terça-feira, 3 de novembro de 2015

Papagaio come milho, periquito leva a fama!!!

Não esperem resenha sobre papagaios e periquitos, pois a escolha do título tem por objetivo ilustrar e dar ênfase, com pitadas de humor, sobre os preparativos para a Maratona de Curitiba, que será disputada no dia 15 de novembro de 2015.

Então, qual o real motivo em utilizar uma expressão oriunda do imaginário popular? - A resposta é simples, podendo ser resumida em duas palavras: "Samuel Toledo".

Quem nos acompanha, já leu postagens sobre os integrantes das equipes Bsb Parque, Só Canelas, Ultras do Cerrado e dos amigos da lixeira, ou seja, já leu de tudo, pois o negócio aqui é prosear sobre as histórias e estórias, acrescendo se possível, pitadas de humor.

Pois bem, na resenha cotidiana destes corredores amadores, diga-se, extremamente dedicados, há consenso que o "ST" possuí poderes malignos, que vez por outra, resultam na quebradeira dos que ousam acompanhá-lo nos treinos, pois além de muita determinação, o camarada treina com a faca nos dentes e quando tem platéia, supera-se.
Marcello, Sérgio, Márcio, Samuel e Jorge
Parque da Cidade, Brasília, Distrito Federal

A última vítima foi o amigo Márcio Costa (regata azul) que no objetivo de intensificar os treinos para a Maratona de Curitiba, caiu na cilada em treinar lado a lado com a fera, no Parque da Cidade, Brasília, Distrito Federal.

Só para juízo de valor, ao consultar aquele treino na página do Garmin Connect, dei gargalhadas com a mensagem subliminar que o título trazia: 4 x 4 Km - vai vendo!!! mas 4 x 4 é denominação para veículos fora de estrada, que enfrenta atoleiros, lama, ou seja, máquina bruta, mesmo!!!

Nos últimos dias que antecedem a Maratona de Curitiba, o assunto é sempre o mesmo: peripécias que o "ST" engendra para testar a fibra do aspirante à maratonista.

Por outro lado, com muita confiança, Márcio Costa, comenta: "fiquem tranquilos, envergo mas não quebro".
Garmin do Márcio Costa, treino do dia 01.11.2015 
No meu caso, a questão é de longa data, vou citar dois episódios que se sobressaem; o primeiro ocorrido em 2012, quando nos preparávamos para participar do "Desafio Correndo o Nordeste - 300 Km Salvador x Aracaju"; e o segundo, neste ano de 2015, quando novamente, nos preparávamos para a "90ª Comrades Marathon".

As arapucas ocorreram assim: - Em 2012, ele mandou e-mail para os cinco integrantes do revezamento, informando o planejamento de 2 treinos de 15 km  no Parque da Cidade, em Brasília - DF (manhã e tarde), para simular o ambiente do "Desafio Correndo o Nordeste".

Pois bem, o único juvenil no grupo, foi o autor da postagem, os demais, calejados com as ciladas, deram de ombro. A meta informada era correr no ritmo de 05:00 min/km, porém, quando começamos o treino, a desenfreada correria tomou conta daquela atividade.

A cereja do bolo foram os dois últimos kms, onde o ritmo ficou na casa de 04:00 min/km; terminei o treino da manhã todo travado e com gosto de sangue na boca. O que aconteceu pela manhã, se repetiu na parte da tarde.

No segundo treino, um turbilhão de idéias e estratégias habitavam minha mente, no sentido de defesa da pátria, pensava: - E agora, o que faço? - Desisto, dou um gás para desanimá-lo? - Corro lado a lado para desestimulá-lo?

Sem alternativas, continuei firme, porém, quando eu ficava lado a lado com o meu "algoz", aquela atitude parecia que instigava o poder maligno do "ST"; imediatamente, ele acelerava ainda mais.

Seguimos naquele impasse e de novo, faltando 2 km para o treino encerrar, ele inventa o ritmo próximo de 04:00 min/km. Alucinadamente, ele corria e respirava fundo, foi quando, à duras penas, fiquei cerca de 20 metros atrás, todavia, quando percebi que ele diminuiu o ritmo, dei o troco e acelerei ainda mais.

Ainda hoje, damos boas gargalhadas daquela loucura.

O treino da Comrades não esquecerei jamais: - havíamos programado 65 km, média de 06:00 min/km, enfrentando subidas e descidas fortes - o grupo de atletas: Eduardo Rodrigues, Eduardo Santana, Bomfim, Sérgio, Silvestre e Samuel.
Preparação para a 90ª Comrades Marathon
Silvestre, Sérgio, Eduardo, Eduardo,

Samuel, Fernandes, Bomfim
Foto: Fábio Machado
O treino começou dentro do esperado, Eduardo conduzia o ritmo de corrida, porém, nosso eterno vilão, maquiavelicamente, começou a acelerar, mantendo o ritmo sub 5 min/km.

Na metade do caminho, com receio de quebrar, reduzi o batidão após o km 33.

No resumo final, concluí 61 km em ritmo pouco superior a 6 minutos/km.
  
A surpresa foi ver o "ST" abandonar o treino no km 42, com 3 horas e 30 minutos de treino, ritmo de 05:00 min/km.

Ao concluir o treino, tive a certeza que o feitiço havia se virado contra o feiticeiro, pois o decano da turma: Eduardo Rodrigues, havia pulverizado 61 km, correndo na média de 05:35 min/km.
Samuel Toledo - ritmo sub 05:00 min/km
Foto: Fábio Machado
Mesmo diante destes fatos irrefutáveis, Samuel Toledo insiste em responder: - "sou a vítima", daí a máxima: "Papagaio come milho, periquito leva a fama".

Já ia esquecendo... até os carros de apoio quebram quando emparelham com a fera!!!
arte: Ornaldo Fernandes
Para encerrar, nesta reta final de preparação para mais uma maratona, deixo forte abraço aos integrantes da Equipe Bsb Parque: Eduardo Rodrigues, Wilson Bomfim, Sebastião Santos, Marcio Costa, Marcelo Casado, Vilmar Rocha e Jorge Coentro (Ultras do Cerrado), desejando uma corrida maravilhosa para o grupo de amigos.

Dionísio Silvestre

6 comentários:

  1. Grande Silvestre,

    Ficou muito bom o texto, mais tenho que me defender, eu também termino os treinos invariavelmente quebrado quando estou acompanhando os amigos kkk, o que falta de energia para correr sobra em alegria e satisfação de treinar com as feras.

    Até os próximos treinos, espero que não demore!

    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guru,

      Sábias palavras: "o que falta de energia para correr, sobra em alegria e satisfação de treinar com as feras". Penso ser justamente este o sentimento que habita mente e corpo dos guerreiros que correm por pura paixão.

      Quanto ao texto e especialmente, sua defesa, vou sintetizar com a linguagem jurídica: "diametralmente oposto aos argumentos apresentados, a defesa não merece prosperar, visto a corrente majoritária em desfavor do litigante".

      Forte abraço e nos vemos no caminho!!!

      Dionísio Silvestre

      Excluir
  2. Grande Silvesrre!

    Já fui vítima algumas vezes do ST. A que deixo registrada foi em uma edição da Volta ao Lago em Brasília ( distância de 100km) em que estava como convidado em uma equipe com 8 participantes. No dia da prova, um membro da equipe não poderia ir, ficou aquele impasse, então o marido de uma participante disse "você ( no caso eu) treina com Samuel Toledo! Você da conta de fazer os trechos do rapaz que faltou. " Resumindo: o que seriam 14km em ritmo de festa, viraram 41km, todos desistindo e pedindo para eu fazer os trechos pois dava conta. Só o fato de ser amigo, já nos coloca em situações complicadas. Mais é um grande amigo e é sempre uma alegria treinar com os fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,

      Perfeita a sua avaliação, o simples fato de alguém ter amizade com o ST, já o coloca em evidência no cenário das corridas de rua. O camarada é disciplinado, dedicado, entusiasmado nos treinos e corre com gosto de sangue na boca.

      No teu caso específico, a conta não ficou barata, pois o que deveria ser 14 km, tornou-se 41 km - simples inversão de números, que surgiu a partir da amizade com o nosso eterno "algoz".

      Forte abraço e bons treinos!!!

      Excluir
  3. Silvestre,

    Aí você pode imaginar o que já sofri treinando com 'ST' por cerca de 10 anos, aí envolvendo 5 Comrades, algumas BR 135 e várias maratonas. Ele sempre tem suas pegadinhas que maltratam o véio, kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Seu comentário é primordial para solidificar de uma vez por todas, que o ST é o responsável pelas pegadinhas que maltratam a todos, até mesmo os nossos ícones.

      Penso que seria importante comentário do "ogro" Wilson Bomfim, talvez aquela estória do "gel de carboidrato". Vamos aguardar, quem sabe!!!

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre