quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Circulação em excesso desvaloriza a moeda!!!

Não me recordo de ter frequentado aulas de economia ou outra disciplina do gênero, todavia, compreendo que certos conceitos financeiros, são extremamente valiosos e perfeitamente aplicáveis aos treinos e corridas. É o caso do título da postagem: "circulação em excesso desvaloriza a moeda".
Atividades dos últimos 12 meses

No final do ano passado, montei a planilha de treinos para participar de apenas 04 (quatro) provas em 2014. A primeira delas seria a BR 135, no mês de janeiro, na Serra da Mantiqueira - 217 Km em dupla; a segunda seria a Maratona de Santiago, no Chile - 42 Km, no mês de abril; depois, no mês de junho, a Comrades Marathon, na África do Sul - 89,2 Km; e por final, em 12 de outubro, a Maratona de Buenos Aires, na Argentina - 42 Km.


Na minha ótica, o chassi SLV5.0STR resistiu muito bem às rodagens do período de base e as pancadas sucessivas de treinos e corridas do primeiro semestre do ano.

Os ciclos de treinamento foram muito bem observados, o volume e a intensidade dos treinos não ultrapassaram a capacidade fisiológica do indivíduo, enfim, tudo transcorreu perfeitamente. Que maravilha o início de ano!!!

Seguindo a programação, além da pausa de 20 dias para o descanso, pretendia voltar aos treinos de forma cadenciada e assim, desenvolver novo ciclo básico de rodagem.

Ocorreu que, no final de junho, por um equívoco de avaliação, usando como pretexto os resultados das duas últimas provas - Maratona de Santiago e Comrades - retornei muito forte aos treinos e sequer consegui desenvolver 5 sessões de treinos.

A princípio, foram duas lesões leves, mas que me impediram de manter ou avançar, em relação ao nível de performance do primeiro semestre. É visível que a rodagem intensa (excesso) antes mesmo do corpo estar novamente apto e preparado, culminou com a desvalorização da moeda - corrida, ocasionando as duas pequenas lesões.
Gráfico comparativo VO2 - 13.08.2014
Embora o treino de hoje não tenha sido tão significativo - 10 Km, sob o ritmo médio de 06:13 min/km, com 145 de FCM, penso que o trabalho apenas recomeçou e que todo cuidado, será pouco nesta fase de recuperação.

Na minha contabilidade, ainda faltam 60 dias para a Maratona de Buenos Aires.

Será que ainda dá tempo???

Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

Dionísio Silvestre





6 comentários:

  1. Vale muito recomeçar devagar para não ter que parar e perder até mais do que treinos sem a devida "qualidade" que esperamos nesse momento delicado. Força, mano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      A postagem de hoje tem como propósito, comemorar a qualidade da recuperação. Com certeza, começar devagar sera a receita do bolo. Ultra abraço e obrigado pela visita.

      Dionísio Silvestre

      Excluir
  2. Olá querido... Com certeza o tempo estará a seu favor. A maratona de Buenos Aires é ótima com percurso maravilhoso e ano passado o clima ajudou muito.
    Agora é foco na recuperação com a devida prudência que você com certeza terá.
    Estarei na torcida prá você voar em terras Argentinas.

    Nos vemos no caminho...Abraço

    Meire - BH/MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire,

      São duas recuperações em curso, a primeira física e orgânica e a segunda, pelo tempo parado, recuperar a planilha de treinos. A intenção da Maratona de Buenos Aires visa obter o qualyfing para a Comrades 2015. Ultra abraço e obrigado pela visita!!!

      Excluir
  3. Grande Silvestre,
    O chassi 5.0 que é o mesmo que uso, requer cuidados, mas tem ainda muita lenha para queimar, tenho certeza que fará uma maravilhosa maratona, estaremos juntos, para conseguir índice para comrades.
    Aquele abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guru,

      É verdade, esse chassi 5.0 requer cuidados especiais, todavia, em que pese os contratempos das duas lesões, hoje, consegui completar o primeiro treino mais significativo, foram 16 Km, alternando 800 de corrida x 200 metros de caminhada.

      A propósito, os organizadores de Comrades já deflagraram a campanha de 2015, com o "slogan" - BE PART OF IT - BAMBA IQHAZA.

      Ultra abraço,

      Silvestre

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre