segunda-feira, 29 de junho de 2015

Depois do primeiro passo, é quase impossível parar.

Na madrugada gelada do inverno, quando me dei conta, os antigos e eternos algozes - os cachorros - ficaram latindo à beira da estrada, azar do Márcio Costa e do Marcelo Casado, que corriam poucos metros atrás do Vilmar Rocha, outro companheiro de fibra.

Não deu outra - o tributo em acordar a matilha em plena madrugada, seria mais um estímulo para melhorar o ritmo de corrida dos guerreiros, ou seja: "sebo nas canelas moçada", caso contrário, o ataque seria inevitável e, convenhamos, estragaria toda a festa, que naquela altura, estava próxima da metade do caminho - 60 Km, entre Edilândia e Girassol.

Antes de continuar a narrativa, gostaria de lhe perguntar se você conhece alguém que seja: em primeiro plano, seu amigo; que também, compartilhe a paixão pela corrida; que seja metódico ao extremo; que seja tão insistente, ao ponto de você não conseguir se desvencilhar dos convites ou ciladas; que ao mesmo tempo, flerte com a genialidade e a insanidade; e que acima de tudo, consiga agregar ou reunir muitas pessoas em prol de determinada ação, conduta ou evento - especialmente, corridas e treinos.
Revezamento da Madrugada - 132 Km Brasília x Pirenópolis
Se você ainda não conhece ou não tem um amigo assim, sorte sua, porque nós - Bomfim, Dudu, Eduardo, Fábio, Fernandes, Jorge, Maranhão, Marcello, Márcio, Miriam, Pedro, Reginaldo, Robson, Rodrigo, Samuel Vianna, Sérgio, Silvestre e Vilmar - conhecemos e volta e meia, somos literalmente abduzidos pela energia simbiótica de suas idéias mirabolantes.

Acompanhe nossa última história!!!

Em meados de fevereiro, publiquei a postagem: "Toda caminhada começa com um simples passo" - sobre a caminhada de aproximadamente 140 Km, que foi realizada por amigos, entre Brasília e a cidade turística de Pirenópolis, que fica na Serra dos Pireneus, no estado de Goiás.


De lá pra cá, dois outros eventos de caminhada, também foram organizados e muito bem sucedidos. Ocorreu que, assim que desembarcamos da África do Sul, o amigo - prefiro manter seu nome em sigilo - me indagou sobre uma ideia que lhe ocorreu - nos momentos de insônia, imagino - em reunir um grupo de amigos para correr boa parte daqueles 140 Km entre Brasília e Pirenópolis, em plena madrugada.

Não sei a receita do sucesso, mas no final das contas, ele conseguiu cooptar: 14 atletas, 1 guerreira de fibra, 4 pangarés e 4 quelônios, para correr o "Revezamento da Madrugada - 132 Km - Brasília x Pirenópolis".

O plano era muito simples:

Início à meia noite de sábado - dia 27.06 ou, se você preferir - 00:00 horas de domingo - dia 28.06.2015; 4 veículos para transportar apetrechos e suprimentos - hidratação + alimentação; 4 corredores em cada veículo; revezamento programado na planilha, com meta volante de 4 Km; todos correndo os últimos 4 km; chegada a Pirenópolis entre 11:00 e 12:00 horas de domingo; banho revigorante nas águas geladas do Rio das Almas, almoço no Restaurante das Flor, retorno à Brasília.
Planilha do Revezamento
O Posto Policial Rodoviário, situado na Via Estrutural - sentido Taguatinga, foi o ponto de encontro do grupo. Sem muitas delongas, a reunião de coordenação foi realizada, esclarecendo as regras do jogo, digo: do revezamento.
Nosso lema: Segurança
lá vamos nós...

No quesito segurança, em se tratando de corrida à noite, sempre haverá espaço para camisas, coletes e tênis refletivos; lanternas de cabeça e de mão; até mesmo para meus óculos de visão noturna - desculpe, mas a regra era não deixar nada escapar.

Vamos retornar à narrativa dos dois primeiros parágrafos:

Assim que concluí os 4 km - referente à décima quinta etapa do revezamento, coloquei dois outros agasalhos, adentrei para o veículo de apoio e absorto, comecei a me questionar sobre o fato de ter aceito aquele convite, digamos "macabro", em correr o revezamento na madrugada mais gelada do ano.
não tava fácil para ninguém...
Não adiantava chorar ou reclamar pelo leite derramado, pois naquela altura, 60 Km já haviam sido percorridos, ou seja, a aventura estava praticamente na metade do caminho.

À medida em que retornava para o interior do veículo, imaginei a sensação térmica que a Miriam - guerreira do pedal - sentia ao pedalar sua bike, sem revezamento, ou seja, a situação era ainda mais complicada pois além da madrugada gelada, ventava muito.
Maranhão, Samuel Viana e Miriam, a guerreira do pedal
Acompanhando a máxima que uma imagem vale mais do que mil palavras, vou economizar um montão delas para demonstrar que a coisa não tava fácil para ninguém.
correndo de pijama...
primeiro ponto de transição...
Jorge Coentro
Pedro - Sérgio
Eduardo e Rodrigo
Márcio - Reginaldo - Marcelo
Sem dar tréguas para os insanos, o frio continuou a nos castigar durante toda a madrugada.

As baixas ou quase baixas, eram mínimas no pelotão de aventureiros.

Vez por outra, alguém desaparecia no meio da escuridão, deixando os demais preocupados, entretanto, minutos após o desaparecimento, o fujão surgia de semblante renovado.
lá vem o sol...
Com o surgimento do sol - que proporcionou intensidade, brilho e cores à aventura - nossa esperança de melhoria do clima, também se renovou.
lá vem o Sol... Sérgio e Bomfim
Com o dia claro, nos aproximamos do Auto Posto Serra dos Pireneus, que fica no trevo de acesso à Cocalzinho de Goiás e, imediatamente, interrompemos o revezamento - por alguns instantes é claro - para devorar o estoque de café, leite e pão de queijo da lanchonete.

A explicação era simples: - estávamos saturados e cansados de tanto ingerir gel de carboidrato, isotônicos, água, bananas e sanduíches frios.

Lembra-se daqueles 4 pangarés que o organizador havia cooptado para correr o revezamento. Pois bem, eles compareceram no local e hora marcada, todavia, declinaram da prerrogativa de correr o trecho de terra com nosso grupo - literalmente, fugiram, uma vez que não reuniam condições físicas e técnicas para acompanhar o ritmo de corrida dos amigos - Fábio, Rodrigo, Eduardo, Fernandes, Jorge, Maranhão, Reginaldo, Pedro, Sérgio, Vilmar, Robson, Márcio, Casado, Samuel Vianna e Samuel Toledo - ops... falei o nome dele.
4 pangarés fugindo do combate
Um pouco adiante, levei um baita susto quando enxerguei a placa do Parque Estadual dos Pireneus, que trazia a seguinte informação: "proibido animais domésticos" - Apesar do momento de hesitação, logo recordei: - "sou Silvestre". - Pronto, tudo resolvido.
proibido animais domésticos
Por falar em placa de advertência, em nova oportunidade, fiquei intrigado quando outra placa indicava que era proibido escalada no Morro do Cabeludo. Confira!!!
proibido escalada
Em face do terreno e do cenário deslumbrante, o revezamento da madrugada tornou-se revezamento da manhã - ainda gelada é claro - os veículos da rodovia deixaram de ser o ponto sensível da segurança, os celulares e máquinas digitais saíram da mochila, enfim, parecia que o desafio havia começado.

Enquanto isto, a corrida continuava e a Serra dos Pireneus era desbravada.
Serra dos Pireneus
Morro do Cabeludo
imponência
 magia
Aos poucos e de 4 km em 4 km, fomos nos aproximando da meta final: Pirenópolis.

No semblante dos amigos, transcendia o entusiasmo e a alegria de concluir mais uma aventura coletiva.
Hoje, frente para o computador, não consigo reunir argumentos suficientes para descrever aquele derradeiro momento, então, resolvi recorrer às imagens e legendas, quem sabe, assim, eu consiga demonstrar como deu-se a etapa final.
retornando
sintonia
perseverança
fibra
compartilhando
determinação
superação
união
parceria
força
diversão
amizade
mais um morro
trilhas e trilhas
recompensa final...
exaustão
Após esta sequência de belas imagens, me despeço com o tradicional ultra abraço, ressalvando aos guerreiros e guerreira - que travaram o bom combate - que por incrível que possa parecer, a tarefa mais árdua foi a de separar as imagens para a postagem, uma vez que por limitações técnicas não consigo incluí-las na totalidade.

Quanto aos vídeos, logo que chegar à Guaíra, estarei atualizando a resenha.

Dionísio Silvestre

18 comentários:

  1. Grande Silvestre. Seu relato sobre a nossa aventura, que de fria teve só o tempo, ficou muito bom. Realmente os cachorros fizeram com que eu corresse mais rápido em plena subida. Para mim foi pura superação pois estava enfrentando problemas estomacais e não conseguia alimentar ou hidratar. Valeu pela sua companhia e a oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,

      Queira ou não, os cachorros te auxiliaram a compreender que seu limite de corrida é um pouco maior do que você imagina. O treino foi uma excelente amostra do que você terá pela frente, nos treinos para a Comrades 2016.

      Forte abraço,

      Excluir
  2. "Quando as pessoas estão determinadas, elas conseguem alcançar qualquer coisa".
    A frase acima foi dita pelo Nelson Mandela e foi justamente que aconteceu com o nosso grupo na madrugada de sábado para domingo. Dezoito pessoas determinadas, motivadas por um Samuel inspirado, um líder inato e agora fomos coroados com a sua narrativa que ficará registrada, para sempre que quisermos, virmos aqui e relembrar desta grande aventura.
    Um grande abraço a todos e obrigado pelas companhia agradável de todos e pelos incentivos que recebi durante o percurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Bomfim,

      Com a companhia agradável dos amigos, a missão tornou-se ainda mais prazerosa. E agora, quando será a próxima?

      Excluir
  3. Mais uma vez parabéns a todos e em especial pra você,silvestre...
    pela disposição em relatar o grande evento.
    Um abraço e até a próxima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernandes,

      Divulgar eventos como este, concorrem para solidificar a proposta "tira do sofá e bota para correr".

      Por vezes, amigos(as) que leem a resenha, abandonam o sedentarismo e aos poucos, com orientação profissional adequada, mudam o estilo e a qualidade de vida.

      Por falar em estilo, você ficou bem na foto!!! (rsrs)

      Excluir
  4. Foi sensacional estar participando desse desafio com todos esses grandes corredores, que não tinha nenhum cunho competitivo e sim a integração e diversão para nós que temos a corrida como uma grande paixão, sim amamos correr. O seu relato sempre é repleto de detalhes e bom humor, e essa foi a essência do desafio. Todos descontraídos e se divertindo. Agradeço pela oportunidade de ter partilhado dessa aventura com todos vocês.

    Abraços, Samuel Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,

      A resenha tinha como proposta, narrar a aventura de vários amigos, assim, procurei me ater aos aspectos relacionados ao coletivo - integração e diversão.

      Quanto aos agradecimentos, enalteço sua descontração, bom humor e acima de tudo, sua humildade, pois você está incluído em um grupo de atletas diferenciados. Sucesso amigão!!!

      Excluir
  5. Amigos,

    O relato do Silvestre está perfeito e as fotos registram os momentos vividos de amizade, superação, frio, união, descontração, alegria, cansaço e comilança, entre outros.

    Nossos objetivos foram amplamente alcançados, quais eram: Treinar, Confraternizar e Divertir.

    Para mim foi um evento maravilhoso, com muita superação, busquei em todos os meus trechos fazer meu melhor, tinha tempo que não fazia um treino tão exigente, quando estava correndo o frio era agradável e ajudou a manter o ritmo, o visual do percurso foi o ingrediente motivador o céu cheio de estrelas e com uma lua gigante depois vieram as paisagens da vegetação e das montanhas coisa de louco!

    A estratégia de mudar os amigos a cada trecho, gerou fôlego novo, pois tinha novas feras ao seu lado e para não ficar muito atrás os limites eram extrapolados kkkk.

    Como todos gostaram vamos programar outros eventos.

    Aquele abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guru,

      Só você para nos proporcionar tamanha diversão. Brincadeiras à parte, o evento foi irretocável, em primeira instância pela harmonia que reinou entre os participantes; pelo nível de dificuldade, proporcionado pela altimetria e clima; por fortalecer o quesito autoconhecimento, enfim, por absolutamente tudo.

      Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Excluir
  6. Parabéns pelo relato Silvestre, ficou muito bom... Um abraço e até o próximo treino! Jorge Coentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,

      A festa só não foi mais intensa, porque o amigo teve problemas estomacais, entretanto, sua recuperação foi impressionante, permitindo participar das derradeiras etapas.

      Forte abraço e até o próximo treino!!!

      Excluir
  7. Ficou excelente a sua resenha mestre Silvestre.
    Para mim foi uma experiência um pouco diferente participar de uma aventura dessa consciente de que não poderia correr em nenhuma hipótese. Um bom pra mim é que não tive nenhuma vontade. Isso pra mim foi sensacional.
    Grande abraço a todos e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Eduardo,

      A paciência é uma virtude a ser trabalhada diuturnamente. Para os que amam a corrida, conter o ímpeto de retornar aos treinos é tarefa árdua, todavia, pode ser o divisor de águas entre uma recuperação "meia boca" e o pleno restabelecimento.

      Excluir
  8. Pessoal,
    Antes de mais nada, deixo o registro do meu agradecimento e satisfação pela participação de tão inusitado desafio. Foi uma honra muito grande fazer parte da equipe, assim como poder relatar a minha experiência neste ilustre espaço administrado pelo Silvestre que nos brinda com sua narrativa sempre bem elaborada.
    Nos 132 km do trajeto entre Brasília e Pirenópolis, ora correndo ora deslocando de carro, tive a oportunidade de perceber as minhas várias facetas ou humores. Começou com a expectativa e curiosidade pelo começo da aventura, talvez um pouco também de insegurança de não dar conta do recado. Com o passar do tempo, após correr os primeiros trechos que estava escalado, fui-me sentindo mais à vontade, mais confortável, mais seguro. Se o clima frio, agravado pelo vento constante em boa parte do trajeto, dificultava a minha missão, o companheirismo e a abnegação de todos para fazer o que foi proposto superavam estas dificuldades climáticas.
    Depois de um certo tempo, entre corrida e deslocamento de carro, já o entusiasmo foi dando lugar ao cansaço, ao sono e, mais uma vez, ao receio de não dar conta do recado. Mas é interessante que mesmo convivendo diuturnamente comigo mesmo, ainda consigo surpreender-me, positiva ou negativamente. Felizmente, neste caso, foi positivamente. Mesmo sem o mesmo desempenho dos primeiros percursos, completei todos os quais fui escalado no limiar das minhas forças físicas e psicológicas. Mais uma lição que eu aprendi na árdua tarefa de conhecer a mim mesmo. Então, além dos objetivos de treinar, confraternizar e divertir, tive a oportunidade de mais um, tão nobre quanto, de conhecer-me um pouco melhor.
    No mais, parabéns a todos e que venham outros desafios.

    Abraços,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio,

      Seu comentário é tão expressivo e agregador, que terei que respondê-lo separando os aspectos abordados.

      De fato, este espaço é nosso e no meu caso, cumpre-me apenas administrá-lo para redigir e inserir as narrativas com as lições recebidas dos abnegados corredores.

      É importante este seu "feed back" - sobre as emoções e sensações que experimentamos no decorrer de um revezamento tão longo.

      Com sempre dito pelo Bomfim: - os vocábulos "insegurança, expectativa, confiança, segurança, companheirismo, entusiasmo, cansaço, abnegação, sono, receios, surpresa, limiar físico e psicológico, objetivo, treinar e confraternizar" fazem parte do pacote das ultramaratonas e por via de resultado, nos levam à sua essência maior, que é o autoconhecimento da máquina perfeita que o criador nos proporcionou.

      Compartilho a sua avaliação - foi especial "conhecer-me um pouco melhor".

      Forte abraço, obrigado pela visita e pelo comentário.

      Excluir
  9. Ao nosso escritor atleta.
    Parabens pela narrativa de mais uma aventura em que eu tive o privilegio de participar.
    Voce faz das passadas um saudoso relato.
    A experiencia foi muito gratificante e marcante.
    Eu os tinha como grandes guerreiros. Agora eu os tenho como gigantes guerreiros.
    A vc e a todos muito obrigada pelo carinho e atencao. (Eduardo companheiro de bike)obrigada por me posicionar no meio desses grandes corredores.
    Forte abraco ,
    Miriam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam,

      Indubitavelmente, a atividade física, bem orientada por profissionais - médicos e educadores físicos - permitem a melhoria do estilo e da qualidade de vida.

      Quando associamos segurança (médica, técnica e física) e aventura, a corrida torna-se diversão, semelhante ao que nos aconteceu - o grupo correndo em revezamento e você pedalando os 132 Km, sem revezamento.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre