quinta-feira, 2 de junho de 2016

Tudo parece impossível até que seja feito.

No imaginário popular brasileiro, costuma-se avaliar que a sucessão de fatos imponderáveis ou situações negativas, convergem para a não concretização de metas e sonhos - em regra, quando tudo dá errado, surge a seguinte justificativa: "não era para acontecer".

E nas terras de Nelson Mandela, esta máxima também é válida?

"It always seems impossible until it's done."

Nelson Mandela

Aqui surge a fundamentação desta resenha, construída pelo amigo Marcelo Alves, que nos impulsiona a acreditar que não, que a frase acima, além de perpetuar-se ao longo do tempo, possui abissal profundidade: "tudo parece impossível até que seja feito".

*****************************************
***************************
***************

No último domingo, 29 de maio de 2016, 85 (oitenta e cinco) brasileiros(as) concluíram a tão sonhada e desejada Rainha das Ultras e no meio desses abnegados corredores, meu nome - Marcelo Alves - estava lá.

Quer saber como isto aconteceu? - então acompanhe!!!

Em 2005, em uma das minhas primeiras participações em corrida de rua, recebi dentro do kit de corrida, uma revista que detalhava a participação de brasileiros(as) na Comrades Marathon.

Aquela leitura foi instigante a ponto de não mais esquecer seus detalhes: ultra maratona com 89 km, realizada no meio do ano na África do Sul, entre as cidades de Pietermaritzburg e Durbam, alternando-se os locais de largada e chegada, ampla participação popular.

O tempo passou é há pouco mais de um ano, em tom de brincadeira, postei no WhatsApp, que iria participar da Comrades em 2016. Ocorre que aquele grupo era (e ainda é) constituído exclusivamente por amigos que correm e pedalam, dentre os quais, estava Dionísio Silvestre, que costuma redigir e publicar resenhas sobre experiências de corridas (dele e dos amigos) no Blog "Correr é Pura Paixão".

O fato é que o amigo levou o assunto a sério e decidiu publicar tal insanidade, de tal sorte que me vi imediatamente obrigado a enfrentar o desafio. Sem muita demora recorri ao mesmo amigo, para as orientações na preparação, uma vez considerado sua formação acadêmica e a experiência adquirida nas suas participações na Comrades Marathon.

Na estratégia inicial, o primeiro obstáculo: - obter o índice mínimo para participar da prova, qual seja: completar os 42 km da maratona abaixo de 5 horas. Neste aspecto, escolhi a maratona de Curitiba, que possui excelente altimetria. No dia da corrida, embora tenha sofrido dores intensas nas costas, completei a maratona e obtive o "qualifying".

Dali em diante, no decorrer do extenuante treinamento, surgiram muitas incertezas, dores quase insuperáveis, cansaço físico e mental; obviamente, a sensação do insucesso me assombrava. Confesso que a vontade de abrir mão da prova me passou pela cabeça.

Os treinos seguiam fortes e as distâncias foram sendo superadas: 32 km - 40 km - 50 km. 

Foi quando me dei conta que o corpo estava sólido e pronto para o bom combate.

Os dias do mês de maio passaram-se numa velocidade supersônica. Em uma quarta-feira, 25 de maio de 2016, embarquei para a África do Sul, juntamente com outros amigos de Brasília: Bonfim, Sérgio, Margareth e Silvestre.

Na Expo Bonitas Comrades, ao respirar a atmosfera da prova, começo a perceber que o engajamento da população é extraordinário e que a quantidade de estrangeiros é significativa.

Embora tenha tentado manter postura tranquila, tudo era novidade. A ansiedade e o nervosismo insistiam em bater à porta. Nos três dias que antecederam a corrida, encontro com inúmeros brasileiros e neste momento, ouço suas histórias de como ali chegaram.

Na véspera da prova, para fazer frente à ansiedade, faço um trote com o amigo Silvestre, conversamos sobre alguns pontos essenciais para o sucesso da missão: ritmo, frequência cardíaca, hidratação e suplementação.
...aquecendo as turbinas em Durbam - 28.05.2016
Na madrugada de domingo nosso pequeno grupo - Bonfim, Ana, Margareth, Silvestre, Sérgio e Marcelo - segue de ônibus para a largada em Pietermaritzburg, neste momento, sigo calado, pois estou ansioso e emocionado.

Nos dispersamos antes da largada, uma vez que cada um segue para o seu portão (C, D, E e F), naquele instante, fico sozinho, absorto e envolto em lembranças, pensamentos, alegria e ansiedade. Faço uma prece agradecendo a Deus por ali estar, agradeço aos amigos e especialmente minha querida esposa Viviane, que nos momentos bons e ruins, esteve sempre ao meu lado.

Durante o cerimonial que antecede a largada é tocado o hino da África do Sul e a seguir todos os participantes cantam a música "Shosholoza". Neste instante, não consigo conter as lágrimas, que rolam em meu rosto sem o menor pudor.

Surpreso, quando olho para os lados, percebo que não sou o único e que outras pessoas - homens e mulheres - também choram. A seguir, o canto do galo e o tiro de canhão determinando o início da 91ª Comrades Marathon.

Sem sombra de dúvidas, começava a corrida mais importante da minha vida, na minha mente só havia uma imagem: a linha de chegada em Durbam. No decorrer daquela longa jornada, busquei manter ritmo confortável, hidratando-me constantemente.
... só havia uma imagem: a linha de chegada em Durbam.
Ao longo do trajeto, a população permaneceu incentivando e apoiando os atletas, levaram comidas e bebidas, sempre com muita alegria. Aquelas cenas me impressionaram e não me saem da memória, tamanha a participação da população.

Quanto à minha corrida, seguia dentro da meta imaginada: corria quando podia e nas subidas, que eram muitas, alternava trote e caminhada. Em razão do esforço sobre humano, parei para receber massagens na musculatura das pernas.
No que tange à camaradagem entre os corredores, por vezes, ao caminhar, era indagado pelos participantes se tudo estava bem, em resumo, não havia uma competição e sim, camaradas correndo lado a lado, literalmente.

Faltando 8 km para o término da corrida, já não conseguia conter a alegria, entretanto, sabia que em provas longas o imponderável pode acontecer.

Firme no meu objetivo, continuava sem olhar para trás. Naquele momento, absolutamente nada me permitia dar um passo atrás.
Ao chegar nas imediações do Sahara Stadium Kingsmead, o sorriso era visível em meu rosto, entro no estádio, lotado, todos comemorando a chegada dos corredores, cruzo o tapete da linha de chegada, ajoelho, levanto os braços para o céu e agradeço a Deus, por ter me permitido concluir a Comrades, não consigo chorar, mas estou em êxtase, confiro meu tempo: 10 horas e 58 minutos.
Coloco a medalha no peito, fico contemplando-a por alguns instantes, sigo ao encontro dos amigos e o primeiro a me encontrar é o amigo Silvestre, imediatamente, rendo minhas homenagens ao mentor que, com extrema sabedoria e paciência, me conduziu no decorrer daquele ano de treinamento.

Se retornarei ano que vem para o back to back? - o futuro dirá!!!

Forte abraço!!!


Marcelo Alves

8 comentários:

  1. Parabéns Marcelo pelo relato. Muito bom. Vc conseguiu transmitir as emoções que envolvem essa corrida mágica.
    Quanto ao ano que vem, é uma questão de dias. Deixa abrirem as inscrições.
    Grande abraço.
    Eduardo Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, como disse para você em várias vezes! Ao ler um relato seu sobre a Comrades eu fiquei com mais vontade de estar lá. Sem contar que você foi um grande parceiro nos treinos, abrindo mão dos seus objetivos para estar do meu lado.

      Excluir
  2. Marcelo,

    Excelente relato, realmente antes da largada quando todos cantam a música Shosholoza é extremamente emocionante.

    Parabéns pela maravilhosa prova e por todo o período de treino.

    Para 2017 também quero ir, espero que muitos amigos de Brasília estejam na corrida.

    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, foi um período de treino muito bom para nós. Sua ajuda e incentivo em vários treinos fez eu acreditar cada vez mais. Sem contar que por várias vezes você dizia que eu iria fazer uma boa Comrades.

      Excluir
  3. Marcelo,

    Agora podemos respirar e celebrar nossa conquista; digo nossa, porque além da dinâmica de trabalho que lhe prescrevi, por quase 13 meses, carreguei comigo o desejo de vê-lo superar o grande desafio da Comrades.

    Só para contextualizar, o trecho abaixo foram os dois primeiros parágrafos daquele "famigerado post" que lhe imputou a responsabilidade de cumprir a promessa feita, vejamos:

    "Em toda mesa de amigos, sempre haverá o boa praça, também haverá os que adoram tirar onda contando vantagens, existem os parceiros de fé, há os adeptos da paz absoluta e também, os que raramente brigam com alguém.

    É tarefa para poucos reunir todos estes predicativos, mas não para o amigo Marcelo Alves Pereira, o famoso "casado". Penso que o único aspecto questionável, seria as promessas exageradas, quiçá, acima da sua capacidade física e mental."

    Pois bem, grande guerreiro!!! - hoje você pode bradar em alto e bom som... "tudo parece impossível até que seja feito".

    Shosholoza!!!

    Silvestre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre, quando li aquele post fiquei feliz por ter postado. Era o empurrão que eu precisava! Ademais, quando recebia a planilha, que você chamava de capítulos, sabia que iríamos escrever uma história. Parecia impossível? Sim! Mas fomos lá e realizamos! A alegria que tive em você ser o primeiro amigo a me ver foi indescritível! Obrigado e nos vemos no caminho!

      Excluir
  4. Marcello,
    Parabéns pelo feito!
    Na minha humilde opinião, a prova em si é a cereja do bolo. Ainda que especial, pois simboliza o quão desafio foi coroado com êxito ou fracasso - ou ambos! -, a consecução da prova é ‘apenas’ uma consequência (in)justa (?) dos meses de treino realizados.
    Refletir sobre o desenvolvimento da prova obtido a partir do esforço despendido após meses de treinamento é uma boa forma de avaliar a empreitada. Ajuda também a tomar a decisão de participar da Comrades de 2017.
    Refletir sobre os erros e acertos cometidos na prova e nos treinos e, a partir daí, obter as lições aprendidas talvez seja a parte mais nobre de toda esta empreitada. Este processo nos torna esportistas e pessoas melhores.
    Portanto, boas reflexões...

    Abraços,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Sergio! Pura verdade isso. Fazendo uma análise sei onde acertei e onde preciso melhorar para pensar em 2017. A corrida e a cereja do bolo mas posso afirmar que é uma realização e tanto após tanto suor, alegrias e tristezas. Obrigado meu amigo.

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre