segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O que haverá de novo na Comrades 2014?



Estava com uma dificuldade enorme para iniciar esta postagem e informar que as inscrições para a Comrades 2014, via site oficial da competição, estarão abertas a partir de 1º de setembro de 2013.





Queria construir um texto associando as informações da data de abertura e de encerramento - 30 de novembro de 2013 - bem assim, trazer outros dados relevantes que atraísse a atenção do amigo leitor.

Uma dúvida insistia! - Como atrair e direcionar a atenção dos leitores apaixonados por corridas para a prova da África do Sul?

Em minha mente eu desenhava uma linha de raciocínio e confesso que nada do que produzia me agradava.

Após relutar muito, resolvi interagir com o "oráculo google" quando então, me deparei com um texto muito interessante, assinado pela Jornalista "Tamires Torres" sob o título: "A difícil tarefa de cativar o leitor na era do nada mais é novidade".





Nessa concepção, acredito ter encontrado o "x" da questão, ou seja, não é novidade que as inscrições para a Comrades são limitadas inicialmente à 18.000 atletas e que cada vez mais serão muito concorridas - ano após ano.





Não é novidade que você terá aproximadamente 9 meses para se preparar para o desafio, uma vez considerada a data da corrida: 01 de junho de 2014, Domingo, 05:30h, Pietermaritzburg.

Também não é novidade que a inscrição por si só não basta, tendo em vista que você deverá possuir qualificação para participar da Comrades, ou seja, deverá ter concluído no mínimo uma maratona - 42 Km - no decorrer do período de qualificação, que em regra, inicia-se no mês de junho e se estende até meados do mês de maio do ano seguinte.



Deixou de ser novidade, que para os atletas brasileiros a festa começará a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando os guerreiros e guerreiras tupiniquins se reencontrarão em mais uma nova oportunidade, normalmente na última semana do mês de maio para transpor o Oceano Atlântico, em vôos da South African Airways.




Não é novidade que você encontrará um ambiente de extrema camaradagem e companheirismo, seja antes, durante e depois da prova. 

Poderia ser novidade, más cada integrante da delegação brasileira, carrega consigo um sonho de concluir a "Rainha das Ultramaratonas" dentro de um tempo determinado, associando de imediato esse desempenho às medalhas que são distribuídas pela organização da prova.

Não será novidade a emoção de  estreantes e veteranos durante a cerimônia que antecede a largada, especialmente quando ouvirem a música "Shosholoza", que para muitos trata-se do hino informal da África do Sul e numa tradução simples seria: "seguindo em frente".



Poderia ser novidade que pessoas de mais de 70 países irão compartilhar subidas e descidas nos 87 ou 89 Kms da Comrades, entre as cidades de Durban - nível do mar e Pietermaritzburg (cerca de 650 metros acima do nível do mar).



Ainda bem que não é novidade que as pessoas, extasiadas pelo efeito catarse, se tornarão parte integrante de uma grande aglomeração de pessoas, que a seu turno, serão carinhosamente intituladas "ônibus", igualmente ao mar de pessoas da imagem ao lado, que em dado momento correm ou simplesmente caminham de mãos levantadas, celebrando a grande conquista que estará por vir.



Não é novidade o semblante inimaginável e indescritível daqueles gladiadores e gladiadoras do asfalto que se lançarão ao desafio de correr e ao final daquela longa jornada, concluirão com um sorriso enorme - antes jamais visto e por que não mencionar, dentro da meta estabelecida pela organização da Comrades Marathon - máximo 12 horas.


Há muito tempo deixou de ser novidade que para muitos amigos - brasileiros em especial - a resenha pós prova se iniciará no café da manhã do dia seguinte e se alongará pela tarde e quem sabe a noite, tamanha é a gama de assuntos e fatos pitorescos que surgem em cada jornada - Comrades.




Enfim, não é novidade que diante da magia e da beleza da Comrades Marathon, literalmente me apaixonei pela "Rainha das Ultramaratonas" desde a primeira ocasião em que pisei terras sul africanas - 2012.

Sabe qual será novidade para a Comrades 2014?

Antes que eu possa responder, retorne ao início do texto e leia somente as expressões marcadas em azul!!!

Pois bem, se as palavras que estão marcadas em azul lhe chamaram a atenção!!! - A novidade para 2014 poderá ser a sua presença no seleto grupo de pessoas que ano após ano, renovam as energias correndo a Comrades.

Se o meu prognóstico não falhar, a outra novidade será o seu relato,  que terei o prazer de postá-lo aqui, descrevendo a sua epopeia em solo africano, discorrendo de uma forma muito especial. 

Como diria "Josue Netto", quando debatemos os assuntos da Comrades, parece que estamos falando de uma pessoa, de um amigo(a)!!!

Bom!!! o propósito desta postagem foi lançar uma pequena semente em um terreno extremamente fértil (apaixonados por corrida) e tentar demonstrar que com doses diária de disciplina e dedicação, o sonho da Comrades 2014 poderá se transformar em realidade para os gladiadores(as) do asfalto, assim como aconteceu comigo em 03.06.2012.

Shosholoza!!!

10 comentários:

  1. Gostei muito da sua forma criativa e de leveza como descreveu o seu texto sobre Comrades 2014. Sou amadora na corridas e pra mim foi TUDO novidade! ;-) E posso te revelar: UM DIA VOU PARA Comrades 2014!

    abraço,
    Geisa

    www.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Geisa,

    Que bom que você gostou da forma com que tratei o tema. A intenção era justamente essa, fomentar debate entre os atletas (amadores, profissionais, veteranos, avançado, master) que a partir de dois pilares essenciais, que são "disciplina e dedicação", o sonho da Comrades é possível.
    Anote na sua agenda: "quando você participar pela primeira vez, você não deixará de pensar no passo seguinte, tamanha é a atmosfera de camaradagem e companheirismo.
    Ultra abraço,

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  3. Olá Dionisio, a Conrades é apaixonante, tenho acompanhado alguns corredores que foram e relataram sua esperiência, é emoção e motivação para quem deseja correr essa prova, espero que em 3 anos eu possa compartilhar tambem um relato, mas por enquanto já determinei uma aventura totalmente diferente para 2014, correr a PATAGONIA RUN em San Martin de Los andes, outra prova apaixonante.

    Abraços

    Eduardo Gonçalves
    http://eduardocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eduardo,
    Parabéns pela determinação e dedicação, acompanho o seu blog e tenho visto a evolução dos treinamentos e o resultado prático nas corridas.
    Quanto à aventura de correr a Patagonia Run, em San Martin de Los Andes, dependendo de qual distância você pretende correr, você vai necessitar de muitas doses diárias de disciplina e dedicação, em função do nível de dificuldade da prova, que beira a insanidade. Ultra abraço e sucesso na empreitada!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  5. Dionisio,
    Seu texto, sem sombra de dúvidas, deixou aquela vontade de conhecer de perto da Comrades. Se não bastasse o local, a diversidade do clima e a sensação de superação incluídas no pacote, viajar pra correr é tudo de ótimo. Só posso desejar sucesso e boas passadas aos amigos que lá estarão.
    forte abraço
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  6. Helena,
    Ao iniciar a construção do texto eu pensava em amizades que foram sendo construídas em face da boa e velha corrida. Pensei em amigos que já estiveram na Comrades, em corredores que estão alçando voos mais altos, pensei na própria experiência que tive nos anos de 2012 e 2013. Daí, resolvi juntar tudo, tentar cooptar a maior quantidade possível de aventureiros e quem sabe partimos para a Comrades 2014 com a maior delegação de brasileiros(as) de todos os tempos. A título de curiosidade, 132 atletas brasileiros se inscreveram na Comrades 2013. Desses, 82 concluíram a corrida dentro da meta de 12 horas. O que você acha? Estou no caminho certo?
    Ultra abraço,

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  7. Estou desde as 8:00hs procurando tudo sobre Comrades, preços de inscrição, preço passagem, preço de hotéis, além disso vendo as declarações dos colegas corredores.
    Vou continuar aqui vendo um pouco mais e não sei não, o capetinha das corridas esta aqui me infernizando para fazer a inscrição.
    Robert Vaz Rego

    ResponderExcluir
  8. Olá Roberto,
    Muito legal sua visita aqui no "Correr é Pura Paixão". Bom saber que o espírito da camaradagem e do companheirismo instigaram você a participar da prova. Ultra abraço e que os bons ventos soprem a nosso favor!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  9. Olá Dionísio...depois de 10 meias maratonas este ano estreei nos 42k e completei as maratonas do Rio e SP....ano que vem será a Volta do Lago de Brasília com 60k e espero comemorar meu aniversário de 50 anos em 202016 participando e completando a Comrades.
    Gostaria de manter contato para desde já saber como participar deste evento que é pura superação pessoal.
    Parabéns pelo texto e pelo incentivo a nós que dedicamos de maneira amadora por esta paixão de manter sempre a endorfina no limite.
    Abs
    Renato de Oliveira/Minas Gerais

    ResponderExcluir
  10. Olá Renato,
    Seja bem vindo ao "Correr é Pura Paixão". Muito bom saber que teremos mais um guerreiro estreando na Comrades em 2016. A propósito, o objetivo primordial do blog é justamente o que você comentou: "incentivar e propor desafios aos apaixonados por corridas". No que pertine às informações sobre a Comrades, sinta-se à vontade, ou seja, será gratificante auxiliá-lo. Ultra abraço e que os bons ventos continuem soprando a nosso favor!!!

    dsfj.silvestre@gmail.com

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre