Após aquele susto que levei durante a 2ª Day Night Run 12 horas - Valinhos/SP, prenúncio de lesão no tendão do pé direito, optei por colocar o pé no freio e reduzir os treinos semanais para tentar reequilibrar o "velho chassi SLV4.9STR", uma vez que esses desencontros estruturais poderão atrapalhar as provas que almejo participar futuramente.
Enxergando o futuro - Ocorre que, em fevereiro de 2014, estarei celebrando meio século de vida. Nessa condição, pretendo comemorar a data em grande estilo, de que forma? - preparando a minha mochila e o "novo chassi SLV5.0STR" para aquela que será a terceira jornada na Comrades Marathon na África do Sul!!! que delícia!!!
Nesse cenário, o desafio passou a ser conciliar a redução dos treinos com a manutenção da performance. Isso pode Arnaldo? - confesso que ainda não tenho certeza, estou tentando!!! nessa fase experimental corri 3 ou 4 vezes na semana e nos intervalos fiz fortalecimento muscular na academia. O treino mais longo da semana ficou por conta de um intervalado de 24 Km (1 Km andando e 2 Km correndo).
Percurso da Maratona de Foz do Iguaçu |
Este ano o evento contou com a participação de 2.111 corredores(as), distribuídos(as) em três provas: 761 nos tradicionais 42.195 metros da Maratona, 350 atletas na maratona de revezamento em duplas; e os demais na prova dos 11.5 km, essa última com largada e chegada dentro do Parque Nacional de Iguaçu.
Nostalgia - No ano passado, com grata satisfação completei a Maratona de Foz em 03 horas e 30 minutos, assim, consegui a qualificação para a Comrades 2013, com direito a largar com a galera do portão "C", que é destinado aos atletas que completam os 42 Km entre 03h20min e 03h40min. Seria maravilhoso repetir essa marca novamente!!!
De olho no clima - Esse ano, dava a impressão que o inverno não queria ir embora e a primavera, com todo a sua magnitude, insistia em assumir o seu lugar. Não deu outra, na semana que antecedeu a prova, foram mudanças e mais mudanças bruscas no clima. Mais uma preocupação para os corredores. Essa preocupação aumentou quando os sites de meteorologia passaram a prever, para a região de Foz do Iguaçu, temperatura em torno de 16 graus para o horário da largada. Havia indícios de muita chuva para o domingo.
Casal 50!!! |
Hora de viajar - No sábado, 28 de setembro de 2013, véspera da corrida, levantei cedinho e peguei a estrada que liga Guaíra a Foz do Iguaçu, algo em torno de 240 Kms. Fui direto ao local de entrega dos kits, que, diga-se de passagem, ficou muito bem organizado pela Equipe do SESC de Foz do Iguaçu.
Onacir Marcondes (04:50:03) |
Logo na entrada do estacionamento externo do SESC de Foz do Iguaçu, fui alertado pela esposa que havia um atleta vestindo a camisa da Comrades Marathon de 2013. Não imaginei que iria encontrar um "Companheiro" na prova. Conversa vai, conversa vem, descobri que tratava-se de Onacir Marcondes.
Em virtude da excelente organização da prova, a entrega do kit não demorou praticamente nada. Confiram a estrutura montada para recepcionar os corredores!!!
Sem perder tempo, fui conferir a galeria de fotografias da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, que estava exposta no saguão de entrada do SESC.
Atmosfera contagiante - No domingo, 29 de setembro de 2013, acordei às 04 horas da madrugada para não perder o café da manhã que foi servido pelo Hotel Lanville Palace Athénée. Logo a seguir, por volta das 04:45, embarquei em um dos ônibus que a organização da prova disponibiliza para levar os atletas dos hotéis conveniados até o vertedouro da Usina de Itaipu, local da largada.
Lindenbergue Nunes (02:46:26) |
Não posso deixar de enaltecer a atmosfera que envolve esses momentos antes da largada. É contagiante, para onde quer que você olhe, enxerga grupos de pessoas se abraçando, falando sobre suas últimas aventuras, seus sonhos concretizados, de vida e de corrida, e porque não mencionar, sobre lesões e superações.
É impossível não associar aquele momento de confraternização ao ambiente da nossa família. Rever amigos de longa jornada não tem preço. Resumindo!!! - São muitas amizades, que foram sendo construídas ao longo da vida e à custa de muito suor.
Pouco antes da largada encontrei Sebastião Santos de Brasília/DF e comentei que aquela temida previsão de chuva não se confirmaria. De toda a sorte, o clima iria colaborar muito com atletas ao longo daquele dia.
Foto: Carlos Novais - http://www.eucorro.com |
42.195 - O número mágico - A partir das 06 horas as largadas foram sendo feitas em sequência. Em primeiro momento a Categoria Cadeirante, depois a Categoria AcD, logo a seguir Elite Feminina e pontualmente às 06 horas e 30 minutos foi dada a largada da 7ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu (Elite Masculina, Comerciários, Faixa Etária Masculina e Feminina, Revezamento).
Foto: Carlos Novais - http://www.eucorro.com |
Os cinco primeiros Kms serviram para ajustar o ritmo a ser seguido na prova. No primeiro Km o Garmin avisou!!! pace 04:41 (forte); no segundo Km, pace 04:56 (ideal), no terceiro Km, pace 04:23 (forte demais); no quarto Km 04:59 (dentro da meta); no quinto Km o ritmo estava ajustado: 04:46. Nessa luta inicial luta contra o relógio, corri lado a lado do disciplinado amigo Tião Santos.
Foto: Sandro Cabral - http://www.eucorro.com Francisco Lima, nº 379, 70 anos, (04:09:00) |
O pace de corrida estava confortável, todavia, percebi que o amigo Tião estava diminuindo o ritmo, talvez para se preservar para as subidas fortes que estavam logo à nossa frente. Acredito que estávamos por volta do Km 17, ou seja, um pouco antes da subida mais complicada, que fica entre os Km 18 e 20. Acompanhe o gráfico abaixo e veja o nível de inclinação naquele trecho.
Half Way - O fato é que na subida mantive a passada ajustada para fechar o Km 19 em 05:29. No ritmo que eu havia planejado, passei pela marca da Meia Maratona em 01 hora e 42 minutos. Nessa toada e com muita confiança, não demorei para enxergar a Ponte do Rio Tamanduá, que fica pouco antes do trevo de acesso ao Aeroporto de Foz do Iguaçu, aproximadamente 25 Km de prova. Era o momento de respirar fundo e manter o ritmo.
Um pouco mais à frente estava o Portão de Acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, entre os Kms 31 e 32. Aproveitei aquela pequena descida para soltar as canelas, resultando no pace de 04:41. Excelente para aquela altura do campeonato!!!
Eu tinha consciência que mais uma etapa dolorosa ainda estava por vir, o percurso dentro do Parque é muito sinuoso e com uma subida constante até o Km 38. Com essa particularidade, busquei fazer as tangentes internas das curvas!!! Você não imagina a felicidade quando enxerguei essa plaquinha aí ao lado!!! Km 39!!! Era só alegria!!! Sabe qual foi o pace - vou lhe dizer: 04:58, Show de bola!!!
Contrariando a Lei de Murphy - Passei pela placa do Km 40 com o ritmo ainda melhor do que o anterior - 04:54!!! Imediatamente pensei!!! muita cautela nessa hora, tire um pouco o pé pois tá forte para o final!!! na sequência, rodei o Km 41 em 05:12 min. Vi que ainda tinha querosene no tanque de combustível para queimar!!!.
Interessante, mas, naquela altura da prova, lembrei-me de uma frase que o amigo Wilson Bomfim disse quando ele disputava a BR 135 - Edição 2013: "Nossos limites somos nós que estabelecemos".
Foto: Sandro Cabral - http://www.eucorro.com/ |
Já que é assim, sentei o pé na jaca para concluir o Km 42 sob o pace de 04:30. Na sequência os 195 metros foram no embalo, a famosa banguela, dando tempo até para iniciar uma despretensiosa comemoração.
Foto: Carlos Novais - http://www.eucorro.com |
*** Tempo de Prova - 03:27:15 ***
Após a prova, procurei Sebastião Santos para agradecê-lo pela parceria no decorrer do percurso, entretanto, não consegui localizá-lo. Ao consultar os resultados da prova vi que ele concluiu os 42 Km em 03:48:29.
Medalha da Maratona de Foz do Iguaçu |
O primeiro colocado da 7ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu foi o atleta João Marcos Fonseca (02:19:56); em segundo chegou Marcos Alexandre Elias (02:22:43); e o terceiro lugar ficou por conta de Fábio Mota Paiva (02:27:51).
Na Elite Feminina a primeira colocada foi a atleta Leah Jerotich (02:52:08); na sequência a segunda colocada foi Maria Bernadete Cabral (02:57:39); ficando a terceira posição por conta da corredora Ilda Alves dos Santos (03:01:20).
No quesito superação, o destaque da prova ficou por conta da Categoria Cadeirante Masculino, vencida pelo atleta Jaciel Antonio Paulino (02:43:26); e da Categoria Cadeirante Feminino, vencida pela atleta Angelina Nascimento da Silva (04:30:00).
Não menos importante, a superação também fez parte da Categoria AcD Masculino e Feminino, com os respectivos vencedores: Carlos Alberto Beltramo (03:18:20) e Edneusa de Jesus Dorts (04:41:49).
Os vencedores no Revezamento foram: Dupla Mista - Marcelo dos Santos e Shelen (02:56:32); Dupla Masculina - Rudinei Presoto e Jonh (02:33:56); Dupla Feminina - Angélica Pronsati e Keila (03:07:29).
O vencedor da prova de 11,5 Km foi João Paulo Garcia Ferreira (39:20) e no Feminino a vitória ficou com Gabriela Letícia Rocha, que completou o percurso (45:17).
A nota triste do dia foi a morte do atleta de Umuarama/PR, Celso de Moraes, 52 anos, ocorrida após o atleta passar mal no último Km da prova. O socorro foi prestado por paramédicos de duas unidades de UTI Móvel.
Ultra abraço e que os bons ventos continuem soprando a nosso favor!!!
Dionisio Silvestre
E ai Dionisio que bela prova essa, até fiquei com vontade de correr. Mandou bem, tempaço 3h27. Lendo, achei que fosse acelerar no 40 p 41k, mas só quem está correndo a 40k para ter ideia. Já fiz duas vezes a meia aí e ainda participarei dessa prova, não sei em qual distancia.
ResponderExcluirAbraços
Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogspot.com.br
atletismomasterms.blogspot.com.br
Olá Rodrigo,
ExcluirAté pensei em começar a acelerar no Km 40, más, o ritmo tava tão bom que não arrisquei. Achei melhor guardar energia para gastar o último querosene no derradeiro Km (42). Obrigado pela visita e nos vemos no caminho!!!
Dionisio Silvestre
Dionísio,
ResponderExcluirVenho aqui agrdecer a visita ao meu blog e pelo comentário motivador que deixou. Obrigado.
Estou seguindo o teu blog e o adicionei na lista dos meus blogs também.
Li atentatamento o teu relato da Maratona de Foz. E me prendi pela leveza das palavras e pelos detalhes importantes registrados com precisão e sensibilidade.
Excelente!
Também excelente o tempo de prova. Registrei a frase que vc repetiu "nossos limites somos nós que estabelecemnos". Isso é fundamental. Para poder fixar estes limites necessário nos conhecer.
Linda medalha.
Belo desafio para os 5.0.
Parabéns!
Julian
www.julianrunner.com.br
E fiz pela
Olá Julian,
ExcluirUm dos propósitos deste espaço é compartilhar as experiências de corrida. Obrigado pelas palavras de incentivo. A frase "Nossos limites somo nós que estabelecemos" foi dita pelo Professor Wilson Bomfim (Ultramaratonista). Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!
Dionisio Silvestre
Grande Dionisio,
ResponderExcluirAdoro ler seus relatos de prova aqui. São sempre ricos em informações do evento, além de trazer muita emoção e vontade de realização. Essa prova de Foz está na minha lista pessoal já. E fico feliz que tenhas completado em tão grande estilo. Super saudável, equilibrado e motivado.
Aproveito para parabenizá-lo pelos treinos e a proposta de desafio para o chassi 5.0. Já estou na torcida.
Ultra abraço
Helena
Blog Correndo de bem com a vida
@Correndodebem
Helena,
ExcluirCom o passar do tempo percebi que algumas informações e dicas podem ser importantes para os amigos que visitam o espaço do "Correr é Pura Paixão". Assim, à medida do possível, vou ajustando o texto aqui e ali. No final, tento expressar a minha paixão pela corrida. Obrigado pelas palavras de incentivo. Quanto ao chassi 5.0, em breve estará na estrada. Ultra abraço,
Dionisio Silvestre
Grande Silvestre,
ResponderExcluirParabéns pela prova e pelo tempo, já assegurou a baia C na Comrades, vamos para Curitiba e tentaremos juntos a B.
Aquele abraço,
Samuel Toledo
Samuel,
ResponderExcluirBem que eu gostaria irmão!!! Participar de outra maratona em tão curto espaço é um tanto temerário. Vamos fazer assim... vá lá em Curitiba e confirme a sua qualificação da Comrades (de preferência na baia C). No ano que vem a gente escolhe uma Maratona no primeiro semestre para tentar melhorar a qualificação!!! Que tal? Ultra abraço,
Silvestre
Parabéns por este prova amigo.
ResponderExcluirPesquisando sobre a Maratona de Foz de Iguaçu acabei encontrando o seu blog que já foi para o meu favoritos.
Eu estou pensando em correr esta prova no ano que vem e gostaria de saber se a organização disponibiliza ônibus da chegada para a largada ou para os hotéis conveniados e se existe um custo para isto, pois preciso programar a viagem.
Ah, corri a minha Comrades em 2013 também que foi um ano peculiar pelo clima anormal. A comrades realmente é uma prova sensacional e se eu tivesse condições financeiras, participaria todos os ano.
André,
ExcluirA Maratona de Foz do Iguaçu encanta aos atletas pelo seu excelente nível de organização. Há transporte gratuito para os corredores entre os seguintes percursos: a) aeroporto ou rodoviária x hotel; b) hotel x local de retirada dos kits x hotel; c) hotel x local da largada.
No dia da prova, nos hotéis conveniados, o café da manhã é antecipado para atender aos atletas. Só não sei te informar quanto ao regresso ao hotel, após a prova, no trajeto Parque Nacional do Iguaçu x Hotel.
Com certeza, a Comrades 2013 vai ficar marcada pelo clima atípico de muito calor e vento forte.
Forte abraço e seja bem vindo ao "Correr é Pura Paixão".
Dionísio Silvestre