quinta-feira, 24 de julho de 2014

Histórias e estórias da inesquecível Turma da Lixeira.

Meia Maratona de Brasilia
Samuel e Lobo em 2004
Hoje pela manhã, em Guaíra - Paraná, fazia um excelente clima para os pinguins - 11°C de temperatura. Olhei pela sacada do quarto e percebi que a chuva, somada ao frio, iriam impedir a realização daquela tradicional corrida. Imediatamente pensei: - Será que a turma da lixeira em Brasília, está com o mesmo problema?

Liguei o "wi-fi" do telefone celular, acessei o aplicativo "WhatsApp" e imediatamente comecei a me divertir com as histórias e estórias da Turma da Lixeira.

Para os que ainda não a conhecem, esclareço que é a turma de amigos de Brasília, que há considerável tempo, começaram a se reunir no Parque da Cidade, logo após o expediente de trabalho.

Antes de iniciarem a prática esportiva, vários assuntos do cotidiano eram debatidos - futebol, automobilismo, política, corridas - enfim, toda a sorte de assuntos.

A resenha cativava-os de tal forma que eles não se davam conta que, naquelas tardes, estavam se reunindo próximo a uma das lixeiras do parque, um local um tanto quanto insalubre, daí, foram batizados: "Corredores da Lixeira".

Atualmente, em decorrência dos avanços tecnológicos, essas resenhas não tem hora, pois se multiplicam ao longo do dia, basta acessar o aplicativo "zap zap" para você se divertir.

Ocorreu que, no dia 22 de julho de 2014, terça-feira, o amigo Samuel Toledo - postou algumas imagens e relatos sobre as corridas. A primeira delas - referia-se à Meia Maratona de Brasília, no ano 2004, ou seja, há uma década.
Coube ao amigo Reginaldo (Equipe Só Canelas), o primeiro comentário:
¨Essa do lobinho é histórica, antes do pessoal quebrar ele de vez..." 
Reginaldo
Bastou o primeiro comentário para a galera ficar animada. Uma avalanche de comentários, vídeos e imagens foram compartilhados, entretanto, naquele dia, 22.07.2014, o que mais chamaria a atenção, seria a sessão nostalgia, deflagrada pelo Samuel, acompanhem:

Em 2001 quando comecei a participar das provas de corrida de rua, já existia em Brasília as equipes de corredores ABC (Associação Brasiliense de Corredores) e da CORDF (Corredores de Rua do DF), e no site de ambas você encontrava: matérias sobre corrida, calendário de provas, inscrição de corridas e pacotes de viagens, fórum (onde os corredores comentavam as provas), fotos das corridas (sem custo para o corredor era só baixar a foto) e existia também os treinos de longões com largada e chegada no Parque da Cidade, conheci e fiz muitos amigos corredores por intermédio destas duas associações.

Na época, alguns corredores falavam da equipe COBRA (Corredores de Brasília), um nome de equipe que chama a atenção, pois carrega a imagem de corredores fortes, verdadeiros “Cobras”, desta equipe conheci, acredito, os dois maiores expoentes: Sandra Magda e Giovane Caixeta vencedores de varias provas.

Depois de dois anos, eu estava apaixonado pelas corridas e encantado pelo Parque da Cidade onde realizava praticamente 100% dos meus treinos.
Buscando homenagear este local de tantos treinos marcados pela dedicação e superação, de tantos encontros com amigos, sempre envolto de alegria e diversão, passei a informar nas inscrições das corridas o nome da Equipe que eu pertencia como sendo BSB PARQUE, alguns amigos que vivenciavam as mesmas experiências adotaram também o mesmo nome.

Equipe Bsb Parque - 2005

Vejam a foto da Equipe BSB PARQUE na prova dos Super 40 em 11/09/2005 fechamos em 2:41:15 pace 4’02” (Antônio, Chico Corredor, Gilberto, Samuel e Zezinho). 
Aquele abraço, 
Samuel Toledo

Comentei que aquela nostalgia do Samuel era digna de registro no "Correr é Pura Paixão", pois, amanhã, ao acessar o relato, os guerreiros teriam boas lembranças de suas aventuras.

Assim, fui separando os comentários e comecei a construir o texto a partir do comentário do Pedro Sobrinho:
Pedro: - Samuel, lembro que vc e o Lobo foram os incentivadores da minha primeira maratona. 
Samuel: - Pedro, vc já corria bem.
Reginaldo: - Pedro, por pouco o Samuel não te quebrou igual fez com o Lobo e o Dudu. 
Eduardo: - Muito boa a sua história sobre a BSB PARQUE. Isso faz a gente pensar que estamos ficando velhos corredores. O mais importante nessa vida de corredor são os amigos que encontramos e cultivamos. Tenho orgulho de pertencer a Equipe Bsb Parque. 
Samuel: - Obrigado Dudu. Vc está certo, acima de tudo e em primeiro lugar vem os amigos. 
Ari: - Samuel, quase chorei. Muitoooooooo emocionante (rsrsrs). 
Marcello: - Samuel, lembro que treinava boa hora do almoço no Parque da Cidade, conhecia de vista Reginaldo e alguns outros corredores. Com o passar dos tempos passei a correr a noite e sempre vi uma galera animada conversando ali na lixeira. Um dia, tomei coragem e "forcei" amizade. E posso dizer que hoje são todos meus irmãos e irmãs. 
Ricardo: - Essa é a lixeira mais top do DF. 
Eduardo: - O Samuel anda muito saudosista, vcs não acham. Histórias do tempo do ronca, fotos de 1927... Acho que ele já tem mais de 50 anos. Vcs não acham? 
Pedro: Para mim, os maiores corredores que tive oportunidade de conhecer foram a Sandra e o Bonfa. 
Marcelo: - Pra mim é o Samuel... Sem demérito  a nenhum dos outros corredores citados pelo Pedro... E tô falando sério dessa vez. Não me refiro só a resultados... Mas a determinação e planejamento.
Samuel: - Pedro, estes dois que vc citou não tem concorrência.
Silvestre: - Essa nostalgia do Samuel é digna de registro no Correr é Pura Paixão. Amanhã... ao acessar o relato... os guerreiros terão boas recordações. 
Pedro: - Silvestre, não deixa de citar quantas maratonas o Bonfa já fez. Acho que passou de 100. Se não passou, precisamos ficar atentos para comemorar o feito.
Samuel: Silvestre, para sua diversão, vou postar aqui o relato do Alexandre sobre a maratona de Curitiba, muitos já conhecem, mas é pura diversão.
Pedro: - Samuel, cita também aquela em que vc chutou os remédios do bonfa para o mato quando vcs estavam disputando posição.
Reginaldo: - Isso o Samuca não conta!!! - Tem também aquela da laranjada que o presidente levou em Buenos Aires por ter cortado o percurso. kkk.
Samuel: - Isto não existe Pedro, é pura invenção, fantasia. A verdade é que o Bomfim deixa cair tudo no meio da corrida e quer ajuda para catar as coisas. kkk.
Samuel: - Esta turma tem muitas histórias e estórias.

**********
*******************
**********************************



Diante desta atmosfera e atendendo os pedidos dos amigos, não poderia me furtar em reproduzir a narrativa do Alexandre, sobre sua experiência na Maratona de Curitiba, em 2007.

Relato do Alexandre - Maratona de Curitiba 2007

Antes do relato dessa corrida, quero fazer uns agradecimentos: Primeiro a Meu Deus, meu companheiro dos meus treinos solitários e de todos os momentos!

E a meus familiares (pai-amigo José Luiz, meu amor - minha mãe linda, meu afilhado Henrique, meu irmão e amigo, meu melhor amigo - Luiz Henrique, minha joia preciosa - minha irmã Monique, minha sobrinha Elis, minha cunhada e o amor de minha vida MARIANA, MINHA FILHA.

Segundo vai uma penca de nomes e cada um sabe o pq da ajuda! - Robson Treinador, Run4u - Gilson Treinador, Run4u -Luciane minha nutricionista (e corredora), amigos que correm comigo: Fábio, Aloísio, Giordane, Anderson, Bruna, Carol, Flávio, Valcides, Tancredo, Godinho, Janaina, Igor, Elma, Odival, Leo, Mara, Aline (amiga corredora) meus amigos de viagens e Maratonas (Samuel, Eduardo, Gilberto, Lobo, Antonio, Marcelo, Marcelo, Pedro, Sandra, Jane, Virginia, Dorinha);
Maratona Internacional de Curitiba 2007
Antônio, Pedro, Samuel, Sandra, Marcelo Vidal, Alexandre
Amigos, este dia 25/11/2007, vai ficar marcado para mim como um dia do fiasco, por ser cabeça-dura e teimoso! Enfim, vamos ao que interessa:

Primeiramente fiz um treino para terminar a prova abaixo de 3 horas e 30 minutos, que na verdade, não seria difícil se eu não fosse tão vacilão, más serve como mais uma experiência.

O combinado com o meu treinador seria que eu saísse os 5 primeiros kms a 5 minutos/km, e depois faria 4:30 a 4:40 minutos por km. Que era o que eu havia treinado.

Não sei porque comecei já com 4:30 minutos por km, indo assim até o km 14 e depois fazendo a 4:45 até os 24 km. (outra burrada foi que só fui tomar água, por volta do km 9.)

Com esses erros vocês já sabem o que aconteceu né? Mas uma vez quebrei em Curitiba, más dessa vez por vacilo, burrice minha, ano passado eu já havia chegado machucado.

Com a chegada do km 24, eu ainda estava bem, mas já sentindo que as câimbras me derrubariam, comecei a fazer para 5 minutos/km.

Antes dos detalhes da corrida quero dizer como é bom participar de uma Maratona, você vê gente de todo o país e muitas pessoas determinadas como um Senhor que vi correndo de muletas e outro que correu os 42 km e 195 metros, fantasiado de Homem-Aranha.

Figurinhas carimbadas na Maratona de Curitiba 2007
Antônio, Alexandre - ??? - Samuel, Marcelo Chaves
O Senhor de muleta, como é portador de deficiência física, largou mais cedo e antes do km 15, eu já o havia ultrapassado.

Voltando ao km 24: até ai eu corria feliz, sentindo um pouco de dor e aflição, por que sabia que isso iria piorar. Mas vamos que vamos!

No km 24 - cruzo com uma amiga de corrida, que havia largado 30 minutos antes, ela estava completando os 30 e eu como larguei 30 minutos depois, achei o tempo normal.

Nos cumprimentamos, eu dei aquela força "Vamos Virginia" - mal sabendo que quando eu estivesse naquele local que ela estava, eu já estaria capengando!

Vamos em frente, km 25 (dor), km 26 + dor, e isso cada vez mais forte, minhas panturrilhas doíam demais, mas ainda estava dentro do meu tempo, então resolvi manter o ritmo!

Cheguei no km 30 - a dor já incomodava demais, andei uns 500 metros, uma coisa que eu havia prometido para mim, que nunca faria, mas doía demais!

Faltavam 12 km - Puts!!!

Dei uma pequena alongada e segui correndo! Correndo, VIRGULA, devia estar fazendo ainda cada km a 6 minutos.

Do km 30 até o 35 - a gente passou em frente ao Hotel em que estávamos hospedados, (oh vontade de sair da corrida e ir dormir) rs ! Más nunca abandono meus sonhos!

No km 35 para o 36 - passa por mim Marcelo, que tinha planejado completar por volta de 4 horas a Maratona. - Lembram do meu treino que era para completar em 3 horas e 30 minutos?

Esqueçam isso, eu só queria completar, mesmo que fosse andando, NÃO AGUENTAVA MAIS DE TANTA DOR, NUNCA NA MINHA VIDA HAVIA SENTIDO TANTA DOR ASSIM NAS PANTURRILHAS!

Engraçado que quando a gente está em um estado de PUTREFAÇÃO, ou putrefasão, estava tão cansado que nem sei como se escreve essa porra!!!

Marcelo diz: ué, Alexandre, me olhou espantado e eu disse vai embora, quebrei!

E continuo minha peleja!

Km 38 - quem me passa o Marcelão! Fiquei muito feliz pelo dois Marcelos terem me passado, poxa estão de Parabéns, a primeira Maratona dos dois!

Depois do Marcelão ter me passado, eu ouço um barulho estranho de metal batendo no chão e viro de lado, e quem me passa TAMBÉM! O SENHOR DE MULETAS!

Ele está de parabéns, mas fala sério!
O algoz
Ai foi que eu pensei, CARAMBA - SOU UM PANGARÉ, ATÉ O CARA DE MULETA PASSOU POR MIM, e não passou forte, vocês imaginam meu estado né? Até dor no ombro eu estava sentindo!

Além disso tudo, ainda vem uma gaiata da organização falar: - tá chegando!!! faltam 3 kms!!! - P.Q.P. - 3 KM PARA QUEM MAL CONSEGUE ANDAR!!!

Chegamos a parte final da corrida dentro do Parque Passeio Público, o parque que ano passado eu tomei uma carreira do Jacaré! Rs

Dentro do parque quem me passa? - O HOMEM-ARANHA! PHU... PHEROU DE VEZ!

Homem-Aranha - A hora do pesadelo 2

QUANDO EU CHEGO AO KM 42 - já se passaram 4 horas e 42 minutos, estava me arrastando! de cabeça baixa, decepcionado com a minha burrice, que me fez correr tão ruim!

E como sabem, corro a anos, mas enfim! Maratona não admite erros! e eu errei feio!

Os 195 metros seguintes, foi uma mescla de dor, alegria, decepção.

Vejo meu amigo Samuel, me dando força e tirando fotos, na chegada!

Quando cruzei, pensei em chorar, lembrei de tudo que passei, quantas pessoas passaram, entraram, permaneceram na minha vida! Obrigado a todos!

Completei mais uma! Não foi do modo que planejei!

Mas agradeço a todos por me ajudarem de qualquer forma, ESTOU USANDO ESSA MARATONA COMO APRENDIZADO E TREINO PARA OS 50KM DA CIDADE DE RIO GRANDE -RS.

CONFIRMADO PARA ESSA CORRIDA: EU, Fábio, Samuel, e quanto mais melhor!

Gente, continuo no meu vício!

Sábado, já volto a treinar!

Muito obrigado, em especial a você Renata!

Alexandre
em 25.11.2007

Marcelo Chaves, Samuel, Alexandre, Antônio
**********************************
*******************
**********

Para encerrar a postagem, penso que seria interessante aos amigos da "Turma da Lixeira", compartilhar no espaço destinado aos comentários, um pouco daquelas histórias e estórias (hilárias, superação, fiascos, aventuras) que dia, após dia, são relembradas no decorrer das resenhas no Parque da Cidade.

Ultra abraço,

Dionísio Silvestre

12 comentários:

  1. Amigo Silvestre, ficou maravilhoso você temperou tudo com sabor e arte.
    Vamos esperar os amigos contar os casos.
    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,

      Seria muito divertido conhecer mais algumas "histórias e estórias".

      Forte abraço,

      Silvestre

      Excluir
  2. Meu amigo Silvestre,

    Muito feliz a oportunidade de publicar essa resenha/relato do Alexandre. Ela bem retrata a realidade de nós corredores amadores que muitas vezes caímos em armadilhas não compatíveis com os "universitários". Talvez ai esteja o grande lance que nos motiva, a cada dia, a cada ano, adotar a corrida de rua como nosso esporte favorito, que nos deixa mais felizes por isso. Uma maratona é evento em que a certeza está somente na largada. A chegada é uma hipótese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      A narrativa do Alexandre é uma verdadeira pérola. Por ocasião da montagem e edição da resenha, fui obrigado a parar por diversas vezes, não conseguia conter as gargalhadas.

      Até agora, fico imaginando o semblante e a frustração de nosso amigo Alexandre, quando foi ultrapassado pelo Senhor de Muletas (O algoz) e depois pelo Homem-Aranha.

      De fato, quando falamos em MARATONA, a largada é uma certeza e a chegada uma hipótese. Ultra abraço e obrigado pela visita.

      Silvestre

      Excluir
  3. O engraçado é que o rapaz de muleta lembra o Stevie Wonder nos anos 80. Só faltava a muleta ser branca para piorar as coisas para o nosso amigo Alexandre. Além da muleta, cego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Penso que a narrativa torna-se engraçada em decorrência do viés usado pelo protagonista. Com certeza o Alexandre colheu e transmitiu bons ensinamentos naquela experiência da Maratona de Curitiba em 2007.

      Excluir
  4. Já dá para escrever um livro "Histórias e Estórias da Turma da Lixeira"

    Fico no aguardo! rsrsrsrsrs

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,

      A narrativa é apenas a ponta do "Iceberg", a Turma da Lixeira tem inúmeras outras histórias engraçadas, de superação, de fiasco. O difícil é fazê-los contar essas aventuras aqui no blog. Ultra abraço!!!

      Excluir
  5. Dionísio,
    Muito legal como a tecnologia pode ser aplicada a nosso favor. Estes salas de bate-papo do whatsapp são muito bacanas. Também participo de uma com amigas da corrida e a troca de experiências e apoio são muito gratificantes.
    Parabéns pelo grupo.
    abraço
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,

      Com certeza, além de muito divertida, a Turma da Lixeira é nota 1.000 (mil). Ultra abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Parabéns ao blog, garra, disciplina, força,amizade,histórias, um Mix de coisas boas, parabéns à todos, em especial ao meu irmão Samuel, um Campeão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lícinia,

      Sem sombra de dúvidas, a corrida possibilita todo o legado que você mencionou. Penso que por meio de nossa paixão de correr, nascem muitas outras amizades. Quanto ao blog, agradeço as palavras de incentivo, sinta-se em casa, retorne outras vezes para conferir novas e velhas aventuras.

      Ultra abraço,

      Silvestre

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre