segunda-feira, 8 de julho de 2013

O lado perverso de um capitão de equipe!!!


No dia 17 de agosto de 2013, sábado, a Ultra Runner Eventos, apoiada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Valinhos/SP, realizará a 2ª Day Night Run - 12 horas.



A prova será corrida em pista de terra de 1.35 Km, em volta da lagoa que fica no interior do Centro de Lazer do Trabalhador - Parque Ayrton Senna da Silva.



A largada para as modalidades solo (masculino e feminino); duplas e quartetos será às 10 horas da manhã, com previsão de término às 10 horas da noite.

Particularmente, adoro provas em equipe porque no contexto geral, você acaba superando os teus próprios limites quando busca ajudar a sua equipe ao máximo. Nesse propósito você acaba indo além do que imagina.

Vou usar como exemplo a prova do ano passado, quando o quarteto da Equipe Bsb Parque percorreu 164,7 Kms durante as 12 horas de prova, sob um pace de 4:22/Km. Leia a resenha da prova de 2012:

Na ocasião a equipe esteve formada pelo Capitão Samuel Toledo (1), pelo veloz Ornaldo Fernandes (2), pelo perseverante Sebastião Barba (3) e pelo quelônio do cerrado que assina esta postagem (4).

Em 2013, logo no primeiro e-mail postado pelo Capitão, me deparei com uma mensagem subliminar, inserida no trecho que abaixo transcrevo:
"Para este ano a meta é melhorar o pace no mínimo em 3 segundos cada corredor, estamos mais experientes, mais treinados, mais fortes, mais unidos e com conhecimento da prova, vai ser moleza baixar 3 segundos, faremos uma estratégia campeã."
Em breves palavras, qual seria a mensagem subliminar: - se não melhorar o pace em 3 segundos vai ficar de fora nas próximas convocações. Percebi de imediato que a tarefa não seria molezinha como o capitão afirmou!!!.

Aqui nasce o lado perverso de um capitão de equipe, por diversos meios tentei fazê-lo abandonar a novíssima estratégia, ou até mesmo, dar um refresco para os mais idosos, uma vez que estou próximo de completar meio século de vida!!! e aquilo que ocorreu no ano passado foi uma grata surpresa. Só isso e nada mais!!!

Conversas e mais conversas, não consegui demovê-lo da estratégia campeã. 

Sabe qual será o resultado prático disto pessoal? - em todos os momentos que eu for para a pista terei que fazer 4:30/Km.

Não querendo dar trégua ao azar fui buscar uma pista com as mesmas características de Valinhos e acabei arrumando um local próximo à minha residência aqui na cidade de Guaíra, Paraná, com os mesmos 1.35 Km, no Parque Marinas, um local bem arborizado e que fica às margens do majestoso  Rio Paraná.

Parque Marinas - Guaíra/PR
No último domingo, 07.07.2013,  fui lá para conferir a parte fisiológica e lancei-me a correr no ritmo do ano passado. 

Aqueles 4 tiros de 1.35 Km me fizeram ficar com gosto de sangue na boca, sem mencionar que o Garmin quase pifou de tanto apitar alucinadamente para avisar que eu estava acima da frequência cardíaca de segurança.

Dois são os propósitos desta postagem, sendo eles: 1) fomentar debate sobre as ações de um capitão de equipe; 2) se a memória não falhar... parece que o intuito do amigo (da onça, penso eu!) é quebrar a concorrência... só pode!!!

Com a palavra os amigos... deixem seu recado, comentário, avaliação.

4 comentários:

  1. Amigos,

    Este quarteto e 10, a turma diz que não faz mas chega na hora faz ainda melhor é só treinar.

    Vejam depois o resultado.

    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
  2. Samuel,

    Olha lá... treinar é uma coisa, buscar o impossível é outros quinhentos!!!

    Sei não!!!

    ResponderExcluir
  3. Dionísio,
    O ritmo de 4'30 é puxado mesmo, amigo. Correndo por 12 horas beira ao insano.hahaha Brincadeiras a parte, mantenha o foco e vamos romper esta barreira aí.
    abraços
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  4. Olá Helena,

    Essa prova de Valinhos/SP é "incrível".
    A Ultra Runner Eventos se preocupa com os mínimos detalhes.
    No ano passado (2012) a Equipe Bsb Parque conseguiu uma excelente colocação na prova.
    Na minha ótica, a atmosfera das provas em revezamento é altamente eletrizante, daí... contagia o desempenho dos atletas que por sua vez superam as expectativas de perfomance.
    Ultra abraço
    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre