terça-feira, 29 de novembro de 2011

300 Km - Aracaju (SE) x Maceió (AL) - Episódio 1

A proposta desse espaço foi de compartilhar experiências no curso das corridas, pois bem, eis que surge a primeira oportunidade. Narrar ou tentar demonstrar em 04 episódios, a dimensão do que foi a Ultramaratona de Revezamento 300 Km -  Aracaju x Maceió, realizada nos dias 25 e 26 de novembro de 2011.

O evento foi simplesmente maravilhoso. Vamos ver porque? - Desembarquei na tarde de sexta feira, 24.11.2011, no Aeroporto de Aracaju, cidade onde foi dada a largada da prova. Estavam inscritas 13 Equipes, sendo cada grupo formado por 5 corredores, guerreiros, gladiadores, desbravadores... não sei ao certo qual a nomenclatura utilizar.

O certo é que no dia 24 ao longo do Congresso Técnico já podia ser percebido no semblante de cada um daqueles 65 atletas escalados para o desafio, aquele olhar de realização, aquele semblante determinado, aquela vontade de superação, a troca de experiências e a consequente confraternização tão característica dos corredores.

De forma didática os companheiros da ACORJA (Corredores da Jaqueira) - Lula Holanda e Gilmar, explanaram como seriam os 20 trechos de aproximadamente 15 Km.

O Desafio começou exatamente às 05:00h de sábado, 25.11.2011, em frente aos Arcos na Praia de Atalaia, Aracaju, Sergipe...o sol já despontava no horizonte. confira a foto das EQUIPES que toparam o desafio: Os Ultras, Magnun Runners, Loucos do Asfalto, Relâmpago (Recife/PE), CJaguar, BeneRunners (Jaboatão dos Guararapes/PE), SóCanelas/BSB Parque (Brasília/DF), SóCorro Armazém, Devagar e Sempre, Pé no Chão, Passo no Futuro (Maceió/AL), Selva Adventure e Norcon (Aracaju/SE).



Brasília esteve representada pela seguinte Equipe: Capitão Samuel Toledo, dos veteranos Pedro Ivo e Wilson Bonfim, do veloz Fernandes e do novo integrante Dionisio Silvestre (eu). No meu conceito foi a realização de um sonho.


Coube ao determinado Pedro Ivo iniciar o primeiro trecho em frente aos Arcos na Orla da Praia de Atalaia, no Munícipio de Aracaju, esse percurso passou pelo Farol, Mercado Municipal, Ponte Estaiada, chegando ao primeiro ponto de transição em Barra dos Coqueiros.

Foto: Gilmar Farias
A característica de um Capitão de Equipe é a firmeza de propósito... e isso não faltou ao meu amigo Samuel Toledo, vejam abaixo a determinação, a vontade como recebeu a pulseira e desbravou o Município de Barra dos Coqueiros.


Substituí o nosso Capitão e logo de cara enfrentei a rebeldia do relógio Garmin que insistia em reiniciar... parecia maluco... não sabendo onde estava... pouco tempo depois passou a funcionar, marcou cerca de 14 Km do trecho, que, em tese deveria ser de 15 Km. Trecho com visual maravilhoso das dunas.

Foto: Gilmar Farias

O quarto trajeto do dia seria de responsabilidade de nosso veloz Fernandes... o menorzinho da Equipe. Esse garoto parece que nasceu com dois difusores no local dos pulmões... corre leve, solto, muito coordenado nas passadas. As vezes parecia que flutuava... nessa foto abaixo ele sequer toca no solo!!! Esse trecho foi percorrido entre o Trevo de Pirambu e a entrada da Fazenda Timbó, muito difícil...


O Quinto Elemento (não é trocadilho com o filme) era nada mais do que o Professor Wilson Bomfim (97 Maratonas, 06 Comrades, 01 Ultramaratona de 24 horas onde percorreu 150 Km). Foi a partir das conversas que tive com o Professor e com o Manoel Mendes, outro insuperável Ultramaratonista, que resolvi alçar vôos maiores. Esse ano, respeitando a minha inexperiência e ouvindo os conselhos dos mestres concluí as Maratonas de Brasília (03:21) e Florianópolis (03:16), não deixando de mencionar o marco inicial que foi os 51 Km da Volta ao Lago em Brasília (05:03). Vou reverenciá-lo postando uma foto emblemática na BR 101... o cabra enfrentou até as carretas (ufaaaaaa...) Munícipio de Carmopólis.


Assim foram os primeiros 75 Km percorridos pelos integrantes da Equipe SóCanelas x Bsb Parque, ou seja, metade da tarefa do sábado havia sido concretizada, todos estavam entusiasmados e dosando as energias para o desenrolar do dia.

Em breve volto aqui para comentar a parte final daquele primeiro dia (sábado, 25.11.2011)

3 comentários:

  1. Belo relato companheiro! Aguardo os próximos capítulos. Meus parabéns a toda sua equipe. Vocês deram um show na Ultramaratona. Um exemplo de verdadeiros corredores.
    Abraços,
    Marcos Gelinho - Magnum Runners

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos,
    Já estou com saudades de nossas confraternizações, de fato a prova cativa a solidariedade entre os participantes.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Dionísio,
    a sua equipe deu um lindo show. Confesso que senti dificuldades em fotografá-los. Vocês passavam rápido e isso me dava uma única chance de acertar na luz e no foco.
    Uma pena não ter fotografado o Fernandes correndo.
    Já completei os quatro capítulos da ultra 300 km Aracaju x Maceió.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre