segunda-feira, 12 de outubro de 2015

14ª Meia Maratona de Toledo - revendo amigos!!!

O Parque Ecológico Diva Paim Barth, na cidade de Toledo, Paraná, foi palco para as disputas da tradicional 14ª Meia Maratona de Toledo (21 Km), 14ª Rústica (10 Km); 14ª Marotinha e 13ª Caminhada da Saúde; provas que constam do calendário oficial de eventos do município.

frio e a chuva foram os coadjuvantes do dia e não deram tréguas para os atletas.

O município, localizado na região oeste do estado, conta com uma população superior a 130 mil habitantes e destaca-se pela produção agropecuária, produção industrial, expressividade no ensino superior e turismo gastronômico.
Além da integração entre a comunidade local e os visitantes, o circuito das festas gastronômicas - culturas alemã, italiana e polonesa - que atrai considerável público, reafirma a excelente qualidade de vida dos moradores, que a seu turno, pode ser conferida por meio de um simples passeio de carro pela cidade.
A partir das 07:55 h, as largadas foram realizadas; em primeiro plano as categorias cadeirantes e deficientes visuais, depois meia maratona e rústica às 08:00 h, caminhada da saúde às 08:10 h; e por fim, as baterias das eletrizantes "marotinhas".
Em regra, a largada é o momento mais tenso da corrida, pois cada atleta, com seu ritmo próprio, procura iniciar a disputa dentro de sua capacidade individual, assim, por vezes, surgem pequenos conflitos entre os mais lentos e os mais rápidos, talvez quedas indesejadas; enfim, há toda uma tensa atmosfera.

O flagrante abaixo, captado por Marileusa Ferreira, alma gêmea guerreira  e fotógrafa de plantão do Correr é Pura Paixão, demonstra a sabedoria do folclórico Francisco Lima, corredor nº 499, oriundo da cidade de Goiânia, Goiás, que só partiu para a disputa, após 01 minuto e 17 segundos do tiro de largada.
Francisco Lima - 3º lugar na categoria M70-74
Aquela cena, rendeu gargalhadas, comentários e aplausos dos expectadores; alguns não entenderam o motivo da largada tardia, outros comentaram sobre eventual esquecimento daquele senhor de cabelos grisalhos.

O fato é que, utilizando sua experiência de corrida e de vida, o guerreiro foi avançando no terreno, ultrapassando os atletas mais lentos, até alcançar os integrantes de sua categoria - M7074. A inusitada estratégia lhe rendeu a premiação e o troféu da terceira colocação na categoria, uma vez que a aferição do resultado era por tempo líquido.

Confira o resultado oficial da 14ª Meia Maratona de Toledo no site da Chiptiming.

Antes que possa esquecer, deixo meu elogio aos organizadores, que conseguiram construir uma prova respeitando a tendência moderna dos eventos, dispondo de arena com carro de som, tendas de alimentação e hidratação; e sobretudo, mesclando essa tendência com a nostalgia das corridas dos anos 80 e 90.

Penso que dois outros pontos foram primordiais para o sucesso do evento: 1) oferecimento de premiação no geral e nas categorias; 2) alojamento para 100 participantes, a rigor, usado por atletas de menor poder aquisitivo.
Percurso 14ª Meia Maratona de Toledo
Quanto ao desenrolar da prova, o clima frio evitou desgastes físicos, o percurso nas longas avenidas permitiu boas disputas, o ótimo nível técnico intensificou performance, o "Quelônio do Cerrado" fez novos amigos durante a corrida, enfim, uma prova para ser repetida no futuro!!!
Por falar em amigos, quando me aproximava do término da prova, por volta do km 17, ouvi a saudação do Marco Ribeiro - Comrades nº 49566. Confesso que não imaginava que encontraria um Comradeiro por aquelas bandas!!!
Marco Ribeiro - Comrades nº 49566
Outro grata surpresa foi rever Chico Doido (AcD Visual), um cidadão goiano, que me proporcionou uma inesperada experiência de corrida, porque não dizer, uma lição de amor à vida e a corrida de rua. Penso ser uma leitura interessante, confira!!!
Chico Doido - AcD Visual


 Forte abraço e nos vemos no caminho!!!

Dionísio Silvestre



4 comentários:

  1. Grande Silvestre,

    Fiquei com água na boca para correr esta meia e para conhecer a cidade, quem sabe para 2016 vou com você.

    Parabéns pelo resultado e pelo relato.

    Bons treinos e até a maratona de Curitiba.

    Aquele abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,

      Durante os 3 anos que resido em Guaíra, namorei a prova, entretanto, por motivos diversos, esta foi a única oportunidade que tive para correr a Meia Maratona de Toledo.

      Imagino que o somatório de atributos a credenciem para uma relação de corridas especiais, tal como a Supermaratona de Rio Grande - 50 Km, ou seja, excelente percurso, perfil técnico dos atletas, premiação, nostalgia (anos 80 e 90), enfim, foi bom demais.

      Forte abraço, bons treinos e nos vemos no caminho!!!

      Excluir
  2. BOA TARDE, ANO QUE VEM COM ANTECEDÊNCIA QUERO SABER INFORMAÇÕES DE INSCRIÇÃO PARA MEIA MARATONA DE TOLEDO. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keity,

      Quanto as inscrições para a Meia Maratona de Toledo 2016, a dica é acompanhar o site oficial da prova a partir do mês de agosto de 2016:

      http://www.meiamaratonarotary.com.br/

      Forte abraço e obrigado pela visita!!!

      Dionísio Silvestre

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre