Escolhi o dia de ontem, domingo, para realizar o Ultra longão de preparação para a Comrades Marathon, evento que reunirá mais de 20.000 corredores de todo o planeta e que será realizado no próximo dia 01.06.2014, nas rodovias que ligam as cidades de Pietermaritzburg a Durban, na África do Sul.
A princípio, como ocorre todo ano, esse treino seria realizado com outros amigos de Brasília, Wilson Bomfim (8 Comrades), Samuel Toledo (4 Comrades) e Ornaldo Fernandes (3 Comrades), que também são apaixonados pela prova Sul Africana.
Esse treino-ensaio tem por objetivo simular as condições que enfrentaremos na prova, testar alimentos que serão oferecidos durante a corrida (similares), buscar uma estratégia de hidratação adequada para os 89 Km, ajustar a armadura do guerreiro (tênis, meia, bermuda, camiseta, boné e óculos), perceber as reações orgânicas frente a alternância de ritmos (subidas e descidas) e sobretudo, fortalecer o aspecto psicológico.
Ocorreu que, nossos calendários estavam muito díspares, assim, só conseguiria me reunir com os guerreiros das Equipes Bsb Parque e Só Canelas, por volta do terceiro domingo do mês de maio, no dia 18.05.2014.
Na minha contabilidade, estaria faltando apenas 14 dias para a Comrades, o que por si só, inviabilizava totalmente a realização do Ultra longão em Brasília.
Na minha contabilidade, estaria faltando apenas 14 dias para a Comrades, o que por si só, inviabilizava totalmente a realização do Ultra longão em Brasília.
Assim, surgiu o Plano "B": - Realizar o "Ultra Longão" aqui em Guaíra, Paraná.
Seria algo entre 50 e 60 Km, com limite máximo de 06 horas de treino. Uma verdadeira pérola para a minha planilha de treinos, pois seriam 28 dias após haver disputado a Maratona de Santiago, no Chile e 27 dias antes da Comrades Marathon.
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Plano "B" - Ultra longão na BR 163 |
Seria algo entre 50 e 60 Km, com limite máximo de 06 horas de treino. Uma verdadeira pérola para a minha planilha de treinos, pois seriam 28 dias após haver disputado a Maratona de Santiago, no Chile e 27 dias antes da Comrades Marathon.
Pensei um pouco e lembrei-me que a rodovia que liga "Guaíra a Marechal Cândido Rondon", havia passado por reformas e contava com asfalto novo, sem muitas oscilações e acima de tudo, tinha uma altimetria interessante.
Ainda faltava um detalhe: - E a equipe de apoio? - Quase como um namoro, comecei a flertar com minha esposa para que ela e seu irmão mais novo, me auxiliassem na empreitada.
Conversa aqui, conversa ali, expliquei sobre como é realizado o apoio, bem assim, esclareci que o dia também seria cansativo para eles.
Sem muitas delongas, recebi a resposta que desejava. - Tudo bem, vamos te auxiliar no treino!!!
Ainda faltava um detalhe: - E a equipe de apoio? - Quase como um namoro, comecei a flertar com minha esposa para que ela e seu irmão mais novo, me auxiliassem na empreitada.
Conversa aqui, conversa ali, expliquei sobre como é realizado o apoio, bem assim, esclareci que o dia também seria cansativo para eles.
Sem muitas delongas, recebi a resposta que desejava. - Tudo bem, vamos te auxiliar no treino!!!
Em frente ao portão de minha casa, às 06:05 horas do domingo, 04.05.2014, iniciei o "Ultra Longão", ainda estava escuro, o caminho era iluminado pelas luzes dos postes, pouquíssimas pessoas transitavam pela cidade, o frio característico do outono paranaense estava presente.
Nos quatro primeiros Kms, busquei o aquecimento necessário para o que enfrentaria na Rodovia, o ritmo daquele primeiro trecho foi em cima do planejado (06:04 - 05:53 - 05:36 - 05:31), ou seja, aquecimento gradativo e sem atropelos.
Nos quatro primeiros Kms, busquei o aquecimento necessário para o que enfrentaria na Rodovia, o ritmo daquele primeiro trecho foi em cima do planejado (06:04 - 05:53 - 05:36 - 05:31), ou seja, aquecimento gradativo e sem atropelos.
O primeiro ponto de apoio ficou por volta do Km 06, ocorreu que a equipe parou no local combinado (Posto Paraná - BR 163) e penso eu, por causa do frio da manhã do outono paranaense, permaneceu dentro do Maresia (meu carro de apoio), sem ter separado a garrafinha de água para os primeiros goles.
Para não perder muito tempo, segui adiante e por volta do Km 07, recebi a tão desejada garrafinha. Dali pra frente, o apoio seria a cada 3 Km.
Para não perder muito tempo, segui adiante e por volta do Km 07, recebi a tão desejada garrafinha. Dali pra frente, o apoio seria a cada 3 Km.
O dia realmente começava a nascer, a temperatura super agradável para uma corridinha (um pouco mais longa), uma pena que o fotógrafo de plantão, William Gonçalves, não conseguiu captar as primeiras imagens da manhã. Seria interessante postar as belas imagens do dia clareando.
A suplementação hídrica, algo em torno de 300 a 400 ml para cada ponto de apoio, foi realizada por meio de água de cocô, gatorade ou power ade, água mineral e maltodextrina diluída em água mineral.
À medida que avançava no terreno, percebia que o pace estava melhor do que minha programação inicial, tentava diminuir o ritmo, mas o corpo estava muito bem adaptado àquela intensidade. Me surpreendi quando rodei exatos 05:04 nos Kms 13 e 14.
O planejado não era aquilo, assim, com muito receio de quebrar, reduzi a velocidade para me manter dentro da meta previamente estabelecida (entre 05:40 e 06:00).
O planejado não era aquilo, assim, com muito receio de quebrar, reduzi a velocidade para me manter dentro da meta previamente estabelecida (entre 05:40 e 06:00).
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Verde limão e amarelo |
Com a respiração e frequência cardíaca controlada, cheguei a um trecho de descida e com o vento favorável, resultado do deslocamento de ar da passagem dos caminhões, consegui a proeza de concluir o Km 22 em 05:01. Dei boas risadas daquele episódio.
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E lá vem o caminhão!!! |
Sem maiores problemas o treino foi se desenvolvendo melhor do que eu esperava, todavia, para não falar que tudo são flores, a costura da meia do pé direito, começou a incomodar, quase machucando o "dedão".
Decidi fazer uma parada estratégica no Km 36 - para substituir a meia e passar vaselina líquida nos pés. Foi uma decisão acertadíssima, com pouco tempo depois, percebi que o incômodo havia passado.
Decidi fazer uma parada estratégica no Km 36 - para substituir a meia e passar vaselina líquida nos pés. Foi uma decisão acertadíssima, com pouco tempo depois, percebi que o incômodo havia passado.
Ainda bem!!! porque o trecho entre o Km 39 e 46 era "Só Subindo!!!".
Quando passei pelo "Arroio Guaçu" no Km 39, a altimetria era de 201 metros acima do nível do mar, quando terminei o Km 46, a frequência cardíaca estava nas alturas e a altimetria era de 364 metros, ou seja, foram 7 Km de subida moderada e constante, um teste de fogo para aquela altura do campeonato.
Quando passei pelo "Arroio Guaçu" no Km 39, a altimetria era de 201 metros acima do nível do mar, quando terminei o Km 46, a frequência cardíaca estava nas alturas e a altimetria era de 364 metros, ou seja, foram 7 Km de subida moderada e constante, um teste de fogo para aquela altura do campeonato.
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Km 46 - divisor de águas!!! |
Para apimentar ainda mais o tempero, naquele trecho a equipe de apoio não conseguiu um local seguro à beira da rodovia, uma vez que, com a recente reforma da rodovia, o antigo acostamento tornou-se a terceira faixa para facilitar a vida dos motoristas.
Desta maneira, a hidratação ficou prejudicada naquele instante. Assim, foi necessário recompor toda a estratégia do treino.
Acabei devorando um sanduíche de presunto e queijo, recheado com geleia de goiaba.
Enquanto caminhava, tomei boa quantidade de maltodextrina para reforçar o nível de carboidrato.
Acabei devorando um sanduíche de presunto e queijo, recheado com geleia de goiaba.
Enquanto caminhava, tomei boa quantidade de maltodextrina para reforçar o nível de carboidrato.
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Tamos juntos!!! |
Naquele momento, minha esposa sofreu junto comigo, pois eu tinha receio de parar e as pernas travarem por causa do esforço na subida. Recuperei o fôlego caminhando por cerca de 200 a 300 metros.
Bastou aquela suplementação alimentar para a plena recuperação, rodei os Kms 47 e 48 sob o pace (05:13 e 05:12). Imediatamente, refleti como a suplementação alimentar, feita na hora correta, contribui sobremaneira para o desempenho do atleta.
A meta dos 50 Km, quase ininterruptos, estava muito próxima. Quando cheguei ao Km 50, solicitei que as paradas do Maresia (meu carro de apoio) fossem feitas a cada 1 Km. Com isto, pretendia avaliar Km a Km, até que altura era interessante manter o treino naquele padrão de 05:30 minutos para cada Km.
Para não passar desapercebido, junto com a suplementação hídrica, devorei metade de uma banana nanica e uma paçoquinha de amendoim (mas que meleca hein!!!).
Para não passar desapercebido, junto com a suplementação hídrica, devorei metade de uma banana nanica e uma paçoquinha de amendoim (mas que meleca hein!!!).
O tempo foi passando e os Kms foram se sucedendo: (51) - não era uma boa ideia parar naquele momento. Que tal o (52) - não gostei da numerologia. Vamos avançar para o (53) - ritmo de 05:31 - bem sugestivo a repetição de números! - E o Km (54) - também não, pois correria o risco do Ricardo Rezende, que edita o Blog "Rumo a Comrades", me acusar de plágio na distância do Ultra longão.
Ao me aproximar do Km 55 - uma mensagem subliminar me ocorreu: percebi que havia encontrado o número mágico (um casal de números cinco), que serviria perfeitamente para representar a parceria de sucessivos e maravilhosos anos de vida conjugal e familiar; que naquele instante mágico, enaltecia a convivência de dois eternos namorados.
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A magia do longão em família!!! |
Vou tentar explicar essa pretensa mensagem subliminar, usando os caracteres matemáticos:
- (5-5) cinco menos cinco é absolutamente nada (0);
- (5+5) cinco mais cinco é nota dez (e 10 é êxito total);
- (5:5) cinco dividido por cinco representa uma unidade (1 desafio - 1 casal -1 vida);
- (5x5) cinco vezes cinco é uma explosão de emoções (25 precisamente).
É óbvio que com aqueles pensamentos, encerrei o treino no Km 55, com 05:05:20 horas de treino efetivo, pace 05:33 min/km, ganho de elevação de 542 metros, perda de elevação de 412 metros, frequência cardíaca média em 155 bpm e 05:13:53 horas de tempo total de treino.
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Altimetria x Frequência Cardíaca |
Vou encerrar a postagem desejando aos corredores Samuel e Bonfim, da Equipe Bsb Parque; e Fernandes, da Equipe Só Canelas, que o "Ultra longão", programado para acontecer em Brasília no próximo domingo, dia 11.05.2014, seja repleto de magia e tenha no mínimo, a intensidade dos meus 55 Km de treino. Vida longa aos guerreiros de Brasília!!!
Ultra abraço e bons treinos!!!
Ultra abraço e bons treinos!!!
Dionísio Silvestre