O Parque Ecológico Diva Paim Barth, na cidade de Toledo, Paraná, foi palco para as disputas da tradicional 14ª Meia Maratona de Toledo (21 Km), 14ª Rústica (10 Km); 14ª Marotinha e 13ª Caminhada da Saúde; provas que constam do calendário oficial de eventos do município.
O frio e a chuva foram os coadjuvantes do dia e não deram tréguas para os atletas.
O frio e a chuva foram os coadjuvantes do dia e não deram tréguas para os atletas.
O município, localizado na região oeste do estado, conta com uma população superior a 130 mil habitantes e destaca-se pela produção agropecuária, produção industrial, expressividade no ensino superior e turismo gastronômico.
Além da integração entre a comunidade local e os visitantes, o circuito das festas gastronômicas - culturas alemã, italiana e polonesa - que atrai considerável público, reafirma a excelente qualidade de vida dos moradores, que a seu turno, pode ser conferida por meio de um simples passeio de carro pela cidade.
A partir das 07:55 h, as largadas foram realizadas; em primeiro plano as categorias cadeirantes e deficientes visuais, depois meia maratona e rústica às 08:00 h, caminhada da saúde às 08:10 h; e por fim, as baterias das eletrizantes "marotinhas".
Em regra, a largada é o momento mais tenso da corrida, pois cada atleta, com seu ritmo próprio, procura iniciar a disputa dentro de sua capacidade individual, assim, por vezes, surgem pequenos conflitos entre os mais lentos e os mais rápidos, talvez quedas indesejadas; enfim, há toda uma tensa atmosfera.
O flagrante abaixo, captado por Marileusa Ferreira, alma gêmea guerreira e fotógrafa de plantão do Correr é Pura Paixão, demonstra a sabedoria do folclórico Francisco Lima, corredor nº 499, oriundo da cidade de Goiânia, Goiás, que só partiu para a disputa, após 01 minuto e 17 segundos do tiro de largada.
Francisco Lima - 3º lugar na categoria M70-74 |
Aquela cena, rendeu gargalhadas, comentários e aplausos dos expectadores; alguns não entenderam o motivo da largada tardia, outros comentaram sobre eventual esquecimento daquele senhor de cabelos grisalhos.
O fato é que, utilizando sua experiência de corrida e de vida, o guerreiro foi avançando no terreno, ultrapassando os atletas mais lentos, até alcançar os integrantes de sua categoria - M7074. A inusitada estratégia lhe rendeu a premiação e o troféu da terceira colocação na categoria, uma vez que a aferição do resultado era por tempo líquido.
Confira o resultado oficial da 14ª Meia Maratona de Toledo no site da Chiptiming.
Confira o resultado oficial da 14ª Meia Maratona de Toledo no site da Chiptiming.
Antes que possa esquecer, deixo meu elogio aos organizadores, que conseguiram construir uma prova respeitando a tendência moderna dos eventos, dispondo de arena com carro de som, tendas de alimentação e hidratação; e sobretudo, mesclando essa tendência com a nostalgia das corridas dos anos 80 e 90.
Penso que dois outros pontos foram primordiais para o sucesso do evento: 1) oferecimento de premiação no geral e nas categorias; 2) alojamento para 100 participantes, a rigor, usado por atletas de menor poder aquisitivo.
Percurso 14ª Meia Maratona de Toledo |
Quanto ao desenrolar da prova, o clima frio evitou desgastes físicos, o percurso nas longas avenidas permitiu boas disputas, o ótimo nível técnico intensificou performance, o "Quelônio do Cerrado" fez novos amigos durante a corrida, enfim, uma prova para ser repetida no futuro!!!
Por falar em amigos, quando me aproximava do término da prova, por volta do km 17, ouvi a saudação do Marco Ribeiro - Comrades nº 49566. Confesso que não imaginava que encontraria um Comradeiro por aquelas bandas!!!
Marco Ribeiro - Comrades nº 49566 |
Outro grata surpresa foi rever Chico Doido (AcD Visual), um cidadão goiano, que me proporcionou uma inesperada experiência de corrida, porque não dizer, uma lição de amor à vida e a corrida de rua. Penso ser uma leitura interessante, confira!!!
Chico Doido - AcD Visual |
Dionísio Silvestre
Grande Silvestre,
ResponderExcluirFiquei com água na boca para correr esta meia e para conhecer a cidade, quem sabe para 2016 vou com você.
Parabéns pelo resultado e pelo relato.
Bons treinos e até a maratona de Curitiba.
Aquele abraço,
Samuel,
ExcluirDurante os 3 anos que resido em Guaíra, namorei a prova, entretanto, por motivos diversos, esta foi a única oportunidade que tive para correr a Meia Maratona de Toledo.
Imagino que o somatório de atributos a credenciem para uma relação de corridas especiais, tal como a Supermaratona de Rio Grande - 50 Km, ou seja, excelente percurso, perfil técnico dos atletas, premiação, nostalgia (anos 80 e 90), enfim, foi bom demais.
Forte abraço, bons treinos e nos vemos no caminho!!!
BOA TARDE, ANO QUE VEM COM ANTECEDÊNCIA QUERO SABER INFORMAÇÕES DE INSCRIÇÃO PARA MEIA MARATONA DE TOLEDO. ABRAÇOS
ResponderExcluirOlá Keity,
ExcluirQuanto as inscrições para a Meia Maratona de Toledo 2016, a dica é acompanhar o site oficial da prova a partir do mês de agosto de 2016:
http://www.meiamaratonarotary.com.br/
Forte abraço e obrigado pela visita!!!
Dionísio Silvestre