.

No curto prazo de duas semanas, que antecederam a prova, diversos assuntos foram abordados e debatidos no "Comrades Brasil", o Grupo do WhatsApp que foi criado exclusivamente para aproximar os atletas brasileiros(as). É fato que foram muitas histórias e/ou estórias; que colhemos inúmeras lições daquelas narrativas postadas - até mesmo os momentos de ansiedade serviram para acalmar a galerinha que se aventurava pela primeira oportunidade. Sob outro aspecto, em alguns episódios me emocionei com os vídeos do Unogwaja Challenge 2015 - de resto; dei boas gargalhadas. Meu muito obrigado a todos, vocês foram e são sensacionais!!!
Portão de Embarque em Guarulhos

Agora, quando o assunto refere-se a simbolizar ou sintetizar o sentimento que habita a alma de um Comradeiro, escolhi o depoimento do amigo Frank Magalhães, que foi postado no último domingo antes da prova, precisamente, na tarde do dia 24 de maio de 2015.
COMRADES 2015"Ainda não chegou, faltam 7 dias, mas já estou com saudades... Os momentos vividos ao longo de 5 meses de treinamento árduo foram duros, desgastantes, extenuantes, intermináveis, etc... Mas valeu demais cada segundo, vivi e senti momentos indescritíveis de cooperação, afeto, carinho e solidariedade de amigos, familiares, colegas de trabalho e alunos. Também passei momentos difíceis, pois a dor, a fadiga física e psicológica foram imensas. Todavia, a superação pessoal, a certeza de querer vencer, o pensamento positivo, a vontade de ser exemplo para os meus filhos (amores da minha vida), não me deixaram desistir... Sou um afortunado, agradeço a Deus por viver esta jornada da vida, já valeu a pena cada segundo..."
Frank Magalhães
Quanto ao pequeno grupo de Brasília, integrantes da Equipe Bsb Parque - Samuel, Eduardo, Sérgio, Silvestre e Bomfim - escolhemos o dia 27 de maio de 2015, quarta-feira - para a viagem de ida à África do Sul e como de estilo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos foi o ponto de encontro com os demais camaradas, uma vez que também é a data preferida da maioria dos Brazucas.

Nos restaurantes, cafés, filas de check in, lojas de conveniências e sala de embarque, não se ouvia outros assuntos, se não aqueles que tinham como pano de fundo o longo ciclo de treinamento para a 90ª edição da Comrades Marathon.
Bsb Parque e Amigos Baleias - José Maia e Ênio Akio
Certa oportunidade, minha esposa me indagou sobre a importância da adaptação ao fuso horário da África do Sul, de cinco horas à frente do horário de Brasília, ou seja, quando estamos almoçando em Durban, muitos estão tomando o café da manhã no Brasil.

Desta feita, a guerreira sentiu na pele as 20 horas consecutivas de viagem (Brasília x Guarulhos + Guarulhos x Joanesburgo + Joanesburgo x Durban). Quando desembarcamos no destino final, era hora do almoço em Durban. O relógio biológico entra em parafuso!!! - Ao anoitecer em Durban, a pequena guerreira dormiu o sono dos justos, despertando somente no dia seguinte.

Embora a entrega dos kits seja realizada por três dias - quinta, sexta e sábado, a esmagadora maioria dos brasileiros(as) optam por retirar o kit no primeiro dia, até porque, eventuais problemas: registro e/ou compra de chip, compra do bus ticket, colocação de age category tag, pulseira para a tenda internacional - podem ser solucionados com maior tranquilidade, uma vez considerado a grande demanda dos outros dois dias.

Como praxe, pelo período de três dias consecutivos, boa parte dos guerreiros tupiniquins se encontravam no pavilhão da Expo Comrades; alguns ávidos por compras, outros por uma alimentação próxima a ingerida no Brasil (massas), outros tantos, para reverem amigos de longa jornada; enfim, estavam ali para deixar o tempo passar, no intuito de controlar a ansiedade, que naquela altura do campeonato, já tirava o sono dos camaradas.

Em um destes três dias; penso eu que no sábado, um indigitado amigo - sexo masculino, utilizando-se do "inglês de sobrevivência", resolveu visitar o stand da Oakley, para pechinchar e comprar um belíssimo óculos de sol. Ocorreu que, ao conferir o seu visual no espelho, soltou a pérola: - I'm Beautiful!!!

A vendedora que o atendia sorriu e ele imaginou que realmente estava bonito ou elegante. Não desejando que o amigo passasse por constrangimentos, tentei corrigir, lhe dizendo: - Neste caso é melhor você expressar: - I'm handsome. Não adiantou, ele repetiu novamente: I'm Beautiful!!!
I'm Beautiful!!!
Foi quando uma sonora e maravilhosa gargalhada contaminou o ambiente (Eduardo, eu, minha esposa, o vendedor e a vendedora).

Durban - 31 de maio de 2015 - domingo

Às 05:00 horas, já estávamos alinhados para a largada da prova. No Pelotão "C" largavam Samuel, Eduardo e Silvestre; no Pelotão "D", largariam Wilson Bomfim e o novato Sérgio, entretanto, o aspirante ao Green Number Club, declinou da prerrogativa para largar "side to side" com Ana Márcia, no Pelotão "F".

O espírito de camaradagem que reina na Comrades é sentimento universal. No hotel "The Concierge" conhecemos "Izette Mostert", corredora oriunda da cidade de Stellenbosch, situada a cerca de 50 km de Cape Town - muito atenciosa, que pacientemente escutou nossas estórias e histórias de corrida na Rainha das Ultramaratonas.

É óbvio que apesar do esforço, maltratamos e atropelamos a gramática inglesa, mas, assim mesmo, atentamente nos escutou. A imagem abaixo, foi captada pouco antes da largada, que deu-se pontualmente às 05:30 horas.
Silvestre, Izette, Samuel, Eduardo
Após o tiro do canhão, o grupo avançou no primeiro trecho da prova até alcançar o ponto de cronometragem que fica em Cowies Hill - 16,8 km. Por intermédio do gráfico abaixo, percebe-se harmonia no pace dos 5 integrantes da Equipe Bsb Parque, ou seja, o mais rápido passou pela cronometragem com 01:33:28 e o mais lento com 01:53:09. O clima estava agradável, todavia, prenunciava-se o calor.


No segundo ponto de cronometragem em Drumond - 43,7 km, a harmonia mantinha-se no padrão do primeiro trecho, ou seja, o primeiro integrante da Bsb Parque passou pelo posto de cronometragem com 04:13:53 e o derradeiro com 04:58:02. A hidratação era ponto primordial naquela altura.

No terceiro trecho, Cato Ridge - 57,7 km - a harmonia no ritmo do grupo se mantinha, de tal sorte que o primeiro integrante cravou 05:52:49 e o último 06:38:22. Naquele instante, dois integrantes administravam a prova dentro de suas limitações orgânicas; Eduardo Rodrigues sentiu contratura nos flexores da coxa esquerda e Samuel Toledo com indisposição na digestão de alimentos. O sol maltratava a todos na estrada.

Com 07:23:31 de prova, alcancei Lion Park - 70,7 km, foi quando uma cena me fez lembrar de meu filho Erick Silvestre, que quando criança pediu para assistir o "Rei Leião" no cinema (não escrevi errado não!!!). Vou explicar o motivo: - Por intermédio de instrumentos de sopro, haviam músicos tocando a canção The Lion Sleeps Tonight - música tema do filme. Aquele episódio me deu energias para enfrentar os dois últimos trechos. Quer ouvir um pouco da música?
Quanto aos demais amigos, o quadro mantinha-se inalterado, Samuel e Eduardo passavam por dificuldades - Sérgio e Bomfim mantinham o bom combate. Por volta de 08:02:12 - Eduardo Rodrigues foi o último integrante da Bsb Parque a pisar no tapete vermelho de cronometragem.

Um pouco mais adiante, quando concluí a temida Polly Shorts - 80,2 km, percebi que a meta sub 9 horas estava gradualmente fugindo do meu horizonte, uma vez que o tempo de prova era de 08:23:18, ou seja, eu tinha apenas 36 minutos e 41 segundos para percorrer 7,6km.

Os músculos já não respondiam na sua plenitude e o melhor era continuar no ritmo de segurança. Assim pensei, assim executei. Os companheiros de equipe continuaram a manter o equilíbrio de toda a prova.
Linha de Chegada
Passo a passo, os integrantes da Equipe Bsb Parque foram cruzando a linha de chegada: - Dionísio Silvestre (09:08:40); Samuel Toledo (09:36:30); Sérgio Carvalho (10:01:09); Eduardo Rodrigues ( 10:22:50) e Wilson Bomfim (10:40:37).

Era o início da festa: - 100% de aproveitamento da Equipe Bsb Parque.
Medalha 90ª Comrades Marathon
Ao retornamos ao hotel, recebemos a notícia que Izette Mostert havia concluído sua primeira Comrades Marathon em 11:39:33, pace de 07:59 min/km. No dia seguinte, segunda-feira, com voo marcado para o início da manhã, ela nos deixou uma mensagem, que ora transcrevo:
Dear Eduardo, Sylvestri, Samuel & Mari-louisa
So nice to meet you! Congratulations on your Comrades. I will wear my medal with PRIDE. Please e-mail photo and blog to me. Also let me know if you come to Cape Town.
Izette
Para concluir, suscito reflexão sobre a questão que ilustra este espaço de maneira recorrente, qual seja, será "coincidência ou destino" a lição de perseverança vinda da amiga sul africana?

Com a palavra, nosso amigo Marcelo Casado, que debutará na prova em 2016!!!

Ademais, me despeço com o tradicional ultra abraço,

Dionísio Silvestre


************************************
***************************
***************
87 Brasileiros(as) Concluiram a 90ª Comrades Marathon

Brasil Nome Número Club Tempo
1 Farnese da Silva 20452 HF Treinamentos 06:54:41
2 Leandro Carvalho 19397 Suando a Camisa 07:57:53
3 Niumar Velho 29906 Dannivist Running 08:09:49
4 Eduardo Castanheira 14719 Castanheira 08:33:37
5 Alexander Greif 25607 Trilopez 08:39:32
6 Israel Neto 24314 Exército Brasileiro /La Carrera 08:40:36
7 Christiano Bulka 23436 Harmony Pilates & Fitness 08:45:34
8 Glaucio Monte Mor e Silva 25536 VidAtiva Consultoria Esportiva 08:56:06
9 Dionisio Silvestre 52574 Bsb Parque 09:08:40
10 Mirlene Picin 23123 Nanobr/time to run 09:11:36
11 Carlos Cunha 58821 Branca Esportes 09:14:17
12 Dirceu Busmayer 43290 Brasil 09:23:27
13 Nilo Saraiva 36572 Irene Athletics Club 09:29:48
14 Marlon Fontana 17481 09:30:03
15 Samuel Toledo 39401 Bsb Parque 09:36:30
16 Sergio Quaresma 39434 Brasil 09:38:41
17 Anderson Ricardo Coelho 28984 Dannivist Running 09:38:55
18 Rosana de Fatima S. Almeida 28230 Inspire 09:39:12
19 Luiz Santos 13527 Luiz Clmente / Palmeiras 09:42:18
20 Roberval Pimenta 11501 HF Treinamento Esportivo 09:43:45
21 Amaro Cajueiro 30863 Actions 09:43:57
22 Paulo Ortega 40633 09:45:53
23 Gustavo Maia 30809 Fôlego 09:49:50
24 André Fernando Rocha 12583 HF Treinamento Esportivo 09:50:53
25 Luiz Gustavo Grossi Baron 19137 Carbono 09:54:27
26 Paulo Sousa 24162 Pro Runner 09:54:27
27 Leandro Oliveira Penaroti 16152 09:54:45
28 Nadjala de Oliveira R. João 13985 Speed Assessoria Esportiva 09:55:07
29 Nilson Paulo de Lima 50388 Marathon Maniacs 09:56:11
30 Zilma Rodrigues da Silva 43636 Brasil 09:58:06
31 Sergio Soares Carvalho 24090 10:01:09
32 Wilson Corradi Novais 12857 HF Treinamento Esportivo 10:02:04
33 Silvia Souza Araujo 23205 Time to Run 10:09:55
34 Sidnei Santos Correia 36641 Brazil - Cross Trainer 10:16:20
35 Eduardo Rodrigues 39408 Brasil 10:22:50
36 Fernando Dezem 16629 D-Run Brazil 10:23:32
37 Marco Ribeiro 49566 10:23:32
38 Alvaro Reis 15243 Chão do Aterro 10:25:26
39 Helena Lima Sampaio Uchoa 29703 Runners Club 10:26:05
40 Marcio Matunaga 26133 10:26:43
41 Ana Marcia Gomes 30050 Brasil 10:27:34
42 Marcello Lauer 14399 Lauer 10:29:16
43 Thiago Figueira 30710 Authentic Run 10:30:42
44 Marcos Scharnberg Neto 19413 Percorrer/Sogipa 10:31:43
45 Rodrigo Kalinowski 14815 10:32:02
46 Luis Mansor 10343 10:37:27
47 Dirceu Tirado 43056 Branca Esportes 10:37:55
48 Wilson Bomfim 30059 Brasil 10:40:37
49 Jose Cerqueira da Silva 58822 branca esportes 10:45:42
50 Carlos Castro 11214 brazil 10:46:31
51 Adonai Armstrong 14721 Carbono 10:47:05
52 Roberto Vilhena Carnevale 23421 Time to Run 10:47:05
53 Ricardo Mendes 10147 Limiar/E.C.Pinheiros 10:47:10
54 Eduardo Koichi Yamada 16572 Branca Esportes / READY 4 10:51:52
55 Frank Magalhaes de Pinho 25573 HF Treinamento Esportivo 10:53:04
56 Ricardo Almeida 13668 Brazil 10:53:45
57 Rodrigo Richard João 50483 Speed Assessoria Esportiva 10:53:54
58 David Oliveira Lopes da Silva 17419 Jaraguá Clube Campestre-S.Paulo 10:53:56
59 Fernando Abdalla 59942 Maktub/MPR 10:54:59
60 Eder Magalhaes 11905 HF Treinamento Esportivo 10:57:52
61 Daniela Signori 13029 10:57:56
62 Gilmar Signori 13069 10:57:56
63 Ricardo Hideki Nishizaki 22087 Trilopez 11:09:19
64 Fernando Dantas 24740 Seguidores de Fidipides 11:15:45
65 Carlos Froes 42124 Speed 11:18:09
66 Andre Arruda 10762 Brasil-D-Run 11:21:03
67 Jose Luiz Campos 14789 Drun 11:21:03
68 Eduardo Neves 18978 Náutico-PE / ACORJA / Qualiti 11:25:19
69 José Raimundo Bezerra Maia 15727 Baleias 11:27:03
70 Pedro Custodio 14004 Filhos do Vento 11:28:28
71 Claudia Lacerda 38240 Filhos do Vento 11:28:28
72 Bruno Curi 26316 Dudu Furtado 11:32:41
73 Francisco Goes 11085 11:33:06
74 Enio Yuhara 10119 Baleias 11:33:38
75 Pedro Moreira 37016 Race 11:38:05
76 Nato Amaral 48418 Brazil 11:39:01
77 Rodrigo Silva 26751 Team Vitality 11:39:03
78 Leila da Silva Bittencourt 27373 Speed Assessoria Esportiva 11:41:39
79 Ilson Soares 39972 Speed Assessoria Esportiva 11:41:40
80 Luiz Felipe Marques 10124 Filhos do Vento 11:45:13
81 Mauri Pereira 43111 Brazil 11:49:26
82 Marcos Novaes 24310 11:49:53
83 Paola Geber 21643 11:49:59
84 Lis Bellio 13528 S.E.Palmeiras/Luiz Clemente 11:50:07
85 Rodrigo Milani 22486 RM Odontologia-Trilopez-Brasil 11:50:08
86 Márcio Silva 17799 11:52:36
87 Andre Dias 55767 BK Sports 11:53:29

*********************************
************************
***************

Seção Eu estava lá




































12 comentários:

  1. Parabéns pela excelente prova e muito bom o seu relato, foi um prazer conhecer vc e sua esposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farnese,

      Parabéns a você pelo belíssimo resultado na prova. Que maravilha ter conhecido o gigante Brasileiro que pulverizou a 90ª Comrades Marathon em 06 horas 54 minutos e 41 segundos.

      Ultra abraço e nos vemos no caminho,

      Silvestre

      Excluir
  2. Parabéns meu amigo e companheiro de viagem e corrida. Sua resenha ficou perfeita.
    Ultra abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Nós da Equipe Bsb Parque, reconhecemos o potencial de nosso decano.

      Por certo, a lesão lhe tirou um expressivo resultado, quiça aquela marca sub 8 horas. É Vida que segue parceiro.

      Desejo excelente recuperação ao mestre.

      Silvestre

      Excluir
  3. Parabéns pelo temporal...
    fiquei muito feliz por vocês(você, dudu,bomfim, Sérgio e Samuel) terem concluído a prova sem baixa.
    Um abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernandes,

      Não preciso nem mencionar que faltou nosso "pequeno talismã" para que a festa da Equipe Bsb Parque fosse completa. Forte abraço e nos vemos no caminho!!!

      Silvestre

      Excluir
  4. Silvestres
    aquele moça que está com você na foto
    é sua esposa? ser for não o reconheci...
    Manda lembrança pra ela...
    Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernandes,

      A moça agradece pela lembrança e te manda um baita abraço.

      Ultra abraço e nos vemos no caminho.

      Excluir
  5. Amigos,

    Tirando a gozação o relato ficou maravilhoso.

    Conversando com o Silvestre sobre as dificuldades de se acertar todas as variáveis que envolvem correr uma ultramaratona, ele usou uma expressão “sintonia fina” que seria fazer uma prova perfeita, invariavelmente cometemos pequenos ou grandes erros em uma ultra, mesmo o corredor experiente não está isento de erros, pois são inúmeros detalhes que temos que controlar, avaliar e ajustar na prova, para que consigamos correr em sintonia fina.

    Eu em minha sexta Comrades descuidei da alimentação, basicamente utilizei gel e barra de proteína, não peguei os alimentos oferecidos como bananas, batatas e biscoitos, quando me toquei era tarde, meu organismo não aceitava mas nem água, terminei a prova com muito enjoo e bem fraco.

    A Comrades é uma prova mágica, basta passar um dia que já começamos a pensar no próximo ano.

    Aquele abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,

      Vamos por partes: - O episódio dos óculos é fato histórico e verdadeiro, assim, sua "gafe" está eternizada.

      Quanto a "sintonia fina", acompanho sua leitura e digo que os pequenos detalhes são preponderantes para o bom desempenho nas ultramaratonas.

      A magia da Comrades é de tamanha ordem que já contaminou o Ogro Jr - Marcelo Casado. Shosholoza!!!

      Forte abraço,

      Excluir
  6. Mestre Silvestre.

    Relato maravilhoso. Tenho certeza que estaremos juntos em 2016. Obrigado por todo o apoio e incentivo que tenho recebido. Vamos que vamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Casado,

      No que me for possível, estarei auxiliando o amigo nesta jornada da Comrades 2016, uma vez que este espaço nasceu inspirado na vontade de compartilhar experiências de corrida, momentos de alegria e, em especial, as lições recebidas de tantos outros abnegados corredores.

      Vamos que vamos!!!

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre