terça-feira, 4 de dezembro de 2012

300 Km - Salvador (BA) x Aracaju (SE) - Episódio 1

Como o leitor pôde perceber no início do "blog", esse espaço nasceu inspirado na vontade de compartilhar os momentos de alegria, as experiências vividas e especialmente as lições recebidas dos abnegados e inúmeros corredores de rua de nosso país. Outro aspecto importante a registrar é que ao final do relato, você poderá deixar seu comentário, avaliando a aventura e quem sabe até dando dicas para um evento futuro.

Pois bem, em decorrência dos acontecimentos hilários, extraordinários, maravilhosos e recheados de superação, asseguro a vocês que esse relato vai superar todas as expectativas.



Nos dias 01 e 02 dezembro de 2012, a Equipe Bsb Parque, representada por Samuel, Fernandes, Bomfim, Silvestre e Tião, participou da "Ultramaratona de Revezamento 300 Km - Salvador (BA) x Aracaju (SE)".

Nessa edição, o Distrito Federal também foi representado pela Equipe Endurance Run - Evolua Multisports, composta pelos seguintes atletas: Eder, Espanhol, Lacerda, Samuel e Marcelo. 

Tratava-se da "4ª Etapa do Desafio Correndo o Nordeste", que anualmente é organizado pelos abnegados Organizadores e Corredores Lula Holanda e Gilmar Farias da Associação dos Corredores da Jaqueira (ACORJA/PE), como meio de confraternização dos Corredores do Nordeste com os amigos de outras Unidades da Federação.

O evento contou com a presença de  Equipes e Assessorias Esportivas dos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e do Distrito Federal.



Sábado, 01 de dezembro de 2012, o dia começava a clarear e gradativamente os veículos de apoio das Equipes e Assessorias Esportivas estacionavam ao longo da Avenida Octávio Mangabeira no Aeroporto de Salvador (BA). Era o momento de rever velhos amigos e amigas, companheiros e companheiras, guerreiros e guerreiras, compartilhar nossas preocupações com o desafio que iríamos enfrentar, dar boas gargalhadas dos eventos que se sucederam no ano de 2011, enfim, compartilhar momentos de alegria.



Enquanto a Reunião de Coordenação da Prova era realizada para dirimir eventuais dúvidas, o Aeroporto de Salvador começava a receber os primeiros vôos do dia.



A maior e talvez mais importante preocupação dos Organizadores dizia respeito à segurança no percurso da prova. Sem sombra de dúvidas, o sucesso da empreitada dependia de cada um de nós que ali estávamos, cada integrante, fosse ele: atleta, motorista ou membro da equipe de apoio, deveria acatar o que estava muito bem ilustrado no Manual Técnico.


Reunião de Coordenação

Vamos ao que nos interessa! - A largada da Prova foi feita dentro da programação inicial, por volta das 05:00 hs, com percurso de 155 Km para o primeiro dia de corrida, com destino à  cidade de Conde (BA).


Largada - 05:00 h

Coube ao novo integrante da Equipe, Tião, substituir nosso gladiador Pedro Ivo, que nesta oportunidade não pode acompanhar a Equipe Bsb Parque - Pedrão!!! em que pese a maravilhosa participação do Tião, sentimos muito a sua falta!!! - Você além de enriquecer as resenhas é cabra porreta!!!


Pedro Ivo em 2011 - Foto: Gilmar Farias
1º TRECHO - Aproximadamente 15 Km, percorrendo a Linha Verde - BA 099. O Manual Técnico trazia a informação que o percurso era fácil, ou seja, não haveria muitas subidas, assim, nosso representante Tião, correu com certa tranquilidade até o Posto BR, situado pouco antes da Praça de Pedágio, pace de 4:47/Km, concluindo em 01:11:59.


Tião

Diferente de meu amigo Tião,  eu passaria por apuros nunca antes imaginados, que depois do susto, se tornaria a resenha do dia. Então, para demonstrar com maior grau de precisão o "imbróglio", será necessário explicar minuciosamente o acontecido que denominei "Who let the dog's out".



É quase unanimidade entre os amantes da corrida, não iniciar um treino ou corrida sem antes comparecer ao banheiro para aliviar o nº 2 - correto?

O problema foi levantar por volta das 03:00 hs, tomar uma ducha, tomar o cafe da manhã oferecido pela Pousada Mamelucus - Lauro de Freitas (BA) e dirigir-se imediatamente para o local da largada (Aeroporto de Salvador), ou seja, o relógio biológico conspirou contra. Assim, não foi possível suprir a demanda.


Dir/Esq: Marcelo, Samuel, Éder, Espanhol, Samuel, Bonfim e Fernandes

Como resolver essa a situação se dali a pouco menos de 1 hora eu estaria correndo 16, 5 Km. Não hesitei em consultar nosso Capitão de Equipe, Samuel Toledo, que de pronto, sem titubear e demonstrando muita confiança, recomendou um terreno baldio com vasta vegetação (moitas). Lembrei-me do Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite.

Desta forma, não preciso nem falar que palavra de Capitão de Equipe é palavra de Capitão de Equipe. Nessa condição, busquei a logística necessária na Van de apoio (papel), lancei-me ao desafio biológico adentrando com cautela no terreno baldio com vasta vegetação, no que também fui acompanhado do amigo Fernandes.

Calma... muita calma nessa hora... - ele na moita de lá e eu na moita de cá.  Ocorre que, uma verdadeira "matilha" nos aguardava silenciosamente naquele terreno. 

Quando estava pronto para iniciar os trabalhos, comecei a ouvir os latidos e logo percebi que 03 cachorros estavam prestes a defender o seu território com unhas e dentes (rsrsrsrsrsr). A estratégia elementar é sair logo do local... - Não é isso?

Isso seria verdadeiro se a rota de fuga estivesse desobstruída e não existisse um emaranhado de arame farpado escondido entre a vasta vegetação. - E agora José... o que eu faço?

Ao tempo em que utilizava uma garrafa de água mineral para me defender do ataque dos cães, tentava me livrar das garras do arame farpado. Como diria o "saudoso" Geraldinho (contador de anedotas): - Chamei um Santo ele estava ocupado, chamei outro ele não me ouviu, resolvi chamar um Santo mais agraduado e os cachorros desistiram da investida e foram embora.

Hora de concluir o que eu havia programado e contabilizar os prejuízos físicos e materiais. foi aí que me lembrei do "pequeno quatorze" - Caramba!!! será que os cachorros desistiram da minha pessoa para atacar o pequeno Fernandes, uh coitado!!!.

Nada disso... o danadinho ficou lá na moita, quietinho até a tempestade passar e depois jurou por tudo que foi ele quem jogou uma pedra no cachorro maior, afugentando os "meliantes".

Depois do susto, fui avaliar o acontecido com maior tranquilidade e confesso a vocês que ficou em minha mente uma sensação de conspiração engendrada internamente na Equipe. 

Brincadeiras à parte eis o saldo da aventura em terreno estranho! - E agora como vou explicar esse acontecimento lá em casa? - Será que minha alma gêmea vai acreditar que esses arranhões decorreram da rota de fuga mal planejada? - Vai saber!!!!!!!!





Resultado da rota de fuga mal planejada

2º TRECHO - Quase mordido, me encarreguei de correr os 16,5 Km, ainda na Linha Verde - BA 099, passando por Arembepe (BA) e concluindo no Posto PJ, em 01:14:43. Acredito que o pace de 4:32/Km foi muito influenciado pela adrenalina liberada pelo meu corpo no momento de emergência (rsrsrsrs), percurso avaliado pela organização como fácil.


Silvestre - Foto: Gilmar Farias

3º TRECHO - ainda sob a avaliação de percurso fácil, foi designado o Capitão Samuel. Esse trajeto de 16,2 Km passava sobre a Ponte do Rio Jacuípe, Condomínio Genipabu, Posto Paraíso e pela rotatória de acesso a Guarajuba (BA). O local de transição era em frente ao Condomínio Quinta das Lagoas. O tempo gasto foi de 01:14:44, resultando no pace de 4:36/Km.


Samuel Toledo

4º TRECHO - As primeiras ladeiras começaram a se apresentar a partir desse momento, todavia, a avaliação no manual era de percurso fácil. A Missão foi dada ao estimado Wilson Bomfim para percorrer os 14,4 Km, passando por sobre o Rio Pojuca, trevo de acesso a Praia do Forte. Sem maiores problemas, sob o pace de 5:07/Km, Bomfim terminou o trecho em 01:12:51.


Wilson Bomfim

5º TRECHO - Esse trecho era um dos mais curtos, todavia, difícil em decorrência da quantidade de ladeiras existentes. Assim, para fazer frente aos 14,2 Km, foi designado o amigo Fernandes, que no pace de 4:04/Km logo tratou de encerrar a primeira rodada de participação dos cinco atletas em 00:57:45.

Ornaldo Fernandes

Esse percurso passava sobre o Rio Imbassay e encerrava em frente ao acesso para Costa do Sauipe.



Estávamos então na metade do percurso programado para o 1º Dia do Desafio. Lá na frente, a disputa estava muita acirrada entre as Equipes: C Jaguar (Jaboatão/PE); Endurance Run - Evolua Multisports (Brasília/DF) e Pé no Chão (Maceió/AL).


O destaque individual ficava por conta do corredor "Espanhol", representando a Endurance Run - Evolua Multisports, que por unanimidade era visto pelos demais participantes da Ultramaratona como um atleta quase profissional, tamanha era a facilidade com que ele encarava as subidas.

Nessa altura da prova éramos a 4ª Equipe e pela movimentação dos carros de apoio e conversas mantidas com outros corredores nos pontos de revezamento percebíamos que nos acompanhavam de perto outras quatro Equipes: SóCorro (Maceió/AL); Superação (Maceió/AL); D'Karona (Recife/PE) e Os Ultras (Recife/PE).

A Equipe Relâmpago (Recife/PE) do sempre folclórico amigo Frade, seguia em um ritmo de prova cadenciado, sempre consistente.

O inimigo comum de todas as equipes era o sol forte e o calor quase insuportável, de tal sorte que nossa logística inicial de hidratação teve que ser revista ainda no primeiro dia do desafio.

6º TRECHO - O estreante Tião retornava novamente ao asfalto da Linha Verde - BA 099, acostamento estreito que exigiria muita atenção em relação à segurança, pois os carros trafegavam em alta velocidade naquele local. O percurso difícil de 15,8 Km saía do trevo de acesso à Costa do Sauípe, passava pela Posto da Polícia Rodoviária, pelo trevo de acesso a Massarandupió e encerrava próximo à placa do Km 90 daquela Rodovia. Na contabilidade Tião gastou 01:22:44 para encerrar a sua participação no sábado, pace de 05:04/Km. Observação: aqui nosso atleta experimentou as inúmeras e intermináveis subidas, o que resultou no ritmo em 17 segundos mais lento para cada 1 Km.


Tião

7º TRECHO - Descansei aproximadamente 5 Horas, retornei para finalizar minha atuação no Sábado. Percurso difícil de 14,5 Km, percorrendo ainda a Linha Verde - BA 099, local muito isolado, sem a presença de posto de combustível, acostamento estreito e inclinado. Ao longo do trajeto passei pelo trevo de acesso a Subaúna (BA), Pelo Povoado Sítio Novo. Na minha avaliação foi a pior parte do sábado, pois me sentia dentro de um forno de microondas, era muito calor e muita subida.  O pace foi de 4:45/Km, tempo gasto de 01:08:54. Em razão do calor extremo o ritmo empregado foi um pouco mais lento do que o trecho 2, ou seja, cerca de 13 segundos a mais para cada 1 Km.


subida... subida... subida... ufa!!!

8º TRECHO - O Guru Samuel voltou para superar os próximos 15,5 Km, continuando na Linha Verde - BA 099. Esse trecho não possui nenhum posto de combustível. O ponto de referência mais significativo do local era a Ponte sobre o Rio Inhambupe. A avaliação do trecho era difícil, todavia, com o tempo de 01:11:26 foi possível ao guerreiro da Bsb Parque manter o pace de 04:38/Km. Aqui estava demonstrado a capacidade de nosso Capitão, mesmo com os contratempos do terreno (subidas) ele praticamente manteve o ritmo inicial, variando apenas em 2 segundos em comparação ao primeiro trecho que ele havia corrido.


Samuel no Posto de Transição

9º TRECHO - Wilson Bomfim, O gigante que literalmente adormecia na Van, voltaria agora para o combate. Esse foi o trecho mais longo da prova e caracterizado pela quantidade de subidas no decorrer dos 16,9 Km. Não havia Posto de Combustível ou povoados. O encerramento deu-se 500 metros após a Ponte do Rio Mucambo. Para finalizar sua participação no sábado gastou 01:32:38, com pace de 05:02/Km. Simplesmente impressionante... ele conseguiu ser 5 segundos mais rápido do que seu primeiro trecho. O que não agradou ao grupo foi receber a informação que ele estava com uma bolha enorme na parte debaixo do pé direito, o mesmo pé do joelho judiado pela condro malácia.


Bomfim encarando mais uma subida!!!

10º TRECHO - Ornaldo Fernandes era o nome para enfrentar o percurso mais difícil de todo o desafio. A avaliação dos organizadores da prova era: 16 Km, MUITO DIFÍCIL, aclives e declives muito acentuados, todavia, na velocidade que ele descia ele subia... o pace? inacreditável: 4:17/Km, para concluir em 01:08:41. Nesse percurso passamos sobre a Ponte do Rio Itariri e também pelo Restaurante Fazenda.


Fernandes

A Chegada do Sábado foi em frente a lombada no Trevo de acesso a cidade de Conde (BA). Levamos 12:15:54 para concluir a tarefa, assegurando a 4ª colocação, 22 minutos atrás da terceira colocada a Equipe Pé no Chão (Maceió/AL).



Colaborador Jorge Neris e Fernandes
Missão cumprida no 1º dia, era hora de tomar um belo banho, alimentar a tropa e repousar para a bagaceira que seria o 2º dia no Domingo. 

Ocorreu que, a Pousada Sol de Verão, situada no Povoado Siribinha, uma pequena Vila de Pescadores, estava distante cerca de 22 Km daquele trevo e boa parte, cerca de 12 Km, seriam percorridos sobre areia de praia. Concorrentemente com a noite que chegava de forma vagarosa, o silêncio imperava dentro da van, era nítido o semblante de preocupação de todos quanto à uma eventual complicação no trajeto (atolamento na areia). 

De toda a sorte, mesmo não tendo responsabilidade direta, Samuel Toledo que desconhecia essa particularidade do local, de forma cortes, porém constrangido, pediu desculpas ao motorista da van pela situação. O fato é que depois do leite derramado, deveríamos direcionar nossa atenção para a alimentação e o descanso. Assim encerrou-se as atividades daquele sábado. Ah sim, já ia esquecendo a Equipe Bsb Parque aguarda ansiosamente seu comentário avaliando, criticando, dando dicas.


!!! O relato do Domingo já está sobre a prancheta !!!

*****************************************************
****************************************
********************



16 comentários:

  1. Silvestre,
    Que texto maravilhoso. Parece que eu estava correndo com vocês. Parabéns!
    A performance de sua equipe impressiona.
    A participação da BsB PARQUE já é uma tradição na ULTRAMARATONA DE 300 km e não imaginamos a próxima etapa sem vocês.
    Conversamos muito pouco, mas no próximo ano vamos fazer a reunião técnica virar uma parte especial do evento, possibilitando maior integração entre os corredores.
    Um grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Gilmar,
    Em nome da Equipe Bsb Parque agradeço o carinho e a calorosa recepção dos amigos da ACORJA/PE, em especial, dos abnegados e incansáveis Lula Holanda e Gilmar Farias, pois sabemos quanto foi difícil para vocês organizar uma prova dessa magnitude. Quanto à participação da Bsb Parque, acredito que o criador irá permitir e quem sabe com a Equipe Bsb Parque II. Também vejo com bons olhos fazer a reunião técnica virar uma parte especial do evento... Nós todos merecemos esse tipo de evento paralelo (confraternização).
    Forte abraço,
    silvestre

    ResponderExcluir
  3. Grande Silvestre,
    O relato é fiel aos acontecimentos, você não deixou passar nada, nossa equipe foi maravilhosa em todos os pontos, e como foi bom o convívio nessa aventura, quero também registrar que nosso sexto integrante foi o Jorge nosso motorista, fotógrafo, estrategista, apoio, só faltou correr. Foi muito lembrado por todos nosso amigo Pedro que não participou neste ano.
    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
  4. Capitão Samuel,
    Leitura perfeita do que foi nossa aventura em terras Baianas e Sergipanas. Não tenho palavras para agradecer aos integrantes da Equipe Bsb Parque pelo convívio desses dias. Quanto ao motorista que se tornou o sexto integrante, já reservei alguns parágrafos para enaltecê-lo, aguarde o Episódio 2 - Domingo.

    ResponderExcluir
  5. Grande Silvestre,

    Parabéns, primeiramente, pelo belo relato. Como foi bom ler essa preciosidade. Segundamente, pela excelente corrida da nossa imbatível equipe BSB PARQUE. Imbatível porque com a média de idade da turma consegue andar no calcanhar da "elite" corredora.
    Tenho orgulho de integrar essa equipe e ser um liderado pelo nobre capitão Samuel, que no comando da organização vira um sargentão. Do contrário, seria impossível alcançar os resultados apresentados.
    Grande abraço,

    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,
      É com muito carinho que recebo suas palavras de incentivo. No que se relaciona à media de idade, por absoluta polidez não divulgarei, mas isso é uma verdade... ainda conseguimos andar no calcanhar deles e quando eles descuidam... já viu né. A Equipe BSB PARQUE sente a sua falta, desejo que o amigo retorne logo às atividades para treinarmos, quem sabe em breve. Quanto ao Capitão Nascimento, digo... Samuel... ele é nota 10.
      Forte abraço,
      Silvestre

      Excluir
  6. Grande Silvestre
    Em primeiro lugar , obrigado por lembrar deste humilde pangaré .
    Já vi que este ano não tinha mesmo como acompahar voces , porque estão muito rápidos .Agora estou no grupo de 5'40"/Km .
    Parabéns pelo belo relato .
    O Samuel está muito " faceirinho e serelepe" correndo com um sapatinho azul e outro rosinha .
    Parabéns para toda a equipe !!!!!!!!
    Grande abraço
    Pedro Ivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrão!!!
      Você é um atleta que toda equipe gostaria de ter, sei que a modéstia é característica dos grandes corredores, de fato você foi muito lembrado por nós todos. Quanto ao comentário do sapatinho... esse é por sua conta.
      Forte abraço,
      Silvestre

      Excluir
  7. Silvestre,
    Belissimo relato, me senti dentro da prova. Estou rindo ate agora das suas aventuras na moita, me fez lembrar daquelas interminaveis subidas da Conrades quando tive este mesmo problema por duas vezes, mais sem os cachorros e arame farpado. Sou fã desta equipe e de todos que participaram desta famosa ultramaratona. So faltou o Eduardo. Parabens e um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Nelson Junior,
      Quando escutamos histórias de corredores a gente sempre imagina que aquilo é enganação ou coisa do gênero. Ocorreu que, eu vi o navio quase afundando, irmão... a coisa foi feia. Obrigado pela atenção. em breve postarei o Episódio 2 - referente ao dia de Domingo, você também vai se divertir e se sensibilizar com a superação no final de prova.
      Forte abraço,
      Silvestre

      Excluir
  8. Amigo Silvestre;

    Apesar do pouco contato que tivemos durante a competição,nós sabíamos do potencial da equipe BSB,que já no ano anterior havia corrido muito. E foi bonito ver a virada que deram em cima dos terceiros colocados no segundo dia da corrida.Seu relato foi bem fiel a tudo que transcorreu nessa Ultra,além de muito bem acrescido com toques de humor.Foi muito bom ter essas duas competentes equipes do DF elevando o nível técnico da ultra deste ano.Concordo também que há a necessidade da reunião técnica para que haja uma maior aproximação entre as equipes.Abraços pra todos vocês.Até breve.

    ResponderExcluir
  9. Meu amigo Augusto Brito,

    Parabéns pelo 1º lugar no desafio e pela maravilhosa performance da Equipe C Jaguar (Jaboatão/PE), em nome da Bsb Parque receba e transmita um caloroso abraço em Edilson, Sansão, Ronaldo e Rildo, vocês são competitivos ao extremo.

    Nós do Distrito Federal nos sentimos maravilhados de haver participado de mais um evento contagiante que foi organizado pela ACORJA/PE.

    Quem sabe em 2013 a gente possa realizar aquela confraternização entre todos os participantes, talvez antes e depois.

    Forte abraço,

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  10. Silvestre, perfeita sua narrativa. Muito divertida e verdadeira. Parabéns!!
    Estou muito feliz por ter aceitado meu convite para me apoiar na BR 135 em Janeiro, assim como foi nas 24 horas dos Fuzileiros Navais em 2011, muito obrigado. Agora lanço o convite para que além de ser apoio seja também o narrador da nossa aventura pela Serra da Mantiqueira.
    UM forte abraço

    WILSON BOMFIM

    ResponderExcluir
  11. Gigante Bomfim,

    Obrigado pela visita. No que se relaciona à BR 135 será uma oportunidade impar para este discípulo, acompanhar o mestre.

    A propósito do desafio de narrar sua "saga" no decorrer do desafio em plena Serra da Mantiqueira, informo que o tema já fazia parte do planejamento, uma vez que este espaço nasceu para compartilhar experiências.

    Forte abraço,

    Silvestre

    ResponderExcluir
  12. SENSACIONAL , MARAVILHOSO , IMPAR E ELETRIZANTE A BELA POSTAGEM COM EXCELENTE COMENTÁRIOS !!!

    DO CORAÇÃO AMIGOS !! NOSSO MUITO OBRIGADO! VOCÊS JÁ SÃO DA FAMÍLIA ACORJEANA !!

    GOSTARÍAMOS DE VER E VIVENCIA OS COMENTÁRIOS DA PRÓXIMA ULTRA DE REVEZAMENTO - MOSSORÓ X NATAL - 300KM EM 23 E 24 DE NOVEMBRO/2013.

    VALEU CAMPEÃO DOS CAMPEÕES !!! SOMOS SEUS ADMIRADORES !

    Grande Abraço
    LULA HOLANDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Lula Holanda,
      Para nós, membros da equipe Bsb Parque, é um orgulho estar na lista de amigos da ACORJA - Pernambuco. Nós é que temos que agradecer pelas oportunidades de desbravar/compartilhar as estradas no decorrer das etapas do "Desafio Correndo o Nordeste".
      Transmita nossos agradecimentos aos amigos Gilmar e Almir.
      Ah... já ia esquecendo: - é muito legal quando uma postagem sobrevive ao tempo e volta a ser lida novamente por um apaixonado pela corrida.
      Ultra abraço,

      Silvestre

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre