domingo, 2 de novembro de 2014

O treino na roça - respirando o clima de fazenda.

No dia 01.11.2014, sábado, acolhendo convocação do guerreiro Eduardo Rodrigues, uma legião compareceu ao "treino na roça"O convite, realizado por e-mail, deu-se da seguinte forma:
Meus amigos,
olha a encrenca!!!
No próximo sábado iremos fazer um treino lá nos morros e estradas da minha fazendinha.
A ideia é nos encontrarmos no posto colorado e seguir em alguns carros. Cada um fará o seu treino de acordo com sua respectiva planilha ou programação. 
Temos que definir se almoçaremos lá ou não. Gostaria de sugestões para nos programarmos. Quanto às bebidas e suplementos, cada um levaria o que costuma usar. Com certeza será difícil mas será divertido.
Durante a semana, os atletas foram confirmando presença: Fábio, Rodrigo e Robson - Equipe Ultras do Cerrado; Pedro, Fernandes e Thiago - Equipe Só Canelas; Eduardo, Bomfim, Tião, Zé, Samuel e o "Khelônio do Cerrado" que assina a postagem - Equipe Bsb Parque.

No sábado, com o dia amanhecendo no planalto central, o ponto de encontro deu-se às 06:30 h, no Posto Colorado. Separei a Canon Power Shot - SX30IS, para captar as primeiras imagens, uma vez que, além da intenção em treinar, eu também pretendia registrar a confraternização dos guerreiros.
Zé, Samuel, Pedro, Robson, Tião e Fábio
Já na varanda da "Fazendinha" do Eduardo, houve a reunião para separar o joio do trigo, ou seja, os "feras correm com a elite" e os "khelônios correm com os jabutis".
- é melhor aquecer indo para aquele lado!!!
Apesar no cenário deslumbrante, para os marinheiros de primeira viagem, ao qual incluo meu nome na relação, o desafio de correr nos morros daquela região, era uma verdadeira incógnita.
Um verdadeiro acampamento foi montado na varanda da casa, para qualquer lugar que você olhasse, iria enxergar: "mochilas, garrafas de água, gel de carboidrato, isotônicos, rapadura, batata doce cozida, pãezinhos, presunto, queijo", enfim, uma verdadeira orgia gastronômica, prenunciando o que estava por vir.
sejam bem vindos!!!
Logo no início do treino, passaríamos ao lado da cascata que nosso anfitrião construiu exclusivamente para ser utilizada após o treino na roça. Água gelada e cristalina!!!
água gelada e cristalina!!!
Partimos da sede da fazenda em direção à porteira, seriam cerca de 1,7 km subindo e depois 1,7 km descendo. Os mais experientes, que conheciam o local, já avisavam: - Vamos aquecer por aqui, porque para o outro lado é mais pesado. Assim, somando o percurso ida e volta (sede x porteira x sede) seriam 3,4 km. O primeiro desafio foi superado com certa tranquilidade.

Agora, era hora de centrar esforços para o lado oposto, onde a trilha é mais extensa e sem sombra de dúvidas, muito mais desafiadora, pois conta com uma ingrata altimetria.
o mapa do tesouro!!!
Conforme o ritmo de corrida, pequenos grupos foram se formando ao longo da trilha, o terreno acidentado, era bem aquilo que eu imaginava, ou seja, alternância de subidas e descidas, com muito cascalho.
altimetria do terreno!!!
Assim, o primeiro estágio do treino - 12,5 km - foi superado com grau de esforço moderado, o que exigiu uma parada estratégica para reidratação. Novamente, alcancei a máquina fotográfica para registrar o novo integrante do grupo, que impressionava ao correr lado a lado com os feras.

nascido para correr!!!
Para finalizar meu treino - 16 km - parti novamente em direção à porteira. Na minha avaliação, o treino foi significativo, especialmente, quando analisei seus detalhes específicos: "altimetria, ritmo cardíaco, ritmo médio, melhor ritmo, ganho de elevação, perda de elevação, dinâmica de corrida".
resumo da ópera!!!
Quase coincidente, nosso anfitrião encerrou seu treino e pôs-se a cozinhar aquela paella, que havia sido sugerida ou prometida no segundo e-mail.
Quanto ao almoço, eu tenho uma sugestão. Eu levaria uma paelleira e um fogão e improvisaria uma paella meia boca para a turma. Acho que ficaria legal. 
Nesse prato iria frango, um pouco de carne, pode ser suína ou bovina e incrementada com um pouco de calabresa. Na confecção já teria tomate e ervilha.
Aqui deixo o recado para a "Turma da Lixeira": - Vocês não sabem o que perderam!!! - Todavia, confiram as fotos e fiquem imaginando o sabor da iguaria!!!
o início dos trabalhos!!!
o despertar da fome!!!
Enquanto isso, continuei a fotografar os malucos por corrida. Confiram as fotos.
Pedro Ivo
Samuel Toledo
Samuel e Thiago
Tião Santos
Fernandes, Eduardo, Samuel e Thiago
Pedro e Bomfim
no clima de fazenda!!!
Em determinado momento, dois malucos, Rodrigo e Thiago, resolveram apimentar ainda mais o tempero do treino e se lançaram a um novo desafio, subir os morros pelas trilhas. 
Rodrigo e Thiago
Confira a primeira foto acima, que foi editada para destacar os atletas; a seguir, observe nas duas outras abaixo, que não foram editadas, o contexto em que se deu a aventura - uma dica: use o poste como parâmetro ou referência.
trilha de montanha!!!
um poste no meio da caminho!!!
O horário do almoço se aproximava, os amigos encerravam seus treinos, a cascata passava a ser o local para os corredores contarem suas histórias e estórias, bem semelhantes ao que acontece com os pescadores.
Fernandes
Thiago, Bomfim, Pedro, Samuel e Rodrigo
sombra e água fresca!!!
Pedro, Rodrigo e Tião
Na era da avançada tecnologia, você deve ter muito zelo e bastante atenção naquilo que fala ou comenta, do contrário, pode se complicar. O vídeo abaixo, foi captado na conversa descontraída dos atletas, um pouco antes do almoço.

No decorrer da narrativa, é possível perceber as peripécias e situações hilárias ocorridas nos 50 km de Friburgo - entre os Ultramaratonistas Samuel Toledo e Wilson Bomfim - confira o vídeo e me diga se para eles, vale mais a frase: "amigos, amigos, corridas à parte".
Após o longo treinamento de corridas, para aqueles que já se encontravam para lá de famintos, o almoço foi servido às 12:27 h. Se a imagem da refeição já agrada, imagine saboreando-á.
Promessa é dívida!!!
Aqui, peço desculpas aos amigos leitores, em especial, aos integrantes da "Turma da Lixeira" - aqueles que não foram ao treino - pois daquele momento em diante, por mais eu me esforçasse, eu não conseguia registrar outras imagens. Juro!!!


Forte abraço,

Dionísio Silvestre

6 comentários:

  1. Grande Silvestre,

    Parabéns pela resenha do nosso treino na roça. Como sempre, ficou muito bom.
    Grande abraço
    Eduardo Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Sucesso absoluto o treino na roça. Penso que temos que repetir mais vezes, quem sabe, agora que a atmosfera do local ficou registrada, a gente consiga convencer a "turma da lixeira" a participar conosco na próxima edição.

      Aproveito o ensejo para agradecer imensamente pelo convite e pela sensacional hospitalidade. Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Silvestre

      Excluir
  2. Muito bom Silvestre! obrigado pelo registro e pelas fotos. Agradeço também ao Eduardo pela hospitalidade e a todos pela excelente companhia. E a confissão do Samuel ficou gravada agora para sempre. Risos
    Um forte abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bomfim,

      Acompanho sua leitura sobre o evento. Penso que vários aspectos contribuíram para o sucesso do treino na roça, em primeiro estágio a hospitalidade do anfitrião; a seguir, a excelente companhia; e, não menos importante, o cenário deslumbrante de morros e trilhas.

      As imagens captadas, mostram a dimensão do clima de fazenda e da aventura que foi correr naquele ambiente.

      Quanto ao Samuel, agora é fato, está tudo muito bem registrado!!!

      Ultra abraço,

      Silvestre

      Excluir
  3. Grande Silvestre,

    Maravilha de relato e fotos, o treino e o almoço foram primorosos, espero que no próximo mais amigos consigam ir treinar na roça para enfrentar os morros e descidas com o incentivo do visual. Eu estou quebrado minha musculatura frontal das coxas estão doloridas, tenho que recuperar para a meia da Asics.

    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,

      Não é por menos que você está "quebrado", pois o treinamento foi muito puxado!!! - Ao conferir meu treino de 16 km, observei que o ganho de elevação foi de 839 metros e a perda de elevação de 848 metros; resumindo: uma verdadeira montanha russa.

      No próximo evento, seria fantástico a participação de mais amigos, assim, as subidas e descidas ficariam mais animadas.

      Forte abraço,

      Silvestre

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre