terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Sabiá que voa com João de Barro, amanhece servente de pedreiro!!!

Um dia vou aprender a não cair nas ciladas do amigo Samuel Toledo!!!
Após minha oitava Comrades Marathon, no dia 09 de junho de 2019, na África do Sul, a convite do amigo Samuka, corremos em dupla, os 100 Km do Desafio do Frio - Garanhuns x Caruaru, no dia 04 de agosto do ano passado.

Na sequência, embalado pelos treinos, fui lá em Florianópolis, na companhia da "alma gêmea guerreira - Marileusa Ferreira" para correr no dia 25 de agosto de 2019, os tradicionais 42 Km da Maratona de Floripa e os 21 Km da Meia Maratona.
O passaporte para a 95ª Comrades Marathon estava carimbado com o tempo de 3 horas e 29 minutos - Gate "C".

Hora de zerar o setup, diminuir os treinos de corrida, ajustar os treinos de bike para o final de ano e aguardar a divulgação da lista Team Unogwaja Challenge 2020, um sonho de longa data.
Não me recordo a data, sei que o anúncio do Unogwaja estava prestes a sair, quando recebi o convite do Samuel Toledo para enfrentar em quarteto os insanos 217 Km da BR 135 - edição 2020.

O amigo da onça, ele mesmo!!! me apresentou o nome dos demais que aceitaram o convite: Marcos e Tião, duas feras e parceiros de outras jornadas de corrida. Bom demais!!!
Samuel, Silvestre, Tião e Marcos
De início, comentei que no mês de janeiro não estaria com treinamento adequado para enfrentar os 33 Km iniciais (obrigatórios para a equipe) e depois os trechos alternados que somaram + 39 Km, resultando em 72 Km, subindo e descendo morros na Serra da Mantiqueira.

Até aqui, você não viu nada, não imagina o que tínhamos pelo Caminho da Fé - então, vou contar!!!

Na largada da prova, como praxe, hora de rever amigos conquistados a custa de muito suor, incontáveis fotos, semblantes preocupados, rostos alegres, olhares no infinito, garrafas de água nas mãos, ajustes nas armaduras de guerreiras e guerreiros.

Estávamos novamente na Ultramaratona das Montanhas!!!
largada BR 135 - 2020
As 10 horas da manhã do dia 16 de janeiro de 2020, a largada foi realizada e uma verdadeira procissão de carros e pessoas era vista na estrada velha, em direção a Serra do Deus me livre!!!
Estrada Velha
Só de ouvir o nome da serra já fico apreensivo, o negócio é pesado para quem faz quarteto, imagine para os amigos de Brasília e Goiânia:

Eduardo Rodrigues - Solo 136 Km em 23h 29min;
Eduardo Rodrigues
Vanderval Roza - Solo 217 Km em 56h 36min;
Vanderval Roza
Wilson Bomfim - Solo 217 Km em 56h 43min;
Wilson Bomfim
Jorge Coentro - Solo 217 Km em 35h 07min.
Jorge Coentro
Só gente bruta!!! Vai vendo!!!

No resumo da ópera, sofremos para concluir os 33 Km iniciais, asfalto, terra, trilha, sol forte - todavia, nosso carro de apoio estava pronto para nos auxiliar nos aspectos de hidratação, suplementação e algumas guloseimas. Bom demais!!!
carro de apoio
Na cidade de Águas da Prata, nossa primeira parada para alimentação - você come o que é possível para se manter firme, ademais, no decorrer do caminho, vai se virando com algumas iguarias e bebidas do carro de apoio.
A estratégia do Quarteto BSB PARQUE: cada integrante correria 2 Km e descansaria os 6 Km seguintes.

Passamos pela cidade de Andradas - Samuel degustou um delicioso hambúrguer; Marcos e Tião se programaram para o macarrão da Dona Natalina; no meu caso era banana, melão, paçoca, água, gatorade, soro de hidratação, pão integral com queijo, presunto e salame - oloko!!!
hora do lanche!!!
Nuvens assustadoras nos aguardava na subida da Serra dos Lima e não demorou muito para enxergarmos raios no meio da Serra da Mantiqueira, pouco mais a frente, uma chuva cabulosa obrigou o carro de apoio a seguir pelo desvio, evitando a Subida do Sabão, ponto de tormento para os desavisados.

Em medida de cautela, o carro de apoio seguiu pelo percurso alternativo, entretanto, nos perdemos e a tarefa de retornar ao Caminho da Fé rendeu uma volta enorme de mais de 40 Km. O sofrimento!!!

O monumento ao Menino da Porteira, em Ouro Fino, foi nosso ponto de referência e dali, voltamos no percurso para substituir o amigo Marcos, próximo a entrada da cidade de Crisólia - 15 Km de corrida para o guerreiro!!! Eita cabra bom!!!

A noite avançava, nosso rodízio de atletas seguia bem ajustado, as ruas da cidade de Inconfidentes estavam vazias - naquele local lembrei-me do DNF na única oportunidade que tentei a BR 135 na Categoria Solo, pois foi ali que abortei a missão!!! Quero lembrar mais disso não!!!

Borda da Mata se aproximava - nada diferente acontecia em nosso trajeto, os integrantes do Quarteto BSB PARQUE, corriam os 2 Km e descansavam os 6 Km seguintes. Na praça da cidade, frente a Igreja Matriz, ficamos sabendo que havia em nossa frente: um Quarteto, com 3 horas de vantagem; uma dupla com uma hora de vantagem e um gigante... repito: gigante Leonardo Sant Anna da categoria solo, também com uma hora a frente.

Penso que a notícia da vantagem de 3 horas daquele outro quarteto nos retirou a ousadia e o entusiasmo, pois dali em diante, alternamos corrida e caminhada, o que não vinha acontecendo antes.

A noite cedeu espaço para o dia quando passamos por Tocos do Moji - nada diferente acontecia a não ser a Subida da Porteira do Céu, eita lasquera!!!

Na cidade de Estiva, cometemos erro imperdoável na estratégia: nós quatro, resolvemos tomar café da manhã na padaria que fica ao lado da Pousada Poka, o atendimento demorou bastante e um dos carros de apoio do quarteto que vinha atrás - GRAE Team, chegou na praça da cidade.

Sem sombra de dúvidas, aquela informação foi substancial para a equipe adversária, que no final da Serra do Caçador nos alcançou e desencadeou disputa frenética pela segunda colocação.

A disputa ficou acirrada, ninguém queria ficar para trás - era tiro, porrada e bomba!!!

Se me perguntarem como foi nossa passagem pela cidade de Consolação, vou responder: não me lembro!!!

Confesso que fiquei surpreso de ver os 8 atletas - 4 de cada equipe GRAE Team e BSB PARQUE- correndo com aquela intensidade após 180 Km de revezamento.

Por vezes, registramos ritmos na casa de 4 minutos/Km, independente do terreno, se subida, plano ou descida.

A sorte estava lançada e nenhuma das duas equipes queria ficar para trás!!!
Samuel Toledo
Eis que o Capitão da BSB PARQUE  me solta a seguinte pérola: - agora vai ser na base dos tiros!!!

Nós três - Tião, Marcos e Silvestre, ponderamos que não seria possível e que corríamos o risco de ficar travados no final da prova.

Os argumentos não foram suficientes para demovê-lo da insanidade dos tiros e assim foi - tei, tei, tei!!! só pipoko!!!

E não é que o infeliz acertou!!! - Na passada louca do Samukinha, fomos abrindo vantagem e num passe de mágica, chegamos a Praça da Igreja Matriz de Paraisópolis.
Quarteto BSB PARQUE - 2ª colocação - 27h 28min
Simplesmente inacreditável o poder da ADRENALINA!!! Missão concluída em 27h 28min!!!

Não tenho adjetivos para mensurar aquela Maratona entre Estiva e Paraisópolis, juro!!!
Tiao, Eduardo, Samuel, Marcos - Silvestre e Bomfim
Os amigos que seguiam na categoria solo - Eduardo Rodrigues, Jorge Coentro, Vanderval Roza e Wilson Bomfim, gradativamente foram superando suas provas com muita fibra e determinação. Parabéns guerreiros!!!

Quanto ao título da resenha: é a mais pura verdade!!!

Forte abraço e nos vemos no caminho!!!

Dionisio Silvestre

*************************
*****************
*********









8 comentários:

  1. Excelente registro da aventura do quarteto fera.
    Parabéns mestre Silvestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Eduardo Rodrigues,

      Um dia, estaremos contemplando essas resenhas, com nossas aventuras na Serra da Mantiqueira, bom demais estar compartilhando o Caminho da Fé com os amigos da Equipe BSB PARQUE.

      Parabéns por mais uma belíssima prova solo 136 Km, você é fera!!!

      Forte abraço!!!

      Excluir
  2. Parabéns a equipe BSB PARQUE!!! Só fera...
    Otima resenha! Showwwwww

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida esposa,

      Muito obrigado pelas palavras de apoio e incentivo ao Quarteto BSB PARQUE, a cada oportunidade na Serra da Mantiqueira, me convenço que realmente somos um bando de malucos.

      Excluir
  3. Meus Parabéns ao Quarteto de Guerreiros da BSB Parque na luta incansável pela colocação e a você pela excelente narrativa.
    Não esqueço todos os atletas Solos citados por vc e os demais, cada um com o seu objetivos se jogaram nessa aventura pela Mantiqueira vencendo obstáculos constantes.
    Um forte abraço !

    ResponderExcluir
  4. Grande Silvestre,

    Excelente e fiel relato!

    Parabéns por ter conseguido excelente qualificação na Comrades, baia C só elite!

    Parabéns a todos os amigos que participaram da prova, completar ou não o desafio faz parte do crescimento, todos são vencedores.

    A Br135 é uma prova sem igual, o corredor que tem a disposição de crescer como pessoa e esportista, sempre volta um degrau acima, pois a prova exige total equilíbrio, pois se encaramos o desafio com muita confiança ela nos dobra e ensina a humildade frustrando nossas expectativas, se por outro lado vamos muito cautelosos ela exige nossa ousadia.

    Ousadia que tivemos no final da prova para superar o cansaço, as dores musculares, o sono, e entregarmos nosso melhor...toda nossa energia e correr o que não imaginávamos poder fazer, foi espetacular!

    Aquele abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. Nobre amigo Samuel Toledo,

    Fique tranquilo, ainda vou arrumar uma cilada para você... fique tranquilo, tá?

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre