segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Só o Ouro na Corrida da Justiça - Foz do Iguaçu

Aconteceu no domingo, 07 de dezembro de 2014, a primeira edição da Corrida da Justiça, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.

O evento, que contou com a participação de aproximadamente 500 atletas - servidores da Justiça Estadual, magistrados e público em geral - foi organizado pela Associação dos Magistrados do Paraná, sob a Coordenação do Juiz de Direito Rodrigo Luís Giacomin.

Além da intenção em difundir a prática do esporte como atividade de promoção da saúde, condicionamento físico, interação social e melhor qualidade de vida, a corrida tinha o propósito de celebrar o dia da Justiça, comemorando o centésimo aniversário da presença do Poder Judiciário na cidade.

A retirada do kit de corrida foi realizada no saguão do Fórum de Justiça, uma grata surpresa, pois além da impecável organização, dois outros atrativos estavam à disposição do atleta: em primeiro plano a Exposição Iguassú 1914 - Os primeiros registros, onde era possível ao visitante, observar verdadeiras relíquias e o acervo de documentos, outrora produzidos pela justiça.


A seguir, um café da manhã (sucos, frutas e pãezinhos) estava à disposição daqueles que compareciam ao local de retirada dos kits.
Diante daquela atmosfera um tanto quanto diferenciada para nós corredores, fiquei aguardando o que mais viria na manhã de domingo.

No dia seguinte, acordei atrasado, levantei correndo, tomei o café na velocidade de um tiro de 400 metros, alcancei a chave do carro e me dirigi, junto com a "alma gêmea guerreira", ao local da largada, que ocorreria às 08:00 h.

Quando finalmente chegamos ao ponto de partida, outra grata surpresa: "a estrutura montada para o evento" - digna de elogios - a área de dispersão dos atletas, normalmente segregada aos participantes da prova, também era acessível às demais pessoas que compareceram para prestigiar o evento esportivo.

Pouco antes do tiro de partida, ainda foi possível registrar o encontro dos atletas que moram na cidade de Guaíra e que iriam participar da Corrida da Justiça em Foz do Iguaçu.
A largada foi realizada pontualmente às 08:00 h, sob sol intenso e céu azul (brilhante).

O percurso, nos tradicionais 10 km, iniciava em frente ao Fórum de Justiça, dirigia-se à Av. Paraná (km 1); Av. República Argentina (km 2); Av. Juscelino Kubitschek (km 3); Av. Duque de Caxias (km 4); retornava no sentido oposto da Av. Paraná (km 5).

Até ali, já havíamos contornado por completo o 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, um pouco mais à frente, seguimos pela Av. José Maria de Brito (km 6); adentramos pela Av. Costa e Silva (km 8) e finalmente, chegamos ao Shopping JL, para então, percorrer o último km, na sombra proporcionada pelas frondosas árvores, que margeiam a Av. Pedro Basso, em direção à linha de chegada, defronte ao Fórum de Justiça.

A altimetria da prova apresentou ganho de elevação de 86 metros e perda de elevação de 88 metros, demonstrando-se um excelente percurso para os apaixonados por corrida de rua, uma vez que alternou descidas e subidas.
A novidade da prova, foi o retorno da "alma gêmea guerreira" às corridas de rua, ou seja, outra grata e enorme surpresa, especialmente, quando imagino que a danada encarou os 10 km, sem absolutamente nenhum treino, ou seja, apenas com a cara e a coragem.


Ademais, o vencedor da prova foi Orlando Elizeche, com o tempo de 35:22; seguido pelo segundo colocado Raul Benitez, em 36:08 e de José Osmar Nunes Maciel, que ficou na terceira colocação com o tempo de 37:56.

A primeira mulher a ultrapassar a linha de chegada foi Daniele Oliveira Slivinski, em 44:01; seguida por Aline A. Canfild, no tempo de 44:57; e depois por Edimara Alves de Oliveira, que concluiu a prova em 46:02.
Quanto aos demais resultados da corrida, eles podem ser conferidos no link da ChipTiming Cronometragem.

Para encerrar a resenha, vou utilizar uma frase proferida pelo Coordenador da Prova, poucas semanas antes da realização do evento, quando divulguei as inscrições da corrida aqui no espaço do "Correr é Pura Paixão".
"A corrida de rua é isso!- Fortalece a saúde física e mental, e nos ajuda a fazer amigos."
Rodrigo Luís Giacomin
Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

Dionísio Silvestre




11 comentários:

  1. Nós é que ficamos honrados com sua presença. E quanto ao texto simplesmente espetacular. Obrigado pelo incentivo ao esporte guairense
    Giovani Luis Giacomin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovani,

      Agora que tive o prazer de conhecê-los, penso que outras oportunidades virão para que possamos desfrutar cada vez mais dos benefícios de uma atividade física bem orientada. Seja bem vindo ao "Correr é Pura Paixão".

      Dionísio Silvestre

      Excluir
  2. Acredito que todos os participantes saíram satisfeitos e orgulhosos em participar dessa iniciativa. Parabéns a todos os envolvidos nesse grande evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas, o ponto primordial foi o respeito aos participantes e demais pessoas que prestigiaram o evento.

      Penso que, iniciativas desta natureza deveriam ter maior divulgação pela mídia e quem sabe, se propagar nos demais municípios.

      Ultra abraço,

      Excluir
  3. Dionisio Silvestre é um exemplo de pessoa e de atleta. Quem o acompanha no blog logo percebe o seu amor pela vida e pelo esporte. Ficamos honrados com sua presença e de sua esposa em nosso evento. A admiração que se conquista no meio virtual se confirma no pessoal. Grande abraço, amigo...

    Rodrigo Luis Giacomin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Rodrigo,

      Enaltecendo a primorosa coordenação e condução do evento, agradeço pelas palavras edificantes, todavia, releva considerar e ressaltar que a maravilhosa aventura, desfrutada durante a prova, só foi possível a partir da dedicação de Vossa Excelência e abnegados colaboradores, que magnificamente, conduziram a primeira edição da Corrida da Justiça, em Foz do Iguaçu.

      Respeitosamente,

      Dionísio Silvestre

      Excluir
  4. Adorei participar do evento... parabéns a toda coordenação, sem sombra de dúvida foi uma experiência ímpar. Tudo estava só o Ouro!!!

    Marileusa Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,

      Que maravilha receber seu comentário. Com certeza, por diversos motivos, a Corrida da Justiça ficará registrada em um cantinho especial de nossa memória: pela organização primorosa, pelo carinho com os atletas, por seu dinamismo e entusiasmo, pelo final de semana maravilhoso que passamos em Foz do Iguaçu. Beijos e obrigado pela visita.

      Dionísio Silvestre

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Ju,

      Pois é, fiquei abismado quando vi sua mãe correr a prova sem ter treinado. Show de bola mesmo!!! Bjs, :)

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre