segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Nos vemos no caminho - Brazil 135 Ultramarathon.

No início da madrugada do dia 09 de janeiro de 2026 - sexta-feira, por volta de 01 hora e 20 minutos da manhã, dois moradores da cidade de Inconfidentes, Pedro Olímpio e Fábio, se aproximam e iniciam uma prosa para compreender o que se passava, pois haviam observado inúmeros atletas cruzarem a cidade correndo.

Naquele momento, eu estava sentado no banco em frente ao Bar do Maurão, na Avenida Alvarenga Peixoto, na cidade de Inconfidentes - MG, aguardando a chegada dos guerreiros Samuel e Jorge, que participavam da 21ª Edição da Brazil 135 Ultramarathon.

Em um primeiro momento, me indaguei como eles deduziram que de certa forma, eu estaria envolvido naquela empreitada esportiva. A resposta é extremamente simples: trajava roupas esportivas e ao meu lado havia um veículo tração 4 x 4, que tinha sob o teto uma luz intermitente entregue pelos organizadores da prova para identificar os carros de apoio.

Vocês conhecem o Caminho da Fé?


Indaguei aos dois moradores e recebi a resposta positiva que eles sabiam dos peregrinos, que diuturnamente atravessam a cidade, pedalando e caminhando, com destino ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Pois bem, comecei explicando que no início de cada ano, realiza-se a Brazil 135 Ultramarathon, cerca de 242 Km, utilizando o mesmo percurso do Caminho da Fé e que o trajeto da prova seria entre Águas da Prata - SP e Paraisópolis - MG.

Naquele momento, estávamos próximo do primeiro Ponto de Decisão da Brazil 135 Ultramarathon, Km 93, na Pousada do Juninho, Inconfidentes - MG, onde os amigos Samuel e Jorge, optariam em continuar ou parar suas aventuras.

Ao todo, cinco são os Pontos de Decisão, estipulados pelos organizadores da ultramaratona, onde os atletas optam por continuar ou parar:

1) Km 90 - Inconfidentes;

2) Km 131 - Tocos do Moji;

3) Km 151 - Estiva; 

4) Km 192; Paraisópolis; e 

5) Km 217 - Luminosa.

Oportuno registrar que o percurso completo, passa uma primeira vez em Paraisópolis, Km 190, segue até Luminosa, Km 217 e retorna até Paraisópolis, Km 242, para concluir a Brazil 135 Ultramarathon.

Congresso Técnico Brazil 135 Ultramarathon 

No dia 07 de janeiro de 2026 - quarta-feira,  foi realizado o Congresso Técnico da Brazil 135 Ultramarathon, nas instalações do Centro Universitário das Faculdades de Ensino - UNIFAE, na cidade de São João da Boa Vista - SP.


O encontro possibilita rever amigos de longa jornada, receber o kit de participação do atleta, compreender a dinâmica e as regras do evento, interagir com atletas de outros países, conhecer e rever os integrantes do staff da BR 135, saborear o tradicional almoço servido pelos organizadores.

Nunca é demais relembrar que a Brazil 135 Ultramarathon é a melhor oportunidade, que existe na América do Sul e Central, para se qualificar para a BadWater Ultramarathon nos Estados Unidos. 

No dia seguinte, 08 de janeiro de 2026 - quinta-feira, às 08 horas da manhã, a largada escalonada foi realizada e aos poucos, na cidade de Águas da Prata - SP, as camisas das equipes coloriam o Caminho da Fé, no trecho Águas da Prata e o Pico do Gavião.

Águas da Prata x Pico do Gavião - 21 Km

Nosso pequeno grupo de atletas da BSB Parque - Wilson Bomfim, Eurico, Eduardo, Marcos, Samuel, Edmar e Jorge - seguiam firmes na empreitada e a diversão estava garantida.

Marcos, Jorge, Samuel

A cada 3 ou 4 Km, Ari, Silvestre, Robson ou João, nos três carros de apoio da Equipe BSB Parque, paravam e estabeleciam a base de apoio para os atletas, com água, isotônico, alimentos, suplementos e equipamentos.

Eduardo, Eurico, Samuel, Jorge

Até a base do Pico do Gavião, o ritmo dos integrantes da BSB Parque seguia muito semelhante, por medida de segurança, não foi possível aos carros de apoio, acompanharem os atletas naquele segmento de subida e descida do Pico do Gavião.

Com maior desenvoltura, Edmar, Eduardo e Eurico foram os primeiros a iniciar o segmento de subida e descida do Pico do Gavião
Eduardo, Edmar, Eurico
Na sequência, Marcos, Samuel e Jorge mantinham a prosa em dia e o ritmo estava ajustado e firme.

Marcos, Samuel, Jorge
Extremamente conservador, o veterano Wilson Bomfim determinava ritmo confortável, indicando que estava muito mais atento ao desgaste que a prova proporciona, considerando sobretudo as incontáveis participações na Brazil 135 Ultramarathon, na categoria solo, dupla, trio e quarteto.

Wilson Bomfim e Marcos

No grupo de apoio do Wilson Bomfim, haviam 3 abnegados colaboradores, quais sejam: Soshiro Shibata, pacer responsável por manter o Mestre sempre em movimento e Robson e João que se alternavam na condução do veículo e no apoio logístico.

Wilson Bomfim


Pico do Gavião x Andradas - 17 Km

O primeiro carro de apoio avançou no terreno, proporcionou o apoio logístico necessário e na descida para Andradas parou em pequeno estabelecimento para prover refeição - macarrão a alho e óleo para Edmar, Eurico e Eduardo.

Edmar, Eurico, Eduardo

Naquele momento, ficamos sabendo da decisão do Eurico em não continuar na prova.

Os demais, Samuel, Jorge e Marcos passaram pelo pequeno estabelecimento e optaram em manter a estratégia de lanches com frutas e porções de alimentos previamente organizados.

Marcos, Samuel, Jorge

Andradas x Serra dos Lima - 12 Km

O ponto de controle da prova foi instalado na Praça que fica em frente a Igreja Matriz de Andradas.

Jorge, Comandante Mário, Samuel

A partir deste trecho, não foi mais possível ao segundo carro de apoio, interagir com o primeiro carro de apoio, pois os irmãos Eduardo e Edmar, com o abandono do Eurico, mudaram a estratégia de forma exponencial, imprimindo ritmo diferenciado.

Edmar e Eduardo

Bom demais!!

Uma refrescante chuva caiu e ajudou a atenuar o calor e pouco antes da Serra dos Lima o sol voltou a reinar e brilhar novamente.

Edmar e Eduardo


Samuel Toledo


Jorge Coentro


Serra dos Lima x Barra - 10 Km

Lentamente o dia cedia espaço para a noite, os atletas começavam a utilizar a iluminação das lanternas de mão e de cabeça, era necessário e obrigatório utilizar os coletes refletivos.

Marcos, Ari, Edmar, Eduardo

Naquele trecho, Marcos começava a apresentar desgaste pouco maior que os demais assistidos pelo segundo carro de apoio, já reportava dores no pé e com as descidas e subidas o desgaste acentuava.

Enquanto isto, os embalados Eduardo e Edmar sentavam as botinas!!

Neste trecho, há descidas longas com inclinação acentuada e na ocorrência de chuvas, torna-se perigoso tanto para atletas, quanto para veículos de apoio, pois fica extremamente escorregadio.

Barra x Crisólia - 15 Km

A noite atenuou o calor, todavia, os guerreiros começavam a demonstrar o cansaço natural para provas de longa distância, especialmente pela característica do terreno, nas montanhas da Serra da Mantiqueira.

Samuel e Jorge em Crisólia

Em todas as ocasiões em que passei pelo Caminho da Fé, as condições de solo da lendária e temida subida do sabão, são examinadas detidamente e com muita prudência, pois o erro de avaliação suscitará problemas ao carro de apoio e sem carro de apoio, a desenvoltura dos atletas na prova estará sensivelmente comprometida.

Sem maiores problemas, o carro de apoio passou pelo trecho e conseguiu proporcionar a logística necessária aos atletas.

Inúmeros veículos de apoio optaram pelo desvio em Barra e depois aguardaram seus atletas na interseção do asfalto com o trecho de terra mais adiante, bem próximo a Crisólia.

Crisólia x Ouro Fino - 7 Km

Comparado com os demais segmentos, o trecho é considerado produtivo para se melhorar o ritmo de corrida, entretanto, devemos observar em que condições o atleta chega naquele ponto.

Ouro Fino x Inconfidentes - 8 Km

No planejamento inicial, Samuel Toledo, Eduardo, Edmar e Wilsom Bomfim se programaram para os 93 Km da Brazil Ultramarathon e Jorge Coentro para a modalidade Survivor, sem assistência do carro de apoio, no trajeto completo de 242 Km.

Abaixo, o resumo da participação da Equipe BSB Parque, nos 93 Km da Brazil 135 Ultramarathon.


Eduardo Rodrigues - 16:32:36 horas;

Edmar Ferreira - 16:32:59 horas;

Samuel Toledo - 17:46:06 horas;

Jorge Coentro - 17:52:24 horas;

Wilson Bomfim - 34:26:34 horas.






Jantar pós prova - Paraisópolis



Forte abraço e nos vemos no caminho!!