quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A um passo do Green Number Club


Ao retornar da Ultramaratona - BR 217, na Serra da Mantiqueira, me surpreendi com a insistência do amigo Wilson Bomfim, para que eu lesse o livro: "O Ultramaratonista", onde a lenda "Dean Karnazes" faz relatos de alguns episódios de sua vida.

Nos primeiros dias de fevereiro, sabendo ele de minha predileção por leitura, comentou: - Amanhã, vou lhe trazer o livro do Dean Karnazes para você. - Acredito que vai gostar muito da leitura. - Espere para ver!!!

Aceitei o empréstimo do livro, iniciando uma leitura despretensiosa. Ocorreu que, logo nas primeiras páginas me identifiquei totalmente com a narrativa. Diante do entusiasmo e da emoção que o texto transmitia, acabei devorando o livro em apenas dois dias.

Mal acabei a leitura, comecei a refletir sobre dois parágrafos, muito interessantes, o primeiro sobre algo que eu ainda não tinha pensado e o segundo sobre sonhos. Vejamos:


"Para a maioria das pessoas que não são corredoras, correr é, na melhor das hipóteses, uma chatice, e na pior, uma coisa terrivelmente dolorosa e sem sentido."
[...] 
"Quase todos os sonhos têm morte lenta. São concebidos num momento de paixão, com a promessa de possibilidades infinitas, mas muitas vezes acabam definhando e não são perseguidos com a mesma intensidade profunda de quando nasceram."
Dean Karnazes

Durante essa reflexão, a segunda frase sobre "sonhos", ficou martelando minha mente, daí, lembrei-me que esse mesmo amigo que me emprestou o livro, buscava concretizar um sonho de quase uma década.

Imaginei que a história desse sonho seria um prato cheio para uma postagem. É evidente que o pensamento é muito veloz!!!



- Caramba!!! ele vai disputar a Comrades pela nona oportunidade e continua perseguindo o sonho com a mesma intensidade de sempre.

- Nesse ritmo, se não vacilar na prova deste ano, ele estará "A um passo do Green Number Club."



Em sigilo, sem que o gladiador do asfalto soubesse, coloquei a matéria em pauta e comecei a desenhar o formato da resenha. Então, o que falar sobre esse tal de Green Number Club?

Inicialmente, consta que há 42 anos, esta honraria foi idealizada para homenagear e perpetuar o número que o atleta carrega durante a corrida.

Na Comrades, a partir da sua primeira participação, você utilizará o mesmo número, ano após ano. No meu caso, o número 52574 - foi utilizado em 2012, 2013 e será usado novamente em  01 de junho de 2014.

Em uma linguagem bem coloquial, diríamos que o atleta pode entrar para o Green Number Club por três portas, ou seja, basta atender um dos 3 critérios abaixo:

1) O primeiro e mais complexo deles: "vencer a prova em 3 oportunidades (homens e mulheres)". Em verdade, poucos atletas alcançarão essa meta. Na minha visão, esse é um critério extremamente seletivo. Entrar por esta porta é tarefa árdua e para poucos corredores.

2) Quem sabe o segundo critério: "cinco medalhas de ouro", ou seja, o atleta que cruzar a linha de chegada entre os 10 primeiros colocados (homens e mulheres) por 5 oportunidades. Caramba!!! não tem jeito, esse é outro critério muito difícil de se alcançar, também é casca grossa.

3) Que tal o terceiro e último critério: "conquistar 10 medalhas da prova (homens e mulheres)". Nossa!!! outra meta um tanto quanto pesada!!!

Mas vamos pensar melhor!!! - Se o atleta gostar da prova, for perseverante e tiver longevidade na corrida, poderá conseguir essa proeza após dez anos de sucesso e por via de consequência, ter seu número perpetuado.

Dali em diante, ostentará o tão desejado "número verde".

Apesar da criação do Club ter ocorrido em 1972, sua aplicação deu-se retroativamente, de maneira que a lista de corredores corresponde de fato a todos os atletas que possuem ou atendem a um dos três critérios.

O que posso falar sobre nosso protagonista?


Bomfim e a Bandeira do Brasil
Posso começar falando que há quase uma década, de maneira singela e sem alardes, ele alimenta o sonho de entrar na lista do Green Number Club. A saga desse abnegado corredor iniciou-se em 2006, antes mesmo de conhecê-lo.

Posso falar também que o sonho começou a partir de uma situação hilária, ocorrida em 2007, na Bonitas Comrades Expo, quando ele tentou comprar uma camisa de manga comprida, na cor verde, toda estilizada.

Naquela ocasião, ele recebeu do atendente a seguinte explicação:

- No, no, no... just green number!!!

Resumindo: aquela camisa cheia de estilo, só poderia ser vendida para um membro do Green Number Club. E naquela altura do campeonato ele era apenas um novato!!!

Recentemente, entre uma conversa e outra que tive com o mestre, ele confidenciou:

- Silvestre, depois do Nato Amaral (Paulo Renato Amaral) que já é Green Number e vai correr sua 12ª Comrades e do Médico André Arruda, que sem sombra de dúvidas, vai ser Green Number esse ano de 2014, eu e a Ana Márcia, seremos os próximos em 2015!!!

O inicio de tudo - 2006

Foi quando me dei conta que eu já havia comentado aqui no blog sobre a amiga do Mato Grosso do Sul, que também busca concretizar o mesmo sonho.

E no caso específico da Ana a questão e mais emblemática, pois ela será a 1ª mulher Brasileira e 1ª mulher Sulamericana a ser incluída no Green Number Club. 

Viram que por muito pouco não cometo uma gafe aqui no Correr é Pura Paixão!!!

É claro que há espaço para homenagear esses dois guerreiros e reproduzir um pouco do que eles viveram durante a prova, só me exigiria um pouco de habilidade para extrair essas informações sem que eles percebessem o que eu planejava.

Vou começar com uma passagem da corredora do Mato Grosso do Sul. Amigos!!! acreditem - Sua estréia na Comrades ficará marcada eternamente. Naquele ano de 2006, o percurso era "up run" e com muita garra, ela concluiu a prova em 09:00:35 - recebendo a medalha de bronze.

Para muitos, seria o momento de muita comemoração. Ocorre que corredor é bicho besta, busca sempre a superação individual e muitas vezes, quando termina a prova bem fisicamente,  fica com aquele gostinho de quero mais.

Aqueles míseros 35 segundos, impossibilitaram-na de receber a "Bill Rowan", a medalha que é destinada aos que completam a prova sub 9 horas. Veja na imagem abaixo as medalhas que são distribuídas na Comrades Marathon.



Com a voz embargada, em 2012, no hall de entrada do Beach Hotel, em Durban, ela me falou da sua estréia. À medida que ela avançava na conversa, dava para perceber que uma enorme cicatriz ficou gravada na alma da guerreira que carrega o número 30.050.

A explicação é simples: - Aquela tão desejada medalha tem uma simbologia especial. Em 1921, o primeiro vencedor da Comrades Marathon foi "Bill Rowan", com o tempo de 08 horas e 59 minutos.

Não teve jeito, após a linha de chegada da prova de 2006, alternando momentos de euforia e de desapontamento Ana Márcia só conseguia chorar, pelos dois motivos é claro!!! Confira a matéria que circulou na Contra Relógio, edição nº 175, abril de 2008.

Linha de Chegada - 2010
Quanto ao meu parceiro Bomfim, ele elege o segundo ano de participação na Comrades como o de melhor desempenho. Era o ano de 2007, o sentido da prova "down run", quando pela segunda ocasião, com o número 30.059 - recebeu a medalha "Bill Rowan", concluindo a prova em 08:45:44.

Avizinhando-se a edição da Comrades de 2014, Ana Márcia detém 08 medalhas (06 de Bronze e 02 Vic Clapham), igualmente a Wilson Bomfim (02 Bill Rowan e 06 de Bronze).




Não poderia encerrar esta postagem, sem antes desejar: - Vida longa aos abnegados amigos e que os bons ventos continuem soprando a nosso favor!!!

Dionisio Silvestre


Seção "Eu estava lá"


Comrades 2009 - Samuel (new style)
Aeroporto de Johannesburg - Aniversário do Lucas (em pé)
 
enfrentando o frio da largada em Pietermaritzburg
Samuel, (?), Bomfim, Eduardo, Ana e Margareth
Orgulho de ser Brasileiro (até com a bandeira invertida)
Samuel Toledo e a placa do Bomfim
Ana, Bomfim, Eduardo, Samuel, Ariovaldo









22 comentários:

  1. Silvestre,

    Que maneira original de passar esta informação: como realizar um sonho.
    Já li o livro do Dean Karnazes.
    Comecei a ler a tua publicação e não parei até chegar ao fim.
    Caramba, este green number realmente é algo difícil de obter. Por consequência, diria que não é para qualquer um. Destinado aos melhores ou persistentes.
    Assim são os "corredores de verdade" (já tem uma pulbicação sobre isso no meu blog).

    Excelente. Parabéns.


    Julian
    www.julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Julian,

    Que legal que você gostou da postagem. Esse era o propósito, instigar os amigos leitores a devorarem o texto. De fato, a persistência faz você alcançar seus sonhos, principalmente quando eles se alongam no tempo. Vou lá conferir a sua postagem sobre "corredores de verdade". Ultra abraço

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  3. Dionísio, que história incrível. Adorei a sua postagem!!!
    Só aqui mesmo para saber esta distinção das medalhas. Desse "selo" green para os corredores. Muito legal mesmo.
    Aliás, feliz 2014, que bons ventos sigam por todo novo ano.
    Que seus treinos sejam firmes, prazerosos, e que sua conquista na Comrades seja maravilhosa.
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,

      As histórias do Bomfim já renderiam um belo livro sobre corridas. Só aqui no blog, já foram 3 episódios e cada um mais emocionante que o outro. Espero que os treinamentos sigam dentro do planejado. Os dias estão passando com uma velocidade incrível. Obrigado pelas palavras de incentivo e que 2014 seja tão maravilhoso quanto foi 2013. Ultra abraço,

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  4. Hei Silvestre, Estaremos juntos em 2014 prá mais uma aventura... Eu ainda engatinhando e com o sonho de conquistar a medalha Back to Back.
    Adorei saber um pouco mais sobre esses amigos queridos Bonfim e Ana... Parabéns pelo post.

    Nos vemos no caminho.

    Abraço

    Meire/BH-MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire,

      Trilhar o caminho desses dois não é para qualquer um. Homenageá-los no "Correr é Pura Paixão" é uma enorme satisfação. Prepare o coração para a emoção da "back to back". Será um momento sublime e merecerá muita comemoração. Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Silvestre

      Excluir
  5. WILSON BOMFIM,
    Sou um homem feliz. Agradeço a Deus por me dar saúde e disposição para realizar aquilo que gosto e por ter amigos que dão importância a isto. E o melhor, que são meus parceiros de aventuras e sabem o quanto é gratificante e significativo em nossas vidas cruzar a linha de chegada de uma maratona ou Ultramaratona. É a concretização de um objetivo e a realização de um sonho, fruto de um planejamento.
    Obrigado Silvestre pelo que você escreveu e por ser sempre tão vibrante nas suas narrativas que estão cada dia melhores. Parabéns a todos Ultramaratonistas. Nossos limites somos nós que definimos. Nos veremos na COMRADES ou por aí em um novo desafio!
    um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Amigão,

    Sábias palavras: "Nossos limites somos nós que definimos". Embora eu me esforce em reproduzir a atmosfera que respiramos nas Ultramaratonas, penso que ainda me faltam argumentos para descrevê-las. Dizem que uma imagem vale muitas palavras, assim, venho juntando algumas, que estavam amarelando em nossos arquivos digitais. Recuperar essas emoções não tem preço. Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

    Silvestre

    ResponderExcluir
  7. Amigo Silvestre, como sempre ficou excelente sua resenha, lembrar os sonhos e realizações do nosso amigo Bomfim é incentivo para continuarmos neste fantástico mundo das corridas.
    Quando conheci o Bomfim, ele já tinha no currículo mais de 70 maratonas, nesta época ele era somente maratonista e rápido, fazia as maratonas sub 3h, em 2006 ele entra para o mundo das Ultras e assim conhecemos a Comrades, que virou desejo de muitos dos seus amigos corredores e seguidores, passou mais um tempo e o incansável Bomfim em 2011 começa a fazer as provas de 24h, arrastando amigos para o apoio, torcida, e para o sonho também de concluir uma prova desta magnitude, mas ele não para e em 2013 faz a Br solo (217km), ficando assim o desafio para os amigos seguidores e discípulos como eu de buscar este feito também.
    Grande Bomfim, estou esperando e torcendo para o próximo desafio ser mais brando.
    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Samuel,

      "As palavras convencem, mas é o exemplo que arrasta multidões".

      Desnecessário comentar que tenho um carinho enorme por essa galera de ultramaratonistas de Brasília, em especial, aos integrantes das Equipes: "Só Canelas, Ultras do Cerrado e Bsb Parque". A cada dia, só aumenta a minha admiração por vocês. Forte abraço,

      Silvestre

      Excluir
  8. Caro amigo Silvestre, se superando a cada resenha. É um prazer e privilégio ser amigo de todos voces. Sempre me emociono ao ler suas resenhas, pois me faz voltar no tempo e lembrar quando iniciei e jamais me imaginei correndo ao lado de tantas feras e participando de Ultramaratonas. Que Deus continue abençoando a todos com muita saude e felicidades. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Nelson,

    Acompanho integralmente o seu comentário. Não muito distante, não me passava pela cabeça enfrentar ultramaratonas. Acredito que o exemplo e o incentivo dos amigos nos faz alçar voos maiores. É muito gratificante compor um resenha em homenagem a dois amigos corredores. Ultra abraço

    Silvestre

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo Silvestre, sempre surpreendendo.
    Parabéns pela bela homenagem ao Bomfim e à Ana Marcia, merecidas.
    Bomfim é o responsável pela minha incursão nas ultras,em 2007, na sua segunda vez em COMRADES.
    Gostei de ver as fotos também, que trouxeram boas recordações.
    Grande abraço
    Eduardo Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Eduardo,

    A homenagem não teria a devida dimensão, se não ilustrasse as passagens de outros incansáveis ultramaratonistas de Brasília, que outrora, pisaram terras Sulafricanas. Nunca é demais lembrar desses amigos e dessas boas recordações: Samuel Toledo, Eduardo Rodrigues, Ornaldo Fernandes, Margareth Cullura, Arlete Menezes, Nelson Junior, Fábio Rodrigo, Lindenberg Nunes, Marcio Grace. Forte abraço,

    Silvestre

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo Silvestre, me emocionei com suas palavras, agradeço a Deus por ter tido a dádiva de correr oito Comrades e por ter conhecido pessoas maravilhosas como você, que me incentivam para a conquista dos meus objetivos. Obrigada, seu blog é um sucesso, te admiro muito...... nos veremos na Comrades 2014. Quanto ao Wilson Bomfim, ele é uma pessoa sensacional, um exemplo para todos os atletas, se hoje estou rumo ao Green Number foi graças ao convite do meu grande amigo Bomfim. Abraços.
    Ana Márcia.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana,

    Vocês dois são nossas referências e esta postagem tem por objetivo registrar essa longa jornada na busca do Green Number. A propósito, eu gostaria de inserir no relato uma imagem sua completando o percurso. Forte abraço,

    Silvestre

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Márcio Grace,

      Seu comentário resumiu tudo. E aí, que tal repetir aquele 08:49:33 de 2012 e receber novamente a medalha "Bill Rowan"? - Ler o texto não deu saudade do teu número 40967? - Ultra abraço,

      Silvestre

      Excluir
  15. eja Silvestre como é bom ter um escritor talentoso como você como amigo: Como sempre, fui dar uma repassada no seu Blog e encontrei essa matéria "A um passo do Green Number Club" e foi muito estimulante ver novamente as fotos, as palavras escritas a meu respeito, tanto por você quanto pelos meus outros amigos. Foi muito estimulante e agora com certeza; com a ajuda de Deus vou com força total realizar esse passo faltante, para conseguir a tão desejada camiseta verde e junto com ela guardar para sempre o meu Green Number.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson Bomfim,

      Meu estimado mestre, professor e amigo; aqui vamos nós para mais uma Comrades Marathon. São estas "repassadas" que você citou, que alimentam o espírito que dá vida ao espaço do "Correr é Pura Paixão".

      É extremamente gratificante registrar nossas aventuras e possibilitar aos amantes da corrida a noção do ambiente que desfrutamos nestas oportunidades.

      A meu ver, a Comrades é especial, em primeiro momento pelo longo ciclo de preparação, algo em torno de 6 a 9 meses, depois, pela atmosfera de camaradagem que reina antes, durante e depois e por fim, pelos registros que ficam gravados na alma dos guerreiros.

      Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Silvestre

      Excluir
  16. Silvestre, Sou grato a vc e a todos pelas palavras de incentivo ditas aqui.
    Não me canso ďe ler.
    Logo será você conquistando o Green Number. Quero estar lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é nobre amigo Bomfim,

      Eis que 2019 chega e novamente estamos no ciclo de preparação para a Rainha das Ultras. Run Bóra treinar!!!

      Forte abraço!!!

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre