segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Seguindo os passos do mestre Coqueiro Dias - Maratona Internacional de Curitiba 2014.

Semana passada, no objetivo de evidenciar a importância do planejamento nas viagens dos adeptos às corridas de rua, construí a postagem com esteio em experiência própria, que culminou com a desistência da Maratona de Buenos Aires.

Hoje, para solidificar definitivamente o tema, trago o relato da inesquecível Maratona Internacional de Curitiba, repleta de amigos e mestres, que foi disputada no último domingo, dia 16 de novembro de 2014, onde, a meu juízo de valor, à exceção de pequena e quase imperceptível falha na entrega dos kits, não houve aborrecimentos que tiram o sono do corredor(a).

No café da manhã de sábado, com a minha chegada ao hotel Confiance Inn, que fica próximo ao local da largada, nosso pequeno grupo estava completo: "bancário, advogado, militar e administrador".

Naquele instante, conheci o eloquente e folclórico "Coqueiro Dias", um tradicional paraibano, que começou a correr aos 43 anos de vida, após ter sido desaconselhado pelo médico ortopedista.


Na ocasião, irresignado com o diagnóstico médico, em 1989, o guerreiro procurou o macumbeiro para corrigir a hérnia de disco que lhe incomodava - simplesmente hilário!!!

Por incrível que possa parecer - e ainda mais hilário - frente à frase que foi proferida pelo macumbeiro: - Só Jesus na causa!!!, nasceu o irrequieto "Coqueiro Dias", que enverga, dobra, porém, não se quebra. Palavras ditas pelo amigo!!!

Em verdade, eu estava começando a conhecer o Senhor Fernando Freire Dias, advogado e servidor federal aposentado, 69 anos de idade, paraibano incansavelmente batalhador.
Coqueiro Dias (03:35), Samuel (03:34), Eduardo (03:29)
À guisa de ilustração, separei uma anedota, estória ou experiência de vida - não sei bem ao certo - que ele contou ao nosso grupo e que rendeu sonoras gargalhadas naquela manhã.

Segundo o mestre "coqueiro", na sua juventude, ele ficou muito intrigado quando avistou duas placas de advertência, colocadas para preservar o gramado do Palácio  da Redenção, na cidade de João Pessoa, Paraíba.

De forma fantasiosa, ele disse que a primeira das placas, dizia: POR FAVOR, NÃO PISE NO GRAMADO!!! - Até aí tudo bem, existem os desavisados de plantão. O complicado foi a recomendação contida na segunda e inusitada placa, bem ao lado da primeira: SE NÃO SOUBER LER, PERGUNTE AO GUARDA!!!

Sem muita demora e naquele ambiente descontraído, Samuel Toledo, fazendo jus às habilidades dos administradores, informou que o local de retirada dos kits, na Loja Pro Correr, ficava na Avenida Vicente Machado, nº 320, Centro, à 3 km do hotel.

Sem muitas delongas, o bancário Eduardo Rodrigues, mencionou que aquela distância era perfeitamente possível ser percorrida a pé, não sendo necessário gastar dinheiro com ônibus ou táxi.

Imediatamente, ao observar aquelas iniciativas, me perguntei como o ato primitivo de correr, consegue reunir pessoas com características, habilidades, atributos, conjunto de valores, atitudes, interesses e estilos de vida tão diferentes?

Apesar de não ter uma explicação, recorri a outro Companheiro de Corrida que ensina:
"A corrida é a arte que reconcilia o homem com o tempo".
Nilo Resende
Assim, a manhã de sábado estava reservada para a retirada do kit de corrida, primeiro com uma boa caminhada e depois na fila de espera da entrega dos kits.

Aos poucos, enquanto aguardávamos nossa vez, encontramos amigos de todas as partes: Vilmar, Tião, Jorge, Ana, do Distrito Federal e Mauri, do estado do Paraná.
local de entrega dos kits
No sábado à noite, por volta das 19 horas, improvisamos nosso jantar de massas, na praça de alimentação do Shopping Mueller; marcaram presença os guerreiros(as): Samuel, Eduardo, Coqueiro, Silvestre, Ciro, Gilberto, Margareth, Vilmar, Tião e Ângela.

No domingo, o café da manhã foi antecipado para atender aos hospedes que participariam da Maratona Internacional de Curitiba. Nas primeiras horas do dia, o clima estava super agradável para a prática da corrida e no momento do aquecimento, observei uma placa que indicava a temperatura: 11º C.

Luiz Souza (03:47)
Poucos instantes antes da largada, por coincidência ou destino, enxerguei o amigo virtual Luiz, que edita o espaço Corridas do Luizz, que oferece aos leitores informações, promoções e notícias sobre as corridas realizadas na capital paranaense e adjacências.

Vida longa guerreiro Luizz!!!

Na véspera da corrida, ao comentar sobre estratégias para a prova, ouvi comentários que o percurso era duríssimo e que não adiantava sair muito forte porque no final iria faltar pernas. O motivo era simples, além da ingrata altimetria, subindo e descendo o tempo todo, também haviam as acentuadas tangentes das curvas - 90º - que exigiriam bastante da musculatura do atleta, em se tratando de 42 km.
Percurso da Maratona Internacional de Curitiba
Entusiasmado, segui para minha primeira Maratona Internacional de Curitiba com a cara e a coragem, na minha cabeça, havia a ousada intenção de correr abaixo de 5 minutos por km, algo entre 04:40 e 04:50.

No início da batalha, acompanhei o casca grossa do Jorge Coentro, que fechou os 42 km em 03 horas e 20 minutos; o clima frio ajudou bastante e mesmo com as subidas e descidas se alternando, ainda foi possível manter a estratégia até por volta do km 34, dali em diante perdi o guerreiro de vista e minha prova passou a ser na base da concentração e pura superação.

Pouco antes da minha quebradeira, por volta do km 31, ainda consegui avistar as conhecidas camisetas amarelas, dos idealizadores da Equipe Bsb Parque, Samuel Toledo e Eduardo Rodrigues, que seguiam ritmados e mantendo o bom combate.

Embora os postos de hidratação e isotônicos tenham sido os aspectos de destaque da organização da prova, a partir do momento em que o sol começou a mostrar suas garras, eu não conseguia reunir forças para manter o ritmo inicial, de tal forma que, paulatinamente, o pace foi declinando entre os km 35 e 38 (05:07 - 05:08 - 05:10 - 05:12).

Novamente, o "Plano B" tornou-se imprescindível para o cumprimento da missão.

momento da redenção do "khelônio" ocorreu quando no km 39, o relógio avisou 05:33 de ritmo - meu pior momento na corrida - não sei como, tão pouco de onde, mas a partir daquele aviso, consegui energia suficiente para percorrer os últimos 3 km em (05:01 - 05:15 e 05:10).
altimetria (linha verde) x ritmo (linha azul)
Para confirmar o grau de dificuldade da Maratona de Curitiba, na elite masculina, a prova foi vencida por Fred Kosgei Chensondin, em 02:22:19; na segunda colocação ficou João Marcos Fonseca, no tempo de 02:22:22; sendo o terceiro colocado Saidi Juma Makula, com 02:22:39.

Não menos diferente, na elite feminina, a corrida foi vencida por Jacklyne Chemwek Rionoripo, em 02:49:12; seguida da segunda colocada Conceição Oliveira, com o tempo de 02:53:54; e na terceira colocação Adriana Sutil da Costa, em 02:54:55.

Na cronometragem oficial da prova, meu tempo de conclusão da maratona foi 03:26:00, ritmo de 04:55, um pouco acima da meta esperada.

Quanto aos amigos que participaram da competição, aos poucos eles começaram a surgir de todos os lados e os famosos clicks foram se sucedendo, confira a galeria de imagens.

Para coroar a participação dos amigos na capital paranaense, no apagar das luzes, recebi a informação que os casca grossa "Eduardo Rodrigues e Coqueiro Dias", haviam conquistado, a sétima colocação na categoria 60/64 anos e segunda colocação na categoria 65/69 anos (respectivamente).

Eduardo (03:29); Bomfim (03:52); Silvestre (03:26); Samuel (03:34)
Ciro (03:44); Bruno (03:41); Samuel (03:34); Jorge (03:20);
Rafael (03:31), Mauro (03:17) ; Eduardo (03:29)
Hélio (03:47); Mariano (03:55); Bomfim (03:52); Silvestre (03:26);
Jorge (03:20); Gilberto (03:59); Samuel (03:34); Rafael (03:31)
Bruno (03:41); Ciro (03:44); Samuel (03:34); Rafael (03:31);
Eduardo (03:29); Tião (03:52); Silvestre (03:26); Jorge (03:20)
Ademais, gostaria de agradecer aos colaboradores do evento que se mostraram muito atenciosos com os atletas. No mesmo sentido, fiquei impressionado com a empolgação da população curitibana, que o tempo todo (da largada até a chegada) incentivaram os atletas ao longo do percurso.

Ah sim!!! já ia esquecendo, retornei só para editar o texto. Com a conclusão da Maratona Internacional de Curitiba, já estou apto para a Comrades Marathon 2015, carimbando o passaporte para largar novamente no Pelotão "C".



Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

Dionísio Silvestre






10 comentários:

  1. Grande Silvestre,

    Como sempre seu relato ficou 10, é sempre muito bom passar uns dias com os amigos corredores, sinto sempre nova motivação para alcançar e superar meus resultados, acho que rejuvenesço, tamanho é o bem que faz a convivência com os amigos e o clima da prova.

    Esta foi minha 58º prova entre maratonas e ultras, para esta prova estava com um objetivo muito ousado e ariscado “Correr até quebrar” kkk, posso garantir que foi amplamente alcançado o objetivo, estrategicamente dividi a prova em três partes de 14km, fiz a primeira e a segunda parte bem 1h 7min e 1h e 8min respectivamente, projetando um tempo final de 3h 23min, já na terceira parte foi na raça, 1h e 17min.

    Corri os dois primeiros trechos com meu amigo e quase irmão Dudu, que depois de três anos desde a nossa última viagem para participar de uma maratona (New York 2011), está de volta às corridas e voando baixo, depois do km 33, eu não tinha mais ritmo para acompanhar a fera.

    Na chegada foi uma verdadeira festa, tirando fotos e comemorando com os amigos os resultados alcançados.

    Falando em resultado o Jorge foi demais, depois de um quarto lugar em uma prova de 100km em SP dia 08/11, fim de semana passado, faz 3h 20min na maratona, isto porque não queria correr.

    Amigos, aquele abraço e até a próxima, fonte da juventude.

    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Samuel,

      É evidente que meu currículo esportivo ainda carece de fortalecimento, entre maratonas e ultras, concluí minha 17ª prova. Acompanho seu destaque, quanto à participação do nosso amigo Jorge Coentro, simplesmente incrível, até onde eu consegui, acompanhei-o e pude perceber que ele corria sem sacrifícios.

      Quanto ao final de semana respirando a atmosfera da prova, é interessante como suas palavras coincidem com as do Nilo Resende: "A corrida é a arte que reconcilia o homem com o tempo".

      Não podemos esquecer, da grata surpresa que o gigante Dudu, vem nos proporcionando a cada prova. De fato, o guerreiro vem voando baixo, embora tenha retornado aos treinos a apenas 8 meses.

      Foi muito divertido rever o amigo Rafael, de Pernambuco e relembrar o episódio "correr até quebrar", que sucedeu-se no final do ano de 2011, quando participamos do Desafio Correndo o Nordeste - Revezamento de 300 Km, entre as cidades de Aracaju x Maceió. Com certeza, a história não será esquecida.

      Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Dionísio Silvestre

      Excluir
  2. Para mim foi uma grande satisfação ter tido a oportunidade de conviver este grupo maravilhoso, nos víamos apenas em competições ou treinamentos, porém nunca havíamos convivido.
    Quanto ao Blog, achei maravilhoso, pois foi criado com a intenção de congregar trazendo motivação para que os abnegados corredores de Rua tivessem uma voz e espaço para se manifestarem.
    Fiquei muito feliz com a reportagem e muito mais feliz por ter convivido com este grupo maravilhoso, tenho certeza que outras oportunidades surgirão e eu estarei dentro.
    O segundo lugar não era o que eu queria, porém foi o que Deus me reservou. Como diz o Bernadinho não me preocupo com a derrota e sim a falta de oportunidade de tentar novamente.
    Fernando Freire Dias (Coqueiro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Coqueiro,

      Creio que agora posso chamá-lo assim, você não sabe o carinho com que recebo vosso comentário. Quando idealizei o blog, tinha em mente congregar as experiências de corrida, enaltecer as amizades que se fortalecem a cada evento, as lições recebidas dos abnegados corredores, enfim, criei o espaço para contar nossas maravilhosas aventuras.

      A meu perceber, esta edição da Maratona Internacional de Curitiba ficará marcada pela fantástica convivência com os amigos de Brasília e pelos exemplos de superação, ao longa da vida.

      Seja muito bem vindo ao "Correr é Pura Paixão", o espaço reservado à geração movida a energia solar. Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  3. Silvestre,
    Parabéns pelo relato da Maratona de Curitiba, como sempre você escreve muito bem, foi muito bom correr com você e os demais amigos de Brasília, todos foram muito bem e estão de parabéns!!!
    Agora... booora treinar... pois a BR vem chegando...
    Nos vemos no caminho.
    Aquele Abraço!!!
    Jorge Coentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,

      A cada nova oportunidade que tenho em correr ao lado de vocês, abnegados atletas, recarrego minhas energias por diversos motivos: em primeiro momento pelas lições de dedicação, depois pelo entusiasmo da turma, a seguir, pelo companheirismo característico do grupo, enfim; no final da aventura só há dividendos e eu tenho muito a agradecer aos velhos e novos amigos.

      Quanto aos treinos, seguindo vossos passos, já estou indo para o campo de batalha (treinar) para, quem sabe, melhorar um pouco e deixar de sofrer nas provas.

      Parabéns pelo maravilhoso rendimento na maratona, especialmente, porque você vinha de uma prova de 100 km, no final de semana anterior.

      Forte abraço,

      Silvestre

      Excluir
  4. Salve Silvestre que honra para mim. Ainda na segunda maratona conhecer pessoas tão ilustres e de bom papo como vcs.
    Meu muito obrigado pelo carinho e voltem sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luizz,

      Nos últimos meses, acompanhei sua preparação e dicas para a Maratona Internacional de Curitiba 2014, sei a dimensão e o quanto seu novo recorde pessoal na distância representa.

      No imaginário popular, há o provérbio: "o tempo é o Senhor da razão", assim, seu tempo de conclusão dos 42,195 metros, em 03 horas e 47 minutos é o fruto da sua dedicação e disciplina. Parabéns pela prova e com certeza, agora que sei o caminho, retornarei à Curitiba para outras novas aventuras.

      Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Silvestre

      Excluir
  5. Olá Silvestre,
    Aí está uma maratona dura e bonita! Correr em Curitiba é mesmo algo especial. Trata-se de uma cidade bonita e encantadora.
    Parabéns pela bela participação nesta prova.
    Uma marca excelente, até mesmo considerando a classificação da elite masculina e fermina.
    Parabéns também por ter alcançado o índice para largar no "Pelotão C" da Comrades 2015.
    Muito obrigado pela citação amigo!
    Um forte abraço e boas corridas por aí!
    Nilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilo,

      No final das contas, o "Plano B" saiu muito melhor do que o esperado. Penso que não consegui traduzir em palavras como foi renovador participar da prova em Curitiba. Embora o percurso seja duríssimo, a participação popular ajuda-nos a superar o desafio. Ademais, como você ressaltou, consegui o "qualifying" para a Comrades 2015.

      Quanto à citação, ela decorreu das conversas mantidas com nossos amigos: Eduardo Rodrigues, Samuel Toledo e Coqueiro Dias, uma vez que todos mencionaram que sentem-se rejuvenescidos quando participam de eventos com a atmosfera da Maratona de Curitiba, daí, recordei-me da sua frase.

      Forte abraço e obrigado pela visita!!!

      Silvestre

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre