terça-feira, 27 de agosto de 2013

O número mágico - 42.195

Em um dia de pura nostalgia, eu tentava lembrar quando foi realmente que me entusiasmei em correr as distâncias que hoje enfrento: Maratonas e Ultras. Nesse momento "flash back", acabei encontrando excelentes lembranças no meu acervo de imagens. Que legal voltar no tempo!!!


10 Km Corrida do Fogo 2010 - 41 minutos
Recordo-me que até o ano de 2010, as provas em que participava eram de 10 Km, 15 Km, no máximo 10 milhas (16 Km), é evidente que o ritmo de prova era mais frenético. Até aquele momento, não passava pela minha cabeça enfrentar distâncias maiores.

Meus primeiros passos no rumo do número mágico (42.195), se deram simultaneamente em provas de 21 Km quando corri em sequência as Meias Maratonas das Pontes (1:46), Brasília (1:37) e Goiânia (1:37).

Maratona Brasília 2011 - 03 horas 21 minutos
Em um iluminado dia, acreditei que esses resultados me credenciavam à correr a tão sonhada prova. Assim, resolvi que a partir de 2011, passaria a me dedicar um pouco mais.

A cautela, velha amiga e companheira da longa jornada (sempre necessária nessas horas) me fez procurar o cardiologista, que por uma dessas coincidências da vida, laborava na área da medicina esportiva. 


Maratona Florianópolis 2011 - 03 horas 16 minutos (RP)
Já que a meta era um pouco ousada, o médico me orientou a fazer o teste "ergoespirométrico", para mapear os limites "aeróbicos (L1) e anaeróbico (L2)". A partir dos resultados do exame, passei a treinar sobre as minhas bases fisiológicas (reais). 

21 Km - Goiânia 2011 - Sr. Francisco (visual) - Uma lição de vida!!!
No final de fevereiro de 2011 constatei a evolução na Meia Maratona das Pontes em Brasília/DF (1:36), essa prova possui algumas subidas no final do percurso, exigindo bastante esforço dos corredores.

Maratona Brasília 2012 - 03 horas 55 minutos
até o Km 37 era só alegria... depois!!! andei 5 Km!!!
Logo a seguir, Meia Maratona de Brasília (1:34). Para solidificar e fortalecer o psicológico, chegou a vez da "Maratona de Revezamento - 42 Km". Naquela prova corri os primeiros 21 Km (1:32) e o guerreiro José Edmilson (CORDF) os 21 Km finais (1:36). Assim, concluímos a prova em 03:09.

Parecia que tudo concorria para esse "up grade" na corrida. Quase coincidentemente, conheci Manoel Mendes e Wilson Bomfim (dois ícones das Ultramaratonas).

A seguir, por intermédio do velho Bomfa, conheci outros apaixonados pela longa distância, os amigos: Samuel e Eduardo (Bsb Parque), Pedro, Reginaldo e Fernandes (Os Canelas), Fábio, Rodrigo, Nelson, Márcio, Garotinho (Ultras do Cerrado), nas conversas mantidas com esses gigantes pude extrair um pouco do vasto conhecimento de cada um dos amigos.

Era o derradeiro passo que eu necessitava para concluir a transição e paulatinamente me aventurar nesse maravilhoso cenário da Maratona.


300 Km Salvador x Aracaju - 2012
Nos últimos três anos concluí 04 Maratonas: Brasília e Florianópolis em 2011; Brasília e Foz do Iguaçu em 2012 e no ano de 2013, a Supermaratona de Rio Grande/RS - 50 Km. 

De igual sorte, em 2012 realizei o sonho de concluir a mais antiga e maior ultramaratona do mundo (em número de corredores). Diante da magia e da beleza da Comrades, retornei à África do Sul em 2013, para mais uma participação na Rainha das Ultramaratonas. 

Ao concluir duas Comrades seguidas (down run e up run) recebi a mais do que sonhada "back to back medal".


300 Km Aracaju x Maceió - 2011
Quanto as provas em equipe, recordo com muita saudade quando corri meu primeiro revezamento em Brasília/DF: os 100 Km da Volta ao Lago (2009), naquele momento com a minha eterna equipe "Os Travados do Parque". Éramos o8 atletas revezando os 14 trechos do percurso.


Maratona Foz do Iguaçu 2012 - 03 horas 30 minutos
Em passado recente, agora por intermédio da equipe, Bsb Parque, aumentei significativamente a quilometragem e participei dos 300 Km - Aracaju x Maceió (5 atletas em 2011); dos 300 Km - Salvador x Aracaju (5 atletas em 2012); da 1ª Day Night Run 12 horas - Valinhos/SP (4 atletas em 2012) e a mais nova aventura, o repeteco na 2ª Day Night Run 12 horas - Valinhos/SP (4 atletas em 2013).


Comrades 2012 - 09 horas 06 minutos
Algumas fotos que já estiveram na galeria de imagens aqui do blog "Correr é Pura Paixão" estavam amarelando digitalmente e perdendo o seu glamour, assim, em decorrência do momento nostalgia, cogitei editar esse texto para postá-las novamente, agora para fazer os seus registros históricos.


Comrades 2013 - 09 horas 16 minutos


Quem sabe, esses momentos captados pelas lentes dos fotógrafos de plantão, possam servir como fonte de inspiração para os amigos que volta e meia passam por aqui!!!

Aos poucos a corrida vem alcançando uma significativa fração de nossa sociedade, correr é o exercício mais natural do ser humano. Em síntese, um ato de liberdade. 

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre








8 comentários:

  1. Dionisio, simplesmente sensacional sua história com a corrida. Adorei cada parágrafo e pude sentir aqui a emoção das suas conquistas. Parabéns pela sua jornada. Com certeza, um belo exemplo e fonte de inspiração.
    Eu estou adorando esta fase meio fundista. Quem sabe não sigo seus passos um dia...
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  2. Helena,
    Não tenha dúvidas que a corrida modifica nossos hábitos de vida. Ultra abraço,

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  3. Olá Dionísio, primeira vez por aqui.

    Parabéns pelo blog e pelas corridas, caraca já fez duas Comrades !!!

    Se mora em Guaíra, somos vizinhos, moro na Capital do MS, Campo Grande.

    Abraços, bons treinos por aí

    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo,
    Seja bem vindo ao nosso singelo espaço. Pois é... já se vão duas Comrades e se a saúde permitir... outras virão. Ultra abraço e que os bons ventos soprem a nosso favor!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  5. Grande Silvestre,

    Já são muitas provas de maratona e ultra no curriculum, parabéns.

    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,
      É verdade, já se vão algumas Maratonas e Ultras, mas nada comparado com o seu handicap!!! A propósito, já posso contabilizar a quinta maratona no currículo, pois nesse último final de semana (29.09.2013) conclui a 7ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu com o tempo de 03:27:13. Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Silvestre

      Excluir
  6. Olá Silvestre, entrei aqui para ver a foto sua com o Sr. Francisco de Goiânia e acabei lendo o texto todo! Que bela história de vida, digo, vida corrida! Parabéns pela evolução e por ter chegado aonde chegou. Gostei muito de saber que você acompanhou o Sr. Francisco durante uma meia maratona e queria te perguntar: Você não gostaria de compartilhar essa bela história para colocarmos em nossos blogs?
    Pensa nisso.
    Quero aproveitar e te convidar para curtir um outro espaço que criamos na internet. Entre para conferir. Se gostar, curta e compartilhe: https://www.facebook.com/pages/Companheiros-de-Corrida/159427304249763
    Abraços e boas corridas!

    ResponderExcluir
  7. Nilo,
    Muito interessante essa sua sugestão sobre a minha experiência de ter acompanhado o Sr. Francisco (AcD - Visual) nos 21 Km da meia Maratona EM Movimento - Goiânia/GO em 2011. Vou iniciar o rascunho e assim que concluir te retornarei. Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre