quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

300 Km - Aracaju (SE) x Maceió (AL) - Episódio 2

Sábado, 25 de novembro de 2011, primeiro dia de prova, iniciavamos o sexto trecho no Posto BR, localizado no trevo da rodovia, entrada para a cidade de Carmópolis. Em nosso grupo havia certo temor quanto ao trânsito intenso da BR-101, muitos caminhões trafegando, todavia, Pedro Ivo elegantemente lançou-se a correr em um trecho complicado e difícil, primeiro pelas constantes subidas e descidas, segundo pelas obras que aconteciam no trajeto. Nada disso o impediu de concluir com maestria. Essa foto abaixo foi tirada em um dos pontos de hidratação! - Ah sim... já ia esquecendo, altimetria variando entre 09 e 106m.

Vamos seguir adiante com o trecho 7, Samuel Toledo, enfrentou talvez a temperatura mais alta do dia. A altimetria do terreno indicava variação entre 50 e 161 m, percurso difícil e ainda na BR-101. A conclusão do percurso se dava em frente ao Posto Petrox, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal. Em mais uma oportunidade o Lider da Equipe nos contagiou com sua energia sempre positiva, embora os obstáculos se apresentassem cada vez mais complexos.
A prosa entre os atletas que estavam no apoio ficava cada vez mais interessante, o Professor Wilson Bomfim sempre introspectivo, o veloz Fernandes gastando a energia que lhe sobrava, o determinado Pedro Ivo narrando-me as provas que participou recentemente, eis que novamente surgia o meu trecho, início ainda na BR-101 e pouco depois dirigindo-se, ou melhor correndo-se pela SE-335. Na minha avaliação o vento forte que estava ao contrário do sentido dos atletas, foi o maior obstáculo a ser superado.
Nessa atmosfera que encorajava os integrantes da Equipe SóCanelas x Bsb Parque, chamamos o Fernandes para consolidar de vez o ritmo que haviamos estabelecido na 3ª colocação, ou seja, "pace" aproximado de 4:45/Km, algo impressionante considerando a faixa etária dos integrantes. A velocidade empregada pelo Fernandes era tão significativa que a câmera fotográfica não conseguiu acompanhá-lo, só consegui tirar sua foto quando estavamos atravessando o Rio São Francisco de Balsa em direção à cidade de Penedo/AL e olha que ele, com esse tamanho todo, também enfrentou um vento contrário.
O último percurso do dia, que terminaria às margens do Rio São Francisco, seria de responsabilidade do meu amigo Wilson Bomfim, a temperatura já se apresentava amena, percurso favorável ao corredor, seguindo pela SE-335, entrando à esquerda no trevo de acesso ao Município de Neópolis. A foto abaixo demonstra que os integrantes da Equipe chegaram bem, não havendo relatos de lesão ou fadiga muscular. Nesse cenário maravilhoso encerrou-se o 1ª dia do Desafio, era chegado o momento que considero super importante em eventos de longa duração: "repouso + alimentação", sem esses dois ingredientes nenhum corredor consegue manter a performance.

 See you later!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Divertido e interessante esse relato! ...e as outras corridas de 2012, 2013...? Ah! O professor Wilson Bonfim a que se refere, foi professor do Colégio Guido? Por favor, responda-me!
    Grata,

    MM

    ResponderExcluir
  2. Maristela,

    Seja muito bem vinda ao "Correr é Pura Paixão". Acredito que não estamos falando da mesma pessoa. O professor Wilson Bomfim que faz parte de nossas resenhas, com "m" antes do "f", recebe este nobre título em decorrência de seu invejável currículo esportivo, algo em torno de 115 Maratonas e Ultramaratonas. Entre as quais destaco as 08 Comrades. Ultra abraço,

    Dionísio Silvestre

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre